Dia dos Pais: confira como essa celebração surgiu

Dia dos Pais: confira como essa celebração surgiu
6 minutos para ler

Se todos os anos você comemora o Dia dos Pais e nunca parou para pensar como a data surgiu, chegou a hora de descobrir. Sabemos da importância do papel paterno, e conhecer como essa tradição foi sendo construída em diferentes lugares é uma curiosidade cultural, concorda?

Para começar, já adiantamos que as datas não são as mesmas em todo o mundo. Aqui no Brasil, a celebração ocorre em agosto, mas não pense que essa é uma regra geral. Agora, com as redes sociais, ficou mais fácil acompanhar as comemorações ao redor do globo.

Ficou interessado no assunto? Então aproveite para acompanhar a leitura e descobrir como surgiu o Dia dos Pais!

Qual é a origem do Dia dos Pais?

A intenção por trás dessa data comemorativa é homenagear os pais e agradecê-los por toda a dedicação na criação dos seus filhos. Mais do que ter filhos biológicos, o papel da paternidade envolve um vínculo de afeto e cuidado que deve ser celebrado.

A ideia de oficializar a data surgiu nos EUA, por volta do ano de 1909. Sonora Louise Smart Dodd é o nome da sua idealizadora, que era filha de um dos combatentes da Guerra Civil Americana. Ela tinha um motivo especial para querer homenagear o seu pai: a mãe havia morrido no parto do sexto filho do casal, e ele acabou criando as crianças sozinho a partir do triste ocorrido.

Então, Sonora enviou um pedido à Associação Ministerial de Spokane, no estado de Washington, para que fosse criado oficialmente um dia em comemoração aos pais. O primeiro Dia dos Pais nos EUA foi celebrado em 19 de junho de 1910, próximo ao aniversário do seu pai. Por esse motivo, ela é conhecida como “Mother of Father’s Day”, que significa a “mãe do Dia dos Pais”.

No entanto, somente em 1966 a data se tornou oficial em todo o território estadunidense, marcando o terceiro domingo do mês de junho como o dia dedicado aos pais todos os anos. Seis anos depois, o presidente Richard Nixon declarou como feriado nacional.

As comemorações norte-americanas incluem enviar cartões, sair com os pais para comer fora e comprar presentes. Inclusive, considerando que as férias por lá normalmente vão de junho a agosto, a ocasião também pode ser propícia para viajar em família e ter um feliz Dia dos Pais.

Como é comemorado o Dia dos Pais no Brasil?

A história aqui no Brasil foi um pouco diferente, tanto é que a comemoração não acontece na mesma época. A proposta partiu do publicitário Sylvio Bhering, que foi o responsável pela criação do primeiro Dia dos Pais em 1953 — anos depois da data ser instituída nos EUA.

A intenção era puramente comercial, já que ele trabalhava em um jornal bastante reconhecido e queria atrair mais publicidade. Ou seja, a origem tem a ver com o intuito de agregar mais uma data relevante para o comércio e movimentar a economia.

A data escolhida foi 16 de agosto por conta de São Joaquim, que era pai da Virgem Maria e, por consequência, avô de Jesus Cristo. Com o passar do tempo, a celebração foi “ajustada” para acontecer sempre em um domingo, pensando que seria mais fácil para os pais aproveitarem o dia com os seus filhos, já que não cairia no meio da semana de trabalho.

Oficialmente, o Dia dos Pais é comemorado todos os anos no Brasil no segundo domingo de agosto. Apesar das raízes comerciais, esse é um momento para os filhos homenagearem seus pais não apenas com presentes, mas com demonstrações de carinho, mensagens, programações juntos etc.

Como é o Dia dos Pais nos Estados Unidos e no mundo?

Comprovando mais uma vez que os EUA não foram referência para todo o mundo no que se refere ao Dia dos Pais, basta uma rápida pesquisa para perceber que as comemorações são variadas.

Sim, a data norte-americana é utilizada por muitos países, e aproximadamente 70 deles comemoram no terceiro domingo de junho, como África do Sul, Argentina, Canadá, Chile, França, Índia, Japão, México, Reino Unido e outros.

Porém, em Portugal, na Itália e Espanha, por exemplo, o Dia dos Pais é celebrado em 19 de março — a mesma data de comemoração do dia de São José na Igreja Católica. Já na Tailândia, comemora-se no dia 5 de dezembro, na Rússia dia 23 de fevereiro e na Noruega no segundo domingo de novembro. As tradições também variam de acordo com o país, principalmente pelas influências culturais de cada local.

Como era comemorado o Dia dos Pais na antiguidade?

Vimos que o Dia dos Pais foi comemorado pela primeira vez nos EUA, partindo de uma jovem que queria valorizar o esforço do seu pai na criação dos filhos em ajuda da progenitora. Porém, talvez esse reconhecimento tenha surgido há muito mais tempo.

Alguns relatos apontam que o Dia dos Pais tenha surgido na Babilônia, há mais de 4 mil anos. A lenda é que um jovem, Elmesu, fez um cartão de argila com felicitações para o seu pai. Na Roma Antiga, as homenagens aos pais eram comuns no mês de fevereiro, principalmente para honrar aqueles que já tinham falecido.

As mães também eram celebradas antigamente, com cultos de adoração às deusas que representavam a figura materna nas festas gregas e romanas. Outra curiosidade é que o Dia das Mães foi oficializado bem antes dos homens receberem esse reconhecimento.

Em 1914, já havia sido estabelecido nos EUA, e aqui no Brasil em 1932. Então, por um bom tempo, comemorou-se apenas o dia das mães sem que existisse uma ocasião especial para homenagear os pais.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a história do Dia dos Pais e como essa data é comemorada pelo mundo. Embora cada família tenha os seus costumes, vale a pena aproveitar para oferecer um agrado a todos que desempenham bem esse papel, concorda?

E aí, gostou de saber mais sobre o assunto e quer ficar por dentro de conteúdos como este? Então acesse o blog da Estácio e acompanhe as novidades!

Baixe nosso material sobre faculdade a distância agora mesmo!
Você também pode gostar