Educação financeira nas escolas: confira como está o projeto!
Há um tempo, a grade curricular das escolas vem sendo debatida, por conta disso, um conhecimento será incluído, como tema transversal, trata-se da educação financeira.
Isso, é claro, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é um documento de caráter normativo que serve para definir o mínimo que deve ser ensinado nas escolas, desde a educação infantil até o ensino médio.
No entanto, você sabe o que significa, na prática, inserir este tema nas redes de ensino? Acompanhe o post e saiba mais sobre como será a inclusão da educação financeira nas escolas públicas do Brasil.
Do que se trata o projeto que inclui a educação financeira nas escolas?
A decisão de incluir a educação financeira nas escolas foi tomada pelo Ministério da Educação (MEC) e prevê que as redes de ensino devem inserir o tema “educação financeira” e ele pode ser desenvolvido, inclusive, dentro de um componente curricular já existente, como a matemática.
A temática pode ser abordada desde os primeiros anos do Ensino Fundamental percorrendo por todos os anos letivos até o final do Ensino Médio.
Para ajudar com isso, serão fornecidos materiais de apoio para as redes de ensino, com o propósito de auxiliar os professores no desenvolvimento dessas habilidades e conhecimentos.
Além dessa decisão do MEC, existe um projeto experimental do Banco Central (BC), o qual está rodando no Brasil inteiro e promete ajudar na educação financeira nas escolas públicas. Quer saber mais? Continue a leitura!
O projeto Aprender Valor
Um projeto que também olha para a educação financeira nas escolas é o Aprender Valor, do Banco Central, que, no fim desse último mês de maio, foi expandido para as escolas públicas de ensino fundamental do país. Esse projeto está sendo implementado em todas as regiões, em caráter experimental.
O objetivo do Aprender Valor é incentivar o desenvolvimento de competências financeiras por parte dos estudantes, a fim de que consigam uma relação consciente, responsável e autônoma com os recursos financeiros desde os primeiros anos da infância.
Ou seja, o projeto prepara os alunos para o “mundo real”, para que eles lidem melhor com o dinheiro no cotidiano, mesmo antes do ingresso no mercado de trabalho.
Segundo o diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, do Banco Central, Mauricio Moura “Com esse passo muito esperado, abrimos a real possibilidade de atingir 22 milhões de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas em todo o país”.
A ideia, então, é inserir a educação financeira nas escolas, integrando ela às matérias obrigatórias da grade, como Matemática, Ciências Humanas e Língua Portuguesa.
Mesmo sendo um teste, aproximadamente, 429 escolas em 257 municípios já estão envolvidas com o projeto piloto do Aprender Valor, onde mais de 1.200 profissionais, entre professores e gestores de escolas, estão se especializando com os cursos online do BC.
Para saber mais sobre o projeto Aprender Valor, clique aqui!
E aí, o que achou da inserção da educação financeira nas escolas? Importante, né?
Por fim, deixamos nosso post com 12 dicas para te ajudar a evoluir sua organização financeira!