Novembro Azul: importância da conscientização de pacientes
A campanha Novembro Azul tem um papel significativo na promoção da saúde pública e na melhoria da qualidade de vida dos homens. Essa iniciativa visa disseminar informações para que a prevenção do câncer se torne uma prática constante na rotina dos brasileiros.
Focada na conscientização e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, este movimento busca derrubar tabus e incentivar o autocuidado masculino. Ao incentivar a realização de exames regulares, o Novembro Azul destaca a importância de cuidados médicos para garantir vidas mais longas e saudáveis.
Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura e descubra como a Estácio está apoiando essa causa!
O que é Novembro Azul?
O Novembro Azul é uma campanha global que busca conscientizar e prevenir problemas de saúde masculina, tendo como ênfase principal o combate ao câncer de próstata. Essa iniciativa é relevante, já que os números estimados para essa doença são altos.
Por exemplo, somente no Brasil há uma projeção de 71.730 casos novos anualmente para os próximos anos, conforme o Ministério da Saúde. A instituição ainda afirma que essa é uma das principais causas de óbito por câncer na população masculina.
A partir dessa campanha, torna-se possível alertar os homens e incentivar a realização de exames preventivos e consultas médicas regulares. Com isso, há um aumento na saúde e bem-estar dos indivíduos, possibilitando o tratamento apropriado.
Qual é a importância da prevenção do câncer de próstata?
Após compreender o que é o Novembro Azul, vale a pena entender por que a prevenção é relevante. Diante de números preocupantes em relação ao câncer de próstata, a campanha Novembro Azul tem vários benefícios que ajudam a prevenir esse problema, como:
- detecção precoce — ela incentiva a população masculina a investigar o caso, o que aumenta as chances de identificar rapidamente e realizar um tratamento bem-sucedido, reduzindo significativamente o risco de complicações graves;
- redução da mortalidade — com o diagnóstico, é possível realizar o tratamento antes que o câncer se espalhe para outras partes do corpo, diminuindo os índices de mortalidade;
- custo reduzido — tanto a prevenção quanto o tratamento precoce são mais econômicos do que lidar com casos mais avançados, que geralmente são complexos e envolvem altos gastos;
- menor invasividade — o tratamento pode causar efeitos colaterais menos expressivos quando descoberto precocemente;
- maior qualidade de vida — a prevenção, assim como o tratamento adiantado, ajudam a evitar complicações e limitações que reduzem o bem-estar das pessoas.
A partir de boas práticas e dessa campanha tão relevante, é viável promover a prevenção e diminuir o estigma que ainda existe sobre os exames realizados, além de incentivar o autocuidado.
Como a Estácio apoia a conscientização?
A atuação da Estácio na conscientização em relação ao Novembro Azul e a saúde masculina acontece tanto internamente quanto fora da instituição. Há diversas iniciativas que são adotadas no dia a dia a fim de educar alunos, colaboradores e sociedade sobre a importância do autocuidado.
Nesse sentido, são realizadas atividades informativas, palestras desenvolvidas por profissionais especializados na área da saúde e outras iniciativas que ajudam a abordar a importância do diagnóstico precoce, o impacto dos exames preventivos e o combate ao preconceito.
Há também investimentos nas redes sociais com a intenção de potencializar o alcance da mensagem. Tais ações são fundamentais para aumentar a adesão das práticas preventivas e elevar a qualidade de vida. Por fim, ainda vale mencionar que a preparação de profissionais de saúde altamente capacitados também é uma forma de apoio promovida pela Estácio.
Cursos na área de saúde e sua relevância?
Existem vários cursos na área da Saúde que são fundamentais para promover a saúde e bem-estar na sociedade. Continue a leitura, saiba mais informações sobre as graduações e entenda a relevância de cada uma delas.
Biomedicina
Não são apenas os profissionais da linha de frente do atendimento hospitalar que exercem um papel importante. O curso de Biomedicina qualifica os profissionais em pesquisa, análise e diagnóstico.
O curso conta com uma duração de 4 anos e prepara o estudante para diversas práticas em laboratório, além do domínio sobre os microrganismos causadores de doenças. Esses profissionais atuam como Analista Clínico, Hematologista e Agente de Biomedicina Estética.
Além disso, um biomédico pode realizar diagnósticos precisos a partir de exames laboratoriais, permitindo a identificação precoce de doenças. Esses profissionais têm um salário médio de cerca de R$ 4 mil, segundo a Glassdoor.
Enfermagem
O curso de Enfermagem tem duração de 5 anos e prepara os alunos para o trabalho multiprofissional, atuando junto a médicos, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas para garantir um atendimento de qualidade ao público.
A formação inclui diversos módulos referentes a higiene, alimentação, administração de curativos e remédios, e demais conhecimentos sobre como coletar dados referentes ao estado de saúde do paciente, bem como definir quais condutas adotar. Além disso, essa é uma carreira que oferece bons ganhos, já que dados atuais do portal Glassdoor mostram que a remuneração de enfermeiros gira em torno de 4 a 6 mil reais.
A campanha Novembro Azul mostra como o conhecimento científico, aliado a um atendimento de qualidade, pode gerar mudanças profundas nos brasileiros. Se você deseja fazer parte dessa transformação e tem interesse em promover melhorias no sistema de saúde, escolher um curso nessa área pode ser o primeiro passo para impactar positivamente a vida de muitas pessoas.
Quer saber como enfrentar os desafios da graduação com mais equilíbrio? Então continue com sua visita ao blog e descubra algumas estratégias para lidar com o estresse e a pressão na faculdade!