Cronograma do FIES e ProUni para 2022: confira!

Uma menina estudando e sorrindo para a foto
6 minutos para ler

Juntamente com o SISU, o FIES e o ProUni estão entre os programas mais importantes para os alunos, principalmente, nos começos de ano.

FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), criado em 2014, é um programa do MEC que tem como objetivo auxiliar universitários com baixa renda a cursarem o ensino superior. A ideia é financiar os estudos do aluno para que ele pague todo o valor apenas posteriormente, quando já estiver formado.

Já o ProUni (Programa Universidade para Todos) também é do governo federal, mas tem como objetivo oferecer bolsas de estudos integrais ou parciais em faculdades particulares. Assim, estudantes carentes podem ter mais chances de ingressar no ensino superior privado.

Em ambos os programas, um dos critérios para classificação é justamente a nota do Enem, o que torna essa prova ainda mais importante para aqueles que desejam cursar o ensino superior e ter melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Quer saber como foi programado o calendário do FIES e ProUni para 2022? Acompanhe abaixo!

Cronograma FIES 2022

O cronograma destinado ao FIES teve início no início de 2022, de acordo com as seguintes datas:

  • Complementação da inscrição postergada: 11 a 13 de janeiro;
  • Abertura das inscrições: de 26 a 29 de janeiro;
  • Resultado do FIES: dia 03 de fevereiro;
  • Complementação das informações: do dia 04 a 08 de fevereiro;
  • Período de lista de espera: de 04 de fevereiro a 18 de março.

Na primeira etapa, o MEC “recolhe” as inscrições de candidatos interessados no financiamento de seus cursos em instituições de ensino particulares. Então, na data oficial é divulgado o resultado de quem foi aprovado ou não.

A partir do outro dia começa a segunda fase da inscrição, que é quando os estudantes precisam comprovar as informações que enviaram. Para as vagas não preenchidas, é criada uma lista de espera e uma nova seleção começa.

Ou seja, os candidatos que não se encaixam na primeira seleção, são incluídos, automaticamente, na lista de espera, podendo disputar as vagas do último processo seletivo do FIES.

A disputa costuma ser acirrada, até porque as condições financeiras do financiamento pelo governo são bastante atrativas. Para se ter uma ideia, foram 69 mil vagas ofertadas no segundo semestre de 2021, distribuídas por mais de 20 mil cursos e cerca de 1.300 instituições de ensino. Apesar de ajudar muita gente, esse ainda é um número baixo se considerarmos que mais de 3 milhões de estudantes fizeram o Enem no mesmo ano.

Cronograma ProUni 2022

Como falamos, o ProUni é o programa que distribui dois tipos de bolsas de estudo: as integrais (bolsas de 100% – destinadas a quem têm renda mensal de até um salário mínimo e meio por pessoas da família) e as parciais (bolsas de 50% – renda familiar até 3 salários mínimos por pessoa).

Nesse caso, os prazos são diferentes do cronograma do FIES. Confira:

  • Período de inscrições: 22 a 25 de fevereiro;
  • Resultado da primeira chamada: 02 de março;
  • Comprovação das informações dos inscritos: 03 a 14 de março;
  • Resultado da segunda chamada: 21 de março;
  • Comprovação das informações dos inscritos: 21 a 29 de março;
  • Prazo para participar da lista de espera: 04 a 05 de abril;
  • Divulgação da lista de espera: 07 de abril;
  • Comprovação das informações da lista de espera: 08 a 13 de abril.

Assim como o processo do FIES, é necessário comprovar as informações depois de ter concluído a etapa inicial da inscrição. Algumas pessoas se confundem e acham que inscrever-se é o suficiente para garantir o benefício do programa, mas isso não é verdade.

O resultado da seleção é divulgado dias depois, e ele pode ser positivo (se você foi aprovado) ou negativo (se você não conseguiu a bolsa ou financiamento). De acordo com o MEC, no segundo semestre de 2021 foram ofertadas 134.329 bolsas de 100% ou 50% para os estudantes brasileiros.

Lembre-se de ficar atento a cada período para não perder nenhuma etapa importante do processo seletivo. Essa é uma responsabilidade individual dos candidatos e que pode ser motivo de desclassificação. Portanto, organize-se com antecedência e fique de olho nas datas!

Descubra como fazer sua inscrição

Os programas do governo federal foram todos automatizados e a inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet. Nos sites do FIES e do ProUni, você vai entrar com seus dados pessoais cadastrados na plataforma e preencher todas as informações solicitadas.

Não se esqueça que existem requisitos a serem cumpridos para ser aprovado na seleção. Caso contrário, não adianta fazer a inscrição e aguardar um resultado positivo.

Os principais critérios dos dois programas são a participação no Enem (com média acima de 450 pontos e nota diferente de zero na redação) e a comprovação de renda determinada nos editais. Aliás, uma ótima dica é conferir o edital do ano vigente para tirar todas as suas dúvidas.

Conquiste oportunidades em diferentes faculdades

Além dos programas do governo, as próprias faculdades privadas podem oferecer bolsas de estudo integrais ou parciais, descontos e outras facilidades de pagamento. Sabia disso?

Na prática, significa que participar de vestibulares específicos também pode aumentar (e muito!) suas chances de ingressar em um curso do ensino superior, principalmente se não conseguir ser aprovado em uma das iniciativas do governo.

Inclusive, fazer outras provas além do Enem pode colaborar para que você não perca o semestre caso não tenha conseguido ingressar nos programas governamentais. Sem falar que é uma segunda oportunidade de conquistar um bom resultado quando a nota do Enem não foi tão boa quanto o esperado. É natural que isso aconteça e você não deve desistir da sua graduação por esse motivo!

A propósito, no Mega Vestibular da Estácio você pode agendar sua prova e escolher entre diversos cursos presenciais, semipresenciais e digitais. Tudo com a infraestrutura e qualidade reconhecidas da Estácio!

Enfim, agora você já conhece o cronograma do ProUni e FIES de 2022 e sabe também que existem outras oportunidades para iniciar sua graduação. Então, não perca nenhuma chance que estiver ao seu alcance! 😄

Gostou do artigo? Aproveite e leia também: “Como se dar bem no primeiro ano de faculdade?”.

Baixe nosso material sobre faculdade a distância agora mesmo!
Você também pode gostar

Deixe um comentário