Dia dos professores: saiba tudo sobre esta data especial!

Livros, lápis e um relógio em uma mesa.
3 minutos para ler

O dia dos professores está chegando, mas você conhece as particularidades que envolvem essa comemoração? Se ainda não souber, não tem problema, pois vamos abordar tudo isso neste conteúdo. Continue a leitura!

Quando é comemorado o Dia do Professor?

No Brasil, o dia dos professores é comemorado em 15 de outubro. É um dia para homenagear os responsáveis pela nossa educação!

Já para grande parte da América Latina, a comemoração é feita em 11 de setembro, data estabelecida na Conferência Interamericana sobre Educação de 1943, no Panamá, em homenagem a Domingo Faustino Sarmiento. 

Contudo, alguns países da América Latina, além do Brasil, têm sua própria data de comemoração. No Peru, por exemplo, o dia dos professores é comemorado em 6 de julho; no México, é comemorado em 15 de maio.

Como você pode perceber, as datas para essa comemoração nem sempre são as mesmas, já que cada país homenageia figuras e acontecimentos distintos.

Quem criou o dia dos professores no Brasil?

Em 15 de outubro de 1827, o Imperador D. Pedro I instituiu um decreto que dava origem ao Ensino Elementar no Brasil, o que permitia a existência de escolas de alfabetização em todas as cidades brasileiras. 

O decreto também estabeleceu regulamentação de conteúdos ensinados em sala de aula, além de condições trabalhistas para professores. 

Mais de um século depois, em 1947, o professor Salomão Becker, junto de outros profissionais da educação, propuseram que o dia 15 de outubro se tornasse o dia dos professores, uma data de homenagem e confraternização. Em 1963, o presidente em ofício João Goulart aprovou o decreto federal nº 52.682, que tornava isso possível.

Professora na lousa dando aula
O dia dos professores é a data em que homenageamos os principais responsáveis por nosso ensino e letramento.

Como se tornar um professor no Brasil?

Se você deseja comemorar o dia dos professores como um educador ou apenas entender como funciona essa carreira, nós vamos explicar:

As exigências podem variar de acordo com a instituição, a disciplina aplicada e para quem você deseja lecionar. Em termos gerais, aulas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, podem ser dadas por quem possui licenciatura em Pedagogia

Entretanto, para ministrar aulas do 6º ao 9º ano, assim como aulas de Ensino Médio, é necessário ter concluído uma graduação em licenciatura, como os cursos de Letras, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia etc. 

Ou seja, é necessário adequar sua formação à disciplina que você pretende lecionar.

Já para ser professor de Ensino Superior, a maioria das instituições pede mais do que a graduação, exigindo que seus professores sejam mestres ou doutores em suas áreas de atuação

Para se tornar um professor efetivo em universidades federais, assim como em escolas municipais e estaduais, é necessário prestar um concurso público referente à disciplina que você pretende ministrar. Já em instituições particulares de ensino, o grau de especialização necessário pode variar um pouco. 

É bom lembrar que existem outras esferas de aprendizado, como os cursinhos pré-vestibulares e as escolas de idiomas, esportes e música. Nesses casos, cada estabelecimento tem propriedade para definir suas próprias exigências de contratação.

Gostou desse conteúdo sobre o dia dos professores? Já pensou em se tornar um educador? Matricule-se em um dos nossos cursos de licenciatura e conte com a Estácio para realizar o seu sonho!

Baixe nosso material sobre faculdade a distância agora mesmo!
Você também pode gostar

Deixe um comentário