Olimpíadas 2020: veja como a Estácio participou!
As olimpíadas 2020 chegaram ao fim no último domingo, dia 08 de agosto, mas queremos fazer uma retrospectiva da nossa participação e de nossos alunos nesse evento mundial.
Se quiser acompanhar e relembrar tudo o que aconteceu nesses dias de competição esportiva, continue a leitura!
Ajuda na transição de carreira: do vôlei para a sala de aula
A primeira participação que queremos destacar é no vôlei, onde uma ex-jogadora usou seus conhecimentos obtidos no curso de educação física em seu trabalho como comentarista esportiva.
Sandra Pires, a primeira mulher a conquistar uma medalha olímpica, iniciou a faculdade de educação física, na Estácio, logo depois de abandonar as competições, aos 36 anos.
E ressalta que, tudo o que aprendeu na faculdade, deu a ela muita propriedade quando mudou de carreira e começou a comentar jogos, podendo, inclusive, falar sobre uma lesão sofrida por um atleta durante a competição.
Hoje, depois de uma carreira com diversas vitórias e medalhas como atleta e dez anos como comentarista esportiva, Sandra é uma entusiasta dos estudos e apoia a ideia de que todos os atletas deveriam correr atrás de um diploma para ajudá-los na transição de carreira, visto que a carreira como atleta é relativamente curta.
As olimpíadas 2020 são prioridade no momento para Sandra, mesmo ela já se preparando para um MBA em gestão esportiva. Ela conta que acompanhou os jogos olímpicos com três aparelhos de televisão ligados simultaneamente para não perder nada.
Bolsas para 1,7 mil atletas
O segundo destaque da nossa retrospectiva é que, nos últimos anos, a Estácio deu bolsas a 1,7 mil atletas e 52 foram para as Olimpíadas 2020, em Tóquio. Dois dos nossos medalhistas brasileiros estão inclusos, o nadador Fernando Scheffer e a tenista Laura Pigossi, ganhadores de medalhas de bronze.
Além dos atletas dos jogos olímpicos beneficiados por estas ações, os paratletas também estão entre os recebedores dessas 1,7 mil bolsas. Vale lembrar que as Paralimpíadas já começam no dia 24 de agosto.
Desses atletas e paratletas que receberam as bolsas, 1 mil já concluíram os cursos e os outros 700 ainda estão cursando o ensino superior. Como vimos no tópico acima, a carreira no esporte costuma ser breve e uma graduação pode ajudar na hora de mudar de carreira.
Sabendo disso, a Estácio está no dia a dia ajudando para que os campeões esportistas, que representam nosso país mundo afora, tenham uma boa transição para uma carreira que eles admirem.
Grande parte dos 52 atletas que recebem bolsa e fizeram parte da delegação brasileira nas olimpíadas 2020 estudam a distância, a fim de conseguirem conciliar as intensas rotinas de treinos, viagens para competições e a graduação.
É importante ressaltar que a Estácio tem uma equipe exclusiva para atender esses esportistas, para que eles consigam ter mais flexibilidade na hora de realizar atividades, provas e muito mais. E que essas bolsas envolvem atletas, paratletas da base e de alto rendimento.
Além dos atletas que foram para as olimpíadas 2020, temos que destacar outros atletas consagrados e medalhistas, como a ginasta Daniele Hypólito, o jogador de basquete Marcelinho Machado, a jogadora de vôlei Hélia Souza, conhecida como Fofão, e, inclusive a atleta que citamos no tópico acima, a Sandra Pires.
Nos últimos 10 anos, a Estácio reverteu cerca de R$ 200 milhões em ações como as bolsas de estudo integrais para esportistas e também patrocínios e apoios para os atletas.
Alunos de gastronomia que foram para Tóquio
Por fim, o último destaque deste post será para os alunos de gastronomia da Estácio que viajaram para o Japão para contribuir com o preparo das refeições para a delegação brasileira.
Os alunos e professores da Estácio foram escolhidos pelo Comitê Olímpico do Brasil e tiveram uma experiência única e que, com certeza, irá agregar muito para as carreiras deles. Inclusive, eles fizeram uma super cobertura do que viveram lá pelo nosso Instagram e você pode conferir tudo pelo destaque “Conexão Japão”.
E aí, gostou de conferir mais sobre a participação da Estácio nas Olimpíadas 2020? Então, compartilhe este conteúdo com algum amigo para ele também ficar por dentro do que aconteceu!