Pedidos de reaplicação do enem digital 2020 será até essa sexta
Assim como o Enem presencial, o Enem digital 2020 também será reaplicado para os candidatos que enfrentaram problemas logísticos, relacionados ao Covid-19 e outros.
Segundo o Inep, a primeira edição da prova digital do Enem teve uma abstenção de 71%, no qual apenas 27.769 candidatos compareceram ao exame, o esperado era 93.079.
Para pedir a reaplicação, é necessário entrar na página do participante e realizar o processo descrito. Isso deve ser feito dentro do prazo de 08/02 a 12/02 (segunda a sexta).
Semanas anteriores às provas, os candidatos puderam enviar exames ao Inep, caso isso não tenha sido feito, é possível nesse segundo momento, acessando o sistema online.
Quanto a reaplicação, ainda que a versão escolhida foi a digital, a reaplicação será realizada na versão impressa.
Quando ocorrerá a reaplicação do Enem Digital?
A reaplicação das provas do Enem Digital 2020 acontecerá nos dias 23 e 24 de fevereiro, no qual, segundo o cronograma do Inep, será no mesmo dia em que os PPL (pessoas privadas de liberdade) e os candidatos que realizaram a prova presencial.
Os dois dias correspondem à primeira e segunda aplicação, como já conhecido.
Para acompanhar a solicitação, além de conferir os locais de provas, é pedido que o candidato se atualize na página do participante.
O que o editorial considera justificável para reaplicação da prova digital do Enem
O INEP afirma que os casos serão analisados individualmente pelo próprio órgão, sendo considerado justificáveis os seguintes pontos:
Logísticos
São considerados problemas logísticos, fatores como supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior. Desta forma, situações como:
- Desastres naturais;
- Falta de energia elétrica;
- Falha no dispositivo eletrônico fornecido ao inscrito que solicitou uso de leitor de tela;
- Erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador, que tenha, comprovadamente, causado prejuízo ao participante.
Além disso, ocorreu também a barragem de candidatos, por conta da lotação de salas. Portanto, casos como esses também serão analisados e, conforme indica o INEP, não precisarão de nenhum comprovante no local de aplicação.
Doenças
Quanto aos candidatos que apresentaram sintomas de COVID-19 ou de outra doença infectocontagiosa prevista no edital, também poderão realizar a reaplicação do Enem, contanto que o diagnóstico tenha sido comprovado e aceito na página do participante.
Em casos de Covid-19, poderá ser utilizado o resultado do exame positivo.
As doenças infectocontagiosas para fins de solicitação da reaplicação, são:
- Varíola;
- Difteria;
- Coqueluche;
- Influenza humana A e B, entre outras;
- Doença invasiva por Haemophilus influenza;
- Doença meningocócica e outras meningites.
Obs: Todo documento precisa ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB. A aprovação ou a reprovação da solicitação também deverá ser consultada na Página do Participante, a partir do dia 12 de fevereiro.
Assim como o Enem, outras universidades realizarão a reaplicação. A Estácio, por exemplo, ainda está com as inscrições abertas.
Sabe-se ainda que no estado do Amazonas em algumas localizações o exame foi suspenso devido ao impacto da pandemia, em Macapá, por exemplo, não foi realizada a prova digital. Candidatos que sofreram tais problemas, também terão direito à reaplicação.
Atualização de datas
Conforme a reaplicação, as datas para o seguintes processos, são:
- 8/02 a 12/02: pedidos de reaplicação do Enem, tanto a prova digital quanto a presencial;
- 10/02: divulgação dos gabaritos da prova digital;
- 23/02 e 24/02: reaplicação do Enem;
- 29/03: divulgação dos resultados
Gostou da informação? Para saber mais sobre o Enem digital 2020 e o cálculo de média do Enem 2020, é só clicar nos links 🙂
Confira também o conteúdo de SiSU, Prouni e FIES, e fique por dentro do assunto.