Descubra 7 segredos para mandar bem em entrevista por vídeo

entrevista por vídeo
6 minutos para ler

A tecnologia está cada vez mais presente nas nossas vidas. Prova disso é que realizamos diversas atividades pela internet, como fazer compras, estudar e realizar transações bancárias, entre tantas outras. Seguindo essa tendência, muitos processos seletivos também passaram por transformações e, hoje, é comum fazer uma entrevista por vídeo.

Por sua vez, os candidatos a vagas de emprego devem se preparar para participar da ocasião nesse novo modelo digital. Embora não haja motivo para desespero, algumas dicas práticas vão ajudar a garantir um bom resultado.

Quer saber quais são elas? Continue acompanhando a leitura para descobrir!

1. Planejar-se para responder às perguntas

Ainda que o nervosismo seja um sentimento comum nessas ocasiões, um bom planejamento é fundamental para sentir-se mais preparado e não transmitir tanta insegurança na entrevista por vídeo. Portanto, a sua obrigação é fazer a lição de casa da mesma maneira como se fosse participar de uma reunião presencial.

Pesquise sobre as perguntas mais comuns, pessoais e profissionais, e reflita a respeito de cada uma delas para elaborar respostas apropriadas. Isso não quer dizer inventar coisas para parecer um ótimo candidato, mas apenas conseguir argumentar de forma clara, objetiva, tranquila e sincera.

O estudo e a organização prévia ajudam a desenvolver seu autoconhecimento e a ter confiança. Por outro lado, o despreparo é capaz de garantir muitas surpresas e prejudicar o seu desempenho. Mesmo que o entrevistador possa surgir com uma novidade ou pergunta atípica, o resultado geral é melhor quando você se sente mais preparado.

2. Certificar-se de que a sua conexão é boa

É muito desagradável fazer uma entrevista por vídeo quando a conexão está ruim. As falas podem ficar cortadas, a imagem deve travar com frequência e todo o andamento da conversa será comprometido. Inclusive, há o risco do entrevistador perder um pouco a paciência por conta da situação.

Portanto, a sua missão é garantir que todos os equipamentos estejam funcionando bem, para a internet não se tornar um problema. Por exemplo, se for fazer a entrevista da sua casa, procure pelo ambiente onde o sinal é mais alto e há menor risco de interferência. Você pode usar o seu celular para fazer alguns testes e descobrir o melhor local, desde que não seja um lugar impróprio, como o banheiro.

3. Atentar ao ambiente

Muitas pessoas não se preocupam em preparar o ambiente com certa antecedência e pecam por isso. Contudo, saiba que esse é tipo de cuidado faz total diferença na entrevista por vídeo.

O ambiente ideal deve ser bem iluminado, organizado, silencioso, reservado e apropriado — mais uma vez, não dá para aparecer na tela de um processo seletivo com o azulejo do banheiro ou da cozinha de fundo, não é mesmo?

A falta de luz pode atrapalhar a qualidade do vídeo, assim como um local barulhento vai dificultar a compreensão do diálogo e a participação de um intruso no meio da entrevista não será legal. Para completar, pense que o entrevistador não precisa ver nenhum tipo de bagunça e dê preferência a um fundo neutro.

Considerando todos esses aspectos, encontre o melhor espaço e dê um jeito de posicionar seu dispositivo eletrônico — computador ou celular — de maneira que a sua imagem fique boa no vídeo. Faça o teste antes para evitar contratempos, verificando o som também.

4. Agir naturalmente

Como já falamos, é normal ficar nervoso e ansioso ao participar de uma entrevista de emprego por vídeo ou presencial. De fato, existe uma certa tensão em concorrer com outros candidatos, ainda mais quando conseguir a contratação é tudo o que você mais quer no momento.

Sabendo disso, reconheça a sensação de “frio na barriga” e tente controlar as suas ações para agir com naturalidade — é hora de demonstrar sua inteligência emocional. Pense que estar em um ambiente conhecido e confortável pode ser até melhor do que fazer a entrevista pessoalmente.

Então, procure não ficar travado e converse com espontaneidade, respondendo às perguntas e mantendo uma troca interessante. Também não se esqueça de olhar para a câmera.

5. Falar clara e pausadamente

Mesmo com a tecnologia facilitando a realização desse tipo de atividade e a tendência de entrevista de emprego por videoconferência ser uma realidade muito prática, não se espante com a possibilidade de delay ou outro detalhe que possa deixar o fluxo da conversa um pouco mais lento.

O contato físico realmente permite um diálogo mais ágil, com possíveis intervenções e improvisos. No ambiente virtual, é preciso falar calma e pausadamente para não complicar a percepção do outro lado e vice-versa.

6. Não descuidar da sua apresentação pessoal

Não é porque você está em casa ou vai aparecer somente pela câmera que não precisa se arrumar para a ocasião. Algumas pessoas optam pelo “modelo jornalista de bancada” e cuidem só da parte que ficará visível no vídeo — aquele estilo de combinar camisa de botão com calças de pijama. Provavelmente, não será necessário fazer nenhum grande movimento ou mostra o corpo inteiro.

Porém, é importante que toda a parte visível esteja apropriada para uma entrevista de emprego. O seu traje deve estar de acordo com a proposta da empresa, já que, em muitos casos, não é preciso seguir uma formalidade e, em outros, sim.

Além disso, dê uma geral no visual com atitudes básicas como lavar o rosto, pentear o cabelo, escovar os dentes, desamassar a roupa, entre outras. Isso tudo demonstra cuidado e contribui para uma imagem mais agradável.

7. Ser pontual na entrevista por vídeo

Por último e não menos importante: seja pontual. Até porque chegar atrasado nesse caso não é uma boa ideia. Esteja pronto antes do horário marcado e fique esperando se for preciso, pois o maior interesse de conquistar a vaga é seu, certo?

Como referência, comece a se preparar em cerca de meia hora de antecedência para as funções básicas, sem considerar banho e outros fatores. Assim, tudo estará organizado por volta de dez ou quinze minutos antes. Aproveite o tempo de espera para repassar algumas falas ou repensar tópicos que estão na sua cabeça.

Então, respire fundo, sente-se com uma postura ereta, ligue a câmera e acredite que vai dar tudo certo! Fazer uma entrevista por vídeo não é um bicho de sete cabeças e todas essas dicas vão ajudar você a se sair muito bem.

Gostou do nosso post? Se tem interesse em saber mais sobre carreira, aproveite para conferir um material exclusivo que preparamos para montar um currículo profissional e chamar a atenção dos recrutadores.

Você também pode gostar