MEC reabre inscrições para quem faltou no Enem 2020

menino mexendo no computador
3 minutos para ler

Se você recebeu a isenção no Enem 2020 e não compareceu nas provas por algum motivo e, por isso, não conseguiu se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio em 2021, trouxemos uma novidade! 

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira (14), um edital de chamada do Enem para quem faltou nos dias de provas no ano passado. As inscrições serão exclusivas para o exame no formato impresso.

Essa decisão foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), considerando, principalmente, que muita gente deixou de fazer as provas devido à crise de saúde mundial com a Covid-19.

Com isso, mais de 3 milhões de alunos, que conseguiram a isenção da taxa de inscrição em 2020 e faltaram, terão a chance de fazerem o exame, tentando a sonhada vaga nas instituições de ensino privadas e públicas através do Sisu, Prouni e demais programas governamentais que usam a nota do Enem.

A seguir, veja o cronograma da reabertura das inscrições do Enem 2021 para os isentos faltantes em 2020!

Cronograma de inscrições para os isentos ausentes no Enem 2020

AtividadePrazo
Inscrição de candidatos isentos que faltaram na prova do Enem 2020 Entre os dias 14 e 26 de setembro de 2021 às 23h59 (horário de Brasília-DF);
Solicitação de isençãoJunto com a inscrição;
Solicitação do tratamento pelo nome socialDo dia 14 ao dia 27 de setembro de 2021;
Aplicação das provasNos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.

Como se inscrever nessa reabertura?

O processo é bem parecido com o que aconteceu no início do ano. A página de inscrição já está reaberta e é possível pedir isenção da taxa normalmente. 

Na inscrição, o aluno deverá informar o número do seu CPF, data de nascimento, endereço de e-mail válido, número de telefone fixo ou celular, indicar a unidade da federação e o município onde deseja realizar as provas, bem como selecionar o idioma para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol). 

Aqui, também será possível a solicitação de atendimento especializado, se for necessário. Nesse processo de reabertura, só será possível se inscrever com o número do CPF e, após a conclusão, a inscrição poderá ser cancelada.

Vale lembrar que na inscrição é onde você irá criar seu cadastro e senha de acesso para a Página do Participante e, esses dados, devem ser memorizados e/ou anotados em local seguro.

Isso porque você vai precisar acessar essa página posteriormente para acompanhar a sua inscrição, consultar o local de provas, acessar e imprimir o cartão de confirmação da inscrição, obter os resultados individuais e muito mais.

Se você desejar Tratamento pelo nome social, conseguirá solicitá-lo depois da sua inscrição, do dia 14 ao dia 27 de setembro. Para isso, é necessário apresentar comprovação da condição que o motiva. Clique aqui e saiba o que é preciso!

E aí, gostou da novidade sobre a reabertura das inscrições do Enem 2021 para os isentos que faltaram no ano passado? Então, leia também 4 possíveis temas para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2021!

Baixe nosso material sobre faculdade a distância agora mesmo!
Você também pode gostar

Deixe um comentário