Impactos da pandemia na educação: saiba quais foram eles!

Aluna na frente da faculdade
6 minutos para ler

Sabemos que a crise com o Covid-19 trouxe inúmeros prejuízos para toda a sociedade e, é claro, que a educação brasileira também foi afetada, ainda mais que os profissionais educadores já lutavam, constantemente, contra um certo descaso do governo em oferecer um ensino de qualidade.

Mais recentemente, algumas instituições começaram a estudar quais seriam os maiores impactos da pandemia na educação brasileira e vamos elencar, neste conteúdo, quais são eles. 

Além disso, vamos aproveitar esse espaço para abordar as iniciativas que a Estácio vem tomando, desde o início da crise, para tentar diminuir esses impactos na vida de seus alunos. Acompanhe o texto!

Os impactos da pandemia na educação

Esta situação que vivemos acabou acentuando velhos problemas na educação brasileira e, assim, aumentou o abismo dos níveis de ensino. Alguns profissionais já começaram a mapear quais são os impactos que esse momento terá no futuro. Vamos aos dados!

Enquanto no resto do mundo a estimativa de atraso na média da educação é de 3 a 9 meses, aqui no Brasil, segundo um estudo encomendado pela Fundação Lemann ao Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e a África Lusófona, vinculado à FGV, já indicam que o atraso poderá ser de até 4 anos.

Esse estudo foi realizado com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Para a estimativa foram consideradas as turmas que estão nos anos finais do fundamental – 5° ao 9° ano – e também os estudantes do ensino médio

Além disso, a análise levou em conta as disciplinas de matemática e língua portuguesa em três cenários distintos: otimista, intermediário e pessimista. A seguir, vamos desdobrar cada um deles. Confira!

  • Cenário Otimista: nesse primeiro cenário sobre os impactos da pandemia na educação, os estudantes iriam aprender através do ensino remoto tanto quanto aprenderiam no presencial e considerava que eles iriam realizar todas as tarefas escolares.
  • Cenário Intermediário: já no segundo cenário, foi considerado que eles aprenderiam por meio do ensino remoto proporcionalmente às horas aplicadas a lições escolares.
  • Cenário Pessimista: e no último, foi levado em consideração que os alunos não aprenderiam com o ensino remoto.

Olhando para o pior cenário apresentado, eles concluíram que a educação brasileira, nos anos finais do ensino fundamental, teria uma perda equivalente ao retorno do desempenho no SAEB em 4 anos (entre os resultados de 2015 e 2017) em português e de 3 anos em matemática (2017).

No segundo cenário, o intermediário, a regressão da educação é equivalente ao SAEB de 2 anos atrás tanto em língua portuguesa quanto em matemática. E, no otimista, a proficiência estabilizaria ou iria variar pouco em relação à edição de 2019.

Para conferir esse estudo na íntegra, basta clicar aqui!

O que a Estácio está fazendo para diminuir os impactos da pandemia na educação?

Aluna estudando à distância
A Estácio vem tomando diversas medidas para tentar diminuir os impactos da pandemia na formação dos seus alunos!

Como abordamos ao longo do artigo, os impactos da pandemia na educação e na vida dos estudantes podem ser bem grandes sem um cuidado maior e, é por isso, que a Estácio está com algumas ações para tentar diminuir pelo menos uma parte desses pontos negativos. Vamos conhecer essas iniciativas? Confira abaixo!

Seguro Educacional

Um dos primeiros programas pensados, pela Estácio, para diminuir os impactos da pandemia na educação de seus alunos foi o seguro educacional, o qual garante que, se você perder o emprego, seu sonho não ficará de lado. Esse serviço é gratuito.

Quer saber mais sobre esse benefício? Clique aqui!

Atendimento Remoto

Para ajudar nas dúvidas dos alunos ou pessoas que se interessam nos cursos da Estácio, foram disponibilizados alguns números de WhatsApp emergenciais em todas as unidades. 

Com isso, foi implementado um canal de atendimento exclusivo, direto e rápido. E são 6 canais com atendimento em todas as áreas, do acadêmico à colação de grau. 

Enem Action

O Enem Action é uma plataforma que oferece conteúdos exclusivos focados na preparação dos alunos pra vestibulares, mais especificamente, para o Enem.

Conta com videoaulas dinâmicas 100% online, simulados, atividades, teste vocacional, ou seja, muito conteúdo pra ajudar os vestibulandos nessa jornada pré-Enem.

Saiba tudo o que precisa sobre o Enem Action clicando aqui!

Formou Esperança

Já o Formou Esperança, é um movimento de solidariedade e união, com apoio da Arquidiocese do Rio e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, em parceria com a Estácio, RioSolidario, UniãoRio, Instituto Reação, Gerando Falcões e Cristo Redentor.

As doações serão transformadas em alimentos para quem precisa e também em equipamentos de segurança para os profissionais de saúde

Veja mais sobre essa iniciativa aqui!

Cursos Gratuitos

Além dessas ações que já abordamos, a Estácio preparou uma série de cursos gratuitos, feitos por especialistas, para você fazer enquanto está em casa. Legal, não é mesmo?

Os cursos estão divididos em quatro áreas, que são:

  • Administração, Gestão e Engenharia;
  • Educação;
  • Gastronomia; e
  • Programação.

Quer saber mais sobre os cursos? É só clicar aqui!

Estácio com você

O programa Estácio com Você disponibilizou isenção de mensalidade e flexibilizações de pagamentos para os alunos que tiveram perda ou redução significativa de renda, independente do curso ou valor da mensalidade, por conta da pandemia.

As duas fases desse programa foram em 2020 e beneficiaram mais de 31 mil alunos.

Saiba mais sobre os resultados do programa!

Parceria Telecom 

A última iniciativa que vamos abordar neste artigo é a parceria com a Telecom. A Estácio negociou com as maiores operadoras do País, a fim de oferecer uma internet de qualidade na casa dos alunos com valores promocionais.

A parceria permite que os alunos da Estácio acessem as aulas e não percam os conteúdos e, além disso, é possível usar o aplicativo para participar dos encontros síncronos ou assíncronos sem consumir o pacote de dados.

Quer conhecer todas as iniciativas para tentar diminuir os impactos da pandemia na educação? Clique aqui e confira todas elas!

Baixe nosso material sobre faculdade a distância agora mesmo!
Você também pode gostar

Deixe um comentário