Glossário Enem: conheça os termos desse universo!
Vai fazer o Enem este ano e ainda possui muitas dúvidas sobre os termos usados quando falamos desse exame? Então, você chegou no lugar certo!
Neste post, você terá acesso a um repertório super completo de palavras e nomenclaturas que podem causar muitas dúvidas e, muitas vezes, não são esclarecidas no cotidiano dos alunos. Acompanhe a leitura!
Glossário Enem: o melhor preparo é o conhecimento!
Para começar, não sabemos se você realmente entende o que é Enem e vamos iniciar o post com esse significado.
Afinal, o que é Enem?
O Exame Nacional do Ensino Médio nada mais é do que um conjunto de provas facultativas voltadas para quem está concluindo o ensino médio (3° ano E.M.). Também existe a opção de fazer o exame como “treineiro” e, isso, é mais comum quando o aluno está no 2° ano do E.M.
Antigamente, as provas serviam para avaliar o conhecimento dos estudantes do ensino público, mas, hoje, o principal objetivo do Enem é selecionar candidatos para ingressarem no ensino superior de faculdades privadas e públicas em todo Brasil, através de programas governamentais e das próprias instituições.
O que é o MEC?
O Ministério da Educação, ou só MEC, como é mais conhecido, é um órgão do governo federal e ele é o responsável pela realização do Enem e outros tipos de avaliações, informações e pesquisas de âmbito educacional.
O que é Inep?
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao MEC. O Inep atua dando suporte para a criação e formulação de políticas educacionais, a fim de contribuir com o desenvolvimento social e econômico do Brasil.
Algumas das áreas que o instituto atua são:
- Sistema Nacional de Educação Básica (Saeb);
- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb);
- Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
- Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja);
- Indicadores Educacionais;
- Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes);
- Avaliação interna (auto-avaliação);
- Avaliação externa (in loco);
- Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade);
- Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida);
- Indicadores de Qualidade da Educação Superior;
- Conceito Enade (CE);
- Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD);
- Conceito Preliminar de Cursos (CPC);
- etc.
O que e quais são as áreas do conhecimento do Enem?
As áreas do conhecimento são pilares de agrupamento de conhecimentos parecidos ou facilmente relacionados. Nas 180 questões do Enem, são cobradas 4 delas, sendo:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: matérias de língua portuguesa (interpretação de texto e conteúdo gramatical), literatura, artes, língua estrangeira moderna (inglês ou espanhol), educação física e tecnologia informacional;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: são cobradas conteúdos de história, geografia, sociologia, filosofia, conhecimentos gerais;
- Ciências Exatas e suas Tecnologias: as matérias exigidas são biologia, física e química;
- Matemática e suas Tecnologias: com os conteúdos do universo matemático.
O que é TRI?
A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é a base do cálculo da nota do Enem. Cada uma das 180 questões objetivas das provas possuem um “peso” diferente, variando de acordo com o grau de dificuldade, a possibilidade de acerto ao acaso (o famoso “chute”) e o poder de discrimicação (que é a habilidade de diferenciar os candidatos em relação à dificuldade da pergunta).
O que é o questionário socioeconômico do Enem?
O questionário socioeconômico do Enem é respondido logo na inscrição do exame e é um instrumento que possibilita que os órgãos responsáveis conheçam melhor o candidato e tenham conhecimento das suas necessidades.
Nele, é preciso indicar aspectos como escolaridade dos pais, deficiência, renda familiar, características da residência, bens materiais presentes na residência, motivações para realizar a prova e muito mais.
O que é Fies?
O Fies é um programa estudantil do Ministério da Educação focado em financiar a graduação de estudantes de baixa renda em instituições privadas.
Para realizar a solicitação, é necessário que o indivíduo tenha a renda familiar inferior a 20 salários mínimos* ou o percentual de comprometimento no pagamento da mensalidade do curso seja superior a 20% da renda familiar bruta per capita**.
*Salário Mínimo no Brasil em 2021: R$ 1.100,00.
**Renda familiar bruta per capita: é o valor obtido através da divisão da renda familiar pelo número de integrantes desse grupo familiar. Por exemplo, a renda familiar per capita de uma uma família com 4 pessoas, será a soma de todos os salários dividida por 4 (que varia de acordo com o número de componentes dessa família).
O que é Sisu?
Já o Sisu, é um sistema informatizado, também gerenciado pelo MEC, o qual serve para auxiliar a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior. A seleção do Sisu é através da nota do Enem, então, se você não tiver se inscrito e participado do exame, não será possível usar esse método de ingresso.
As ofertas nas Universidade Federais são feitas pelo sistema com base no número de vagas e as notas médias que os candidatos tiraram no Enem. As instituições também podem exigir uma nota mínima para a inscrição ou dar pesos distintos para cada uma das áreas do conhecimento.
O que é ProUni?
O Programa Universidade para Todos (ProUni) é outro projeto do MEC, o qual dá bolsas de estudo parciais (50%) ou integrais em cursos de ensino superior e sequenciais de formação específica.
Ele é focado em estudantes que foram alunos da rede pública de ensino ou aqueles que cursaram o ensino fundamental e médio em escolas particulares na condição de bolsista integral. Para conseguir a bolsa do ProUni também é necessário ter realizado o Enem.
Caso você tenha perdido a inscrição do Enem, agora em 2021, saiba que existem outras possibilidades de ingressar em uma faculdade. Aqui na Estácio, por exemplo, temos nosso próprio vestibular.
Mas, e aí, curtiu nosso glossário Enem? Se tiver ficado com alguma dúvida sobre o exame, leia nosso guia que explica como as provas funcionam!