6 melhores dicas para gravar fórmulas de Física e Matemática

Sabemos que as matérias de Exatas colocam medo em muitos vestibulandos. No entanto, decorar os conceitos e saber como gravar fórmulas de Física e de Matemática pode ser mais simples do que parece. O que você precisa é encontrar os métodos que mais ajudam no seu aprendizado.
A memorização das fórmulas, de fato, é um dos pontos de maior dificuldade. Afinal, só para o Enem, são diversos assuntos estudados e, muitas vezes, há pelo menos uma expressão matemática para cada um deles.
Por esse motivo, neste post, vamos ajudar você a descobrir estratégias que facilitam a memorização de fórmulas matemáticas, a fim de ajudar nos seus estudos e na revisão de conteúdo. Confira 6 dicas, a seguir!
1. Atribua sentido à fórmula
Uma das maneiras de lembrar uma fórmula é compreendendo o que ela representa. Saber o que cada variável é, assim como a relação entre elas, vai atribuir sentido à expressão e ajudar você a se recordar do que precisa com mais facilidade.
Por exemplo, a segunda lei de Newton é um dos assuntos mais cobrados no Enem em Física. Ela diz que a força resultante é representada pela massa vezes a aceleração. Imagine que para fazer um objeto pesado se movimentar é preciso aplicar muito mais força do que para uma peça mais leve. Esse tipo de raciocínio faz com que a fórmula faça mais sentido.
2. Faça exercícios e pratique
Fazer exercícios, principalmente no formato das questões do Enem, é algo extremamente recomendado para ajudar na fixação do conteúdo estudado. Isso também vai ajudar a gravar as fórmulas que você precisará usar para resolver problemas de Física e Matemática.
3. Use técnicas de memorização
Existem algumas técnicas que estimulam a memória de curto prazo, enquanto há outras que favorecem a memorização a médio ou a longo prazo. Um exemplo é repetir várias vezes, mentalmente ou oralmente, uma frase.
Isso vai fazer com que ela fique fresca em sua cabeça. Porém, é provável que algumas horas depois de interromper a repetição você já não se recorde mais dela. Por isso, essa técnica é recomendada apenas quando você vai usar o conteúdo decorado rapidamente.
Outra opção é escrever uma fórmula repetidamente. Isso vai estimular vários tipos de memória, como a visual, a cinestésica e, se falar em voz alta, a auditiva. Desse modo, é provável que, depois de algum tempo, se você reproduzir o mesmo contexto, consiga se lembrar facilmente da expressão.
4. Ensine para outra pessoa
Explicar um assunto para outra pessoa é uma das maneiras mais eficientes de identificar o quanto se sabe de um tema. Além disso, como você está explicando com as próprias palavras, consegue raciocinar melhor sobre o conteúdo, o que favorece ainda mais o seu aprendizado e a sua memorização.
5. Busque alternativas lúdicas
É possível também apostar em atividades lúdicas para se lembrar melhor das fórmulas. Alguns exemplos são criar uma canção ou fazer frases engraçadas com as variáveis da expressão — por exemplo, a função horária do espaço, da parte de MRU de Cinemática, é lembrada geralmente pela palavra “sorvete” (S = So + Vt).
6. Mantenha a calma e relaxe
O estresse é um fator que prejudica a memorização de conteúdos. Desse modo, quanto mais você conseguir relaxar, tanto nos estudos quanto na hora da prova, mais fácil o assunto virá à sua mente, facilitando o uso das fórmulas e dos conceitos associados a elas.
Como visto, saber como gravar fórmulas de Física e Matemática para o Enem não é simples, porém, com dedicação e ajuda de alguns truques, é possível. Portanto, experimente essas técnicas e identifique quais delas favorecem mais a sua memorização.
Quer saber como se preparar melhor para o vestibular? Então conheça o Enem Action, uma plataforma que vai ajudar nos seus estudos. Aproveite a oportunidade e veja as aulas de Física e Matemática!