Aprenda a aplicar a técnica mindfulness para estudar
Já pensou em usar a técnica mindfulness para estudar? Essa é uma prática meditativa que tem ótimos efeitos no relaxamento, na concentração e na memorização de conteúdos. Por esse motivo, tem de tudo para ajudar você a aprimorar o seu rendimento e o seu aprendizado.
O mindfulness é praticado por diversas pessoas devido aos seus benefícios para desenvolver mais inteligência emocional, ter mais foco nas atividades que está realizando e para aumentar a produtividade no trabalho ou nos estudos.
É por isso que trouxemos este assunto para ajudar você a estudar com mais concentração e tranquilidade usando algumas dicas de meditação. Acompanhe o post e saiba como!
O que é mindfulness?
O mindfulness, traduzido para o português, significa atenção plena. Ele é inspirado em algumas técnicas de meditação budista. A sua prática envolve levar a consciência para tudo o que está presente ao seu redor e para as atividades que está realizando. Em outras palavras, busca fazer com que você viva o aqui e o agora.
Já percebeu que muitas vezes você realiza algumas tarefas no automático? Quando nos acostumamos com uma rotina de estudos, o aprendizado pode seguir essa tendência, o que atrapalha a produtividade.
Para aproveitar o seu cronograma de estudos com tudo o que ele pode oferecer, o fundamental é se esforçar para se concentrar nos conteúdos que serão estudados naquele dia. O mindfulness é uma ótima ferramenta para ajudar você nessa missão.
Como aplicar a atenção plena nos estudos?
Uma das maneiras de começar a aplicar o mindfulness na hora de estudar é tirar alguns minutos para prestar atenção em sua respiração. Caso o seu corpo e a sua mente estejam mais ansiosos, é possível notar que as inspirações acontecem com mais frequência, por exemplo.
Ao voltar a sua consciência para a sua respiração, é possível controlá-la e esvaziar a mente. Isso é fundamental para se preparar para absorver conteúdos relevantes e se concentrar nos estudos.
Outra sugestão é se beneficiar do estudo intercalado. Nosso cérebro não está acostumado a se concentrar intensamente por longos períodos. Por isso, tirar alguns minutos para descansar vai melhorar o seu aprendizado e a retenção de conteúdos.
Quais são as vantagens do mindfulness para estudar?
Dentre os inúmeros benefícios que a prática da atenção plena pode trazer para os estudos, principalmente em época de vestibular ou de provas, podemos citar:
- redução do estresse nos estudos;
- controle da ansiedade e do nervosismo;
- aumento do foco;
- melhora da memória e da memorização dos assuntos estudados;
- desenvolvimento da inteligência emocional;
- regulação do sono.
Onde encontrar orientação para meditar?
Começar a meditar é algo que pode levar um tempo até que você pegue o jeito. Isso faz parte do processo de neuroplasticidade, no qual o seu cérebro começa a aprender novos padrões e a se adaptar — inclusive, há a hipóteses de que o mindfulness ajuda na plasticidade neural.
Você pode aproveitar os vídeos ou podcasts que ajudam a conduzir você à prática, como:
Vale a pena também apostar em aplicativos de meditação, por exemplo:
- Medite.se (iOS ou Android);
- Mindbliss (iOS ou Android);
- Aura (iOS ou Android);
- 5 minutos (iOS ou Android).
Como visto, apostar no mindfulness para estudar tem muito a contribuir para a sua rotina de estudos e para os momentos de prova. Para tornar o seu aprendizado mais produtivo, torne a atenção plena um hábito para a sua vida e desfrute de todos os seus benefícios.
Gostou do assunto? Então continue acompanhando os nossos conteúdos. Para isso, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas novidades!