Confira tudo sobre as bolsas do ProUni 2022/1 | Blog Estácio

Mulher dando aula
3 minutos para ler

Todos os anos, milhares de candidatos entram na disputa por bolsas do ProUni. Em 2022, as inscrições para essas vagas – que sobraram do primeiro semestre de 2021 – começam em fevereiro. Confira o cronograma:

  • Período de inscrições: 22 a 25 de fevereiro;
  • Resultado da primeira chamada: 02 de março;
  • Comprovação da inscrição: 03 a 14 de março;
  • Resultado da segunda chamada: 21 de março;
  • Comprovação da inscrição: 21 a 29 de março;
  • Prazo para participar da lista de espera: 04 a 05 de abril;
  • Divulgação da lista de espera: 07 de abril;
  • Comprovação da lista de espera: 08 a 13 de abril.

A seguir, veja outros detalhes e entenda melhor o processo de conseguir uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos!

Como é feita a seleção para as bolsas do ProUni que restaram?

A primeira chamada seleciona os candidatos e nem sempre todas são ocupadas por razões como desistência ou falta de documentação dos estudantes pré-selecionados.

Então, novos candidatos são chamados a partir dos seus resultados no Enem, tendo como base a quantidade de bolsas remanescentes. Antes, essas vagas eram preenchidas por ordem de inscrição, mas isso mudou para o ano de 2021.

Quem tem chance de conseguir essas bolsas?

Todo estudante brasileiro que não tenha diploma de curso superior e tenha participado do Enem a partir da edição de 2010 pode se inscrever para as bolsas remanescentes.

Não poderá concorrer ao processo seletivo quem foi aprovado no processo seletivo regular imediatamente anterior. Além disso, como já dito acima, as melhores notas do Enem vão ser levadas em consideração. Nesse caso, você consegue usar sua melhor nota desde o Enem 2010 e, necessariamente, precisa ter uma média de 450 na prova e não ter zerado a redação.

Outro critério importante para selecionar os estudantes é a renda. A regra geral é:

  • bolsas totais (de 100%): renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • bolsas parciais (de 50%): renda de até 3 salários mínimos por pessoa.

Como fazer a inscrição para as vagas remanescentes?

A inscrição é gratuita e pode ser feita somente pela internet, na própria página do Prouni. O candidato deve estar cadastrado na plataforma do governo, preenchendo todas as informações solicitadas. Quem já tiver cadastro, basta digitar seu documento pessoal (CPF) e senha para fazer o login.

Depois, o candidato é direcionado para o sistema do Prouni que vai detectar automaticamente se ele está apto a participar do processo seletivo para as bolsas remanescentes de acordo com os critérios do programa.

Vale lembrar que a conclusão da inscrição não quer dizer que a bolsa está garantida. É preciso acompanhar os resultados e comprovar as informações declaradas na ficha de inscrição.

Por isso, ficar de olho nos prazos que citamos aqui no início deste post é fundamental, já que a organização do programa não se responsabiliza por essa etapa e perder o prazo é motivo de reprovação do candidato.

Agora que você já sabe como se inscrever para as bolsas remanescentes do ProUni e todas as datas do processo seletivo de 2022, fique atento para não perder a oportunidade. Se tiver qualquer dúvida, acesse o site do ProUni.

Baixe nosso material sobre faculdade a distância agora mesmo!
Você também pode gostar

Deixe um comentário