1ª Feira de Ciências Brasileira Online
Jovens cientistas criam a Feira Brasileira de Jovens Cientistas, primeira feira de ciências brasileira totalmente virtual
Um projeto que está sendo apoiado pela Estácio e empresário Luciano Huck.
Na última quinta-feira (18/06), o empresário Luciano Huck divulgou um vídeo em suas mídias sociais contando a história de 5 jovens, Daniel Verdi do Amarante, Patricia Honorato, Juliana Estradioto, Peterson Haas e João Alcantara, que juntos criaram a primeira científica nacional e pré-universitária totalmente virtual, a Feira Brasileira de Jovens Cientistas.
Conforme depoimento do Luciano, os estudantes o procuraram para viabilizar o evento e democratizar o acesso à ciência para jovens de todo o Brasil.
A primeira edição acontecerá entre os dias 26 e 28 de junho de 2020. Além de facilitar o acesso a oportunidades científicas, o evento integra, desenvolve, conecta e valoriza o potencial dos jovens cientistas e o impacto de seus projetos.
Para Luciano é extremamente importante apoiar e divulgar eventos como a FBJC e por essa razão, conectou a Estácio com os jovens. Através de uma videoconferência com nossa representante Cláudia Romano, os estudantes ficaram sabendo que receberam apoio total da Estácio para realização da primeira edição do evento.
O evento conta com a participação de mais de 700 estudantes de Ensino Médio e Técnico de todo o Brasil. Um grande diferencial da FBJC é que além de contar com participantes apresentando seus projetos, o evento também é aberto aos jovens interessados em ciência e inovação, mas que ainda não iniciaram uma pesquisa.
Alguns dos nomes confirmados para as palestras incluem Luciano Huck, Eduardo Valladares, Jaqueline que sequenciou o genoma do Covid-19 no Brasil e Marcia Barbosa, cientista brasileira premiada internacionalmente.
Além disso, o evento contará com a realização de mais de 50 workshops simultâneos com cientistas do Brasil inteiro e a Maratona de Inovação, atividade interativa na qual os participantes serão reunidos em grupos e buscarão soluções para desafios indicados por iniciativas de impacto social.
Estudantes apresentando seus projetos concorrem a prêmios como credenciais para a Conferência Internacional de Jovens Cientistas 2021 na Grécia e feiras nacionais, além de reconhecimentos de instituições como a Academia Nacional de Engenharia (ANE), Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e a Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq).
Os melhores colocados por área do conhecimento receberão medalhas e a maratona de inovação terá uma premiação em dinheiro para os times que se destacarem!
Gostou? Compartilhe este link com seus amigos e ajude a divulgar essa ação incrível!