Evento na Estácio: mostra com os melhores filmes do ano
Sabemos que a pandemia acabou prejudicando as produções audiovisuais desde o seu início em 2020. Mas, com todos os protocolos de segurança possíveis, essa indústria voltou à ativa e, nada mais justo, do que dar o reconhecimento que essas novas produções merecem.
Você se considera um cinéfilo? Então, precisa conferir como foi a mostra que aconteceu na Estácio e quais foram os melhores filmes do ano, segundo os críticos. Pegue sua pipoca, acompanhe o conteúdo e saiba mais!
A mostra com os melhores filmes do ano
O Melhores Filmes do Ano, evento organizado pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ), ocorreu presencialmente entre os dias 3 e 17 de maio, no cinema João Uchoa, na Universidade Estácio de Sá (Rio Comprido)
O evento contou com diversos encontros, nos quais foram exibidos filmes, entre clássicos e lançamentos, e também tiveram debates sobre os temas das obras e o momento cultural do Brasil e do mundo. Toda a mostra foi gratuita.
Os Melhores Filmes do Ano
Os críticos associados à ACCRJ tiveram quatro turnos de votações para que as escolhas fossem feitas da forma mais democrática possível. E os resultados foram os seguintes:
- Melhor filme do ano: Retrato de uma jovem em chamas, de Céline Sciamma.
As outras 9 obras que ganharam o título de melhores filmes do ano são:
- 1917, de Sam Mendes;
- Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou, de Bárbara Paz;
- Destacamento Blood, de Spike Lee;
- Jóias Brutas, de Benny Safdie e Josh Safdie;
- O Farol, de Robert Eggers;
- O Homem Invisível, de Leigh Whannell;
- O Som do Silêncio, de Darius Marder;
- Pacarrete, de Allan Deberton; e
- Soul, de Pete Docter e Kemp Powers.
Melhor iniciativa cinematográfica do ano
Outra categoria da mostra foi de melhor iniciativa cinematográfica do ano de 2020.
Esse título foi concedido ao diretor e produtor cultural Cavi Borges, por conta da abertura do Espaço Cultural Cavideo e da Biblioteca de Cinema Marialva Monteiro, além da promoção de campanhas para arrecadar alimentos durante essa crise mundial.
Homenagens Póstumas
No evento, ainda tiveram algumas homenagens póstumas para o compositor de trilhas sonoras Ennio Morricone, o diretor José Mojica Marins, conhecido popularmente como Zé do Caixão, bem como para os atores Flávio Migiliaccio, Sean Connery e Kirk Douglas.
E aí, reconheceu algum dos títulos e nomes acima? Se você ainda não assistiu essas obras, não perca mais tempo, pois os críticos da ACCRJ as escolheram como os melhores filmes do ano.
Dica: Gosta muito desse universo cinematográfico? Que tal conferir o curso de Cinema da Estácio? É só clicar aqui!