MEC reabre inscrições para quem faltou no Enem 2020
Se você recebeu a isenção no Enem 2020 e não compareceu nas provas por algum motivo e, por isso, não conseguiu se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio em 2021, trouxemos uma novidade!
O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira (14), um edital de chamada do Enem para quem faltou nos dias de provas no ano passado. As inscrições serão exclusivas para o exame no formato impresso.
Essa decisão foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), considerando, principalmente, que muita gente deixou de fazer as provas devido à crise de saúde mundial com a Covid-19.
Com isso, mais de 3 milhões de alunos, que conseguiram a isenção da taxa de inscrição em 2020 e faltaram, terão a chance de fazerem o exame, tentando a sonhada vaga nas instituições de ensino privadas e públicas através do Sisu, Prouni e demais programas governamentais que usam a nota do Enem.
A seguir, veja o cronograma da reabertura das inscrições do Enem 2021 para os isentos faltantes em 2020!
Cronograma de inscrições para os isentos ausentes no Enem 2020
Atividade | Prazo |
Inscrição de candidatos isentos que faltaram na prova do Enem 2020 | Entre os dias 14 e 26 de setembro de 2021 às 23h59 (horário de Brasília-DF); |
Solicitação de isenção | Junto com a inscrição; |
Solicitação do tratamento pelo nome social | Do dia 14 ao dia 27 de setembro de 2021; |
Aplicação das provas | Nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. |
Como se inscrever nessa reabertura?
O processo é bem parecido com o que aconteceu no início do ano. A página de inscrição já está reaberta e é possível pedir isenção da taxa normalmente.
Na inscrição, o aluno deverá informar o número do seu CPF, data de nascimento, endereço de e-mail válido, número de telefone fixo ou celular, indicar a unidade da federação e o município onde deseja realizar as provas, bem como selecionar o idioma para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
Aqui, também será possível a solicitação de atendimento especializado, se for necessário. Nesse processo de reabertura, só será possível se inscrever com o número do CPF e, após a conclusão, a inscrição poderá ser cancelada.
Vale lembrar que na inscrição é onde você irá criar seu cadastro e senha de acesso para a Página do Participante e, esses dados, devem ser memorizados e/ou anotados em local seguro.
Isso porque você vai precisar acessar essa página posteriormente para acompanhar a sua inscrição, consultar o local de provas, acessar e imprimir o cartão de confirmação da inscrição, obter os resultados individuais e muito mais.
Se você desejar Tratamento pelo nome social, conseguirá solicitá-lo depois da sua inscrição, do dia 14 ao dia 27 de setembro. Para isso, é necessário apresentar comprovação da condição que o motiva. Clique aqui e saiba o que é preciso!
E aí, gostou da novidade sobre a reabertura das inscrições do Enem 2021 para os isentos que faltaram no ano passado? Então, leia também 4 possíveis temas para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2021!