Quais as vantagens e como diversificar a sua carteira de investimentos?

carteira de investimentos
6 minutos para ler

Entender como montar uma carteira de investimentos é fundamental para você construir patrimônio desde cedo. Viver de renda passiva representa o sonho de muitas pessoas, mas poucas estão dispostas a pagar o preço que ela cobra. O estudo do mercado financeiro e de suas opções de investimento pode demandar um bom tempo, contudo, permite grandes benefícios de longo prazo.

Para evitar perdas e fazer com que o seu dinheiro seja aplicado para boas aquisições é preciso entender um pouco sobre alguns conceitos financeiros. Alguns exemplos são risco, retorno, diversificação e outros termos específicos dessa área de conhecimento.

Se você quer aprender como criar uma carteira diversificada e alcançar o sucesso via investimentos, continue a leitura e confira nossas recomendações!

O que é uma carteira de investimentos?

Uma carteira de investimentos é um conjunto de ativos do mercado financeiro obtidos conforme o valor disponível para a aplicação, o grau de risco suportado e o prazo máximo de retenção do papel.

Existem duas classes principais que separam os ativos que você pode incorporar em sua carteira, denominados renda fixa e variável. No caso da renda fixa, você sabe exatamente qual é a remuneração que terá pela sua aquisição e consegue calcular com segurança o quanto deve receber no final do prazo. Já nas opções em renda variável, você pode obter resultados que superam a renda fixa, mas também se expõe aos riscos de desvalorização e perda.

Como existem diversos tipos de títulos, ações, derivativos e demais possibilidades de investimentos, é importante entender quais são as melhores formas de escolher boas alternativas para incorporar em sua carteira.

O que é a diversificação?

Além de saber o que é carteira de investimento, é preciso entender que a diversificação é um dos conceitos que mais aparecem durante qualquer pesquisa sobre a construção de uma carteira de sucesso. Logo, o conceito afirma que adquirir ativos diferentes, ou seja, com baixa correlação entre eles, faz com que o risco da carteira seja menor e aumente a remuneração recebida.

Mas como isso é possível? Para entender com clareza é melhor seguirmos para um exemplo. Imagine que você adquire ações de duas empresas de um mesmo setor, pode ser o agrícola, para fins de análise. Nesse caso, como ambas estão expostas aos mesmos choques de mercado, quando uma valorizar, provavelmente a outra também vai, e vice e versa.

Isso significa que quando houver uma quebra de safra, por exemplo, sua carteira será afetada negativamente por essas duas empresas. Por isso, comprar ativos parecidos aumenta o risco e os impactos do mercado diretamente na remuneração dos seus ativos.

Quais as vantagens de diversificar sua carteira?

Fazer a diversificação da carteira é uma ótima forma de reduzir riscos e assegurar uma boa rentabilidade aos investimentos. Todavia, é importante conhecer as demais vantagens que ela apresenta. Confira a seguir!

Diminuição de riscos

O primeiro efeito que a diversificação causa é a redução do risco. Conforme visto no exemplo anterior, ao escolher empresas de diferentes segmentos, por exemplo, você evita que problemas específicos de um setor causem um grande impacto nas duas compras.

Também é importante variar entre a aquisição de ativos de renda fixa e variável. Essa distinção traz mais segurança para as operações, ao mesmo tempo em que permite explorar os lucros mais altos de opções variáveis.

Possibilidade de ter melhores retornos

Ao escolher uma carteira com proporções otimizadas entre renda fixa e variável, você pode obter um retorno superior e com um menor grau de risco. Essa ideia é explicada de maneira detalhada pela teoria da Convexidade da Carteira, presente em diversos manuais de economia ou de livros focados em investimentos.

Adequação aos seus objetivos

Além dos benefícios anteriores, diversificar a carteira permite que você experimente diferentes alternativas de aplicação e encontre quais delas estão mais alinhadas com o que você espera. Alguns investimentos demoram mais para remunerar suas aplicações, enquanto outros, com maior grau de risco, remuneram de maneira significativa no curto prazo.

Como fazer esse procedimento na prática?

Agora que você já entende como é importante escolher ativos diversificados para incorporar em seu plano de investimentos, vale conhecer as melhores estratégias para tirar os planos do papel e colocar isso em prática.

Saiba qual o seu perfil investidor

Entender sobre o perfil de investidor é fundamental para que suas escolhas de ativo não causem ansiedade ou medo. A maioria das pessoas tem uma certa aversão ao risco, sendo classificadas com um perfil conservador.

Se esse é o seu caso, vale evitar ativos de grande volatilidade e com alto grau de risco. Caso você ainda não tenha certeza sobre seu perfil, basta responder um dos diversos questionários online que são desenvolvidos exclusivamente para isso.

Tenha metas financeiras

Saber onde quer chegar é necessário para fazer bons investimentos. Por isso, defina alguma meta e permita que ela guie todo o processo de investimento. Se a sua ideia é comprar um carro, por exemplo, você pode usar o mercado financeiro com uma finalidade parecida com a poupança, fazendo com que seu dinheiro renda mais e proteja as suas aplicações.

Defina quanto pretende investir

Saber quanto investir mensalmente é muito importante para ter mais chances de alcançar resultados melhores. Assim, você pode se programar para que no fim do mês aquele valor que estabeleceu como meta para aportar seja realmente aportado.

Para isso, vale fazer um levantamento de seus custos, entender quais são as suas saídas e entradas mensais e estipular um orçamento considerando quanto colocará nos ativos financeiros de sua preferência.

Entenda sobre os investimentos

Para conseguir se sair bem no mercado financeiro é necessário estudar e ter um pouco de conhecimento. Desse modo, você começa a entender quais são as opções que fazem sentido de acordo com o seu perfil de investidor.

Além disso, contar com o auxílio de especialistas de mercado também pode ser uma boa saída. Esses profissionais têm a expertise necessária para auxiliar em sua jornada de investidor.

Viu só como é importante diversificar a sua carteira de investimentos? Por meio dessa estratégia é possível mitigar os riscos e assegurar uma rentabilidade satisfatória. Além disso, organizar o orçamento e continuar estudando sobre o assunto pode fazer toda a diferença na hora de conquistar os objetivos traçados.

Quer aprender mais sobre o mundo dos investimentos? Então, confira nossos posts sobre em que investir em 2022 e como investir em criptomoedas!

Baixe nosso material sobre faculdade a distância agora mesmo!
Você também pode gostar

Deixe um comentário