Entrevista de estágio: 5 dicas para ir bem e conseguir a contratação

entrevista de estágio
6 minutos para ler

A entrevista de estágio é uma grande oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e, ainda, adquirir experiência com grandes nomes do segmento no qual você escolheu seguir carreira. No entanto, para conseguir essa vaga tão importante, é preciso estar preparado para conquistar a confiança dos responsáveis pela seleção de talentos.

Antes de qualquer coisa, você precisa estudar sobre a empresa — saber o que ela vende, qual é a sua missão, visão e valores e, claro, entender qual é o perfil de profissional que ela deseja contratar, a fim de verificar se você se encaixa nas exigências apresentadas.

Feito isso, é hora de se preparar para a entrevista de estágio. Você sabe como se comportar nesse momento? Sabe quais são as atitudes que precisam ser evitadas? Não fique com medo, pois estamos aqui para ajudar você. Continue a leitura e confira 5 dicas para ir bem na sua entrevista e conseguir a contratação!

A avaliação em uma entrevista de estágio

A avaliação em uma entrevista de emprego é sempre muito criteriosa, principalmente em empresas grandes que visam muito mais que apenas a qualificação do candidato. Lembre-se de que você está sendo avaliado desde o primeiro contato. Pontualidade e organização são características que o recrutador consegue identificar logo que o recebe para a entrevista, e isso dirá muito a respeito da sua personalidade.

Nesse momento, também será avaliada a sua familiaridade com a rotina do cargo que ocupará. Sendo assim, o entrevistador pode simular situações reais para saber se as suas decisões são adequadas. Além disso, situações atípicas também podem ser colocadas à prova, a fim de analisar a flexibilidade do candidato.

Os 5 comportamentos observados em entrevistas de estágio

Alguns comportamentos chamam muita a atenção dos entrevistadores. Listamos os principais abaixo para você ficar atento e apresentar o seu melhor desempenho. Confira!

1. Desenvolver a capacidade de comunicação não violenta e eficiente

O primeiro ponto a ser analisado em uma entrevista de estágio é a capacidade de comunicação. O candidato precisa passar empatia e segurança na hora de se apresentar e mostrar as suas qualificações. Isso porque ele será confrontado pelos recrutadores que têm como objetivo entender como você vai se portar em determinadas situações.

Mostre que conhece o mercado e que está disposto a aprender mais sobre ele. Cuidado com as suas reações. Responder ao entrevistado de maneira ríspida ou grosseira, mesmo que sem intenção, pode resultar na perda da oportunidade de trabalhar naquela empresa.

2. Apresentar boa articulação e oratória

Saber se comunicar é essencial para ganhar espaço no mercado de trabalho. Dessa forma, é de suma importância fazer com que o recrutador entenda o que você está falando. Muitas vezes, em meio ao nervosismo, é possível que o candidato “trave” e tenha dificuldades na hora de falar sobre si ou apresentar sua proposta.

Nesse momento, treinar a respiração é uma boa maneira de articular melhor as palavras e ter uma boa oratória. Antes da entrevista, treine a sua dicção com leituras em voz alta, colocando alguns obstáculos na boca, como um pirulito ou lápis.

3. Ter objetivos claros em mente

Chegar diante do recrutador sem ter um objetivo em mente é péssimo para a sua imagem, pois isso passa a impressão de que você não está preocupado com o futuro da sua carreira. Ou seja, é preciso mostrar aonde se quer chegar! Essa questão é importante porque o entrevistador precisa saber se você tem facilidade para sair da sua zona de conforto e consegue pensar em soluções eficientes para a empresa.

Sendo assim, ao se preparar para a entrevista de estágio, defina claramente quais são os seus objetivos profissionais e saiba exatamente como a empresa pode contribuir para que você os alcance.

4. Estar atento à sua postura como potencial profissional do local

A sua postura diz muito sobre a sua personalidade e características, sabia? Portanto, saber se portar em uma entrevista de estágio é fundamental para conseguir a vaga. É importante considerar como os profissionais dessa empresa se portam no seu dia a dia e quais são as características mais importantes exigidas por ela.

Sendo assim, cuidado com a linguagem utilizada no momento da entrevista. Evite ao máximo o uso de gíria. É claro que não é necessário usar uma conversação mais formal, mas a informalidade na comunicação deve vir acompanhada de um bom português, sem erros de concordâncias verbais, por exemplo.

5. Eliminar hábitos que denotem nervosismo

Roer as unhas, olhar sempre para baixo, mexer excessivamente no celular, morder a ponta da caneta, ficar de braços cruzados ou balançando a perna com bastante frequência são alguns exemplos de hábitos que denotam nervosismo no momento da entrevista. Essas ações prejudicam a sua imagem, pois passam a sensação de que você, como profissional, é inseguro e ansioso.

Portanto, tente manter a calma e deixe seus braços e mãos relaxados (não muito!). Desse modo, além de passar segurança, você conseguirá prestar mais atenção no que o recrutador está falando, aumentando, assim, as suas chances de conquistar a vaga de emprego.

As oportunidades de estágio a serem analisadas

O mercado de trabalho oferece diversas opções de estágio para a sua área de atuação, mas é importante você saber escolher em qual empresa deseja trabalhar. Leve em consideração o seu perfil como profissional e verifique se ele se encaixa nas exigências daquela organização.

Lembre-se de que é a sua carreira que está em jogo. Portanto, escolher uma empresa que realmente agregará conhecimento e que oferece um plano de carreira interessante é essencial para mantê-lo motivado todos os dias. Esteja em busca de algo que realmente o cative e que faça com que você queira sempre se aprimorar e buscar ações para ajudar o negócio a crescer.

Um exemplo disso é o programa Formou Estágio: Trabalhando com um Tubarão, uma parceria da Estácio com o programa Shark Tank Brasil. Por meio dele, um aluno da instituição de ensino terá a chance de trabalhar na empresa de Caito Maia, dono da Chilli Beans e um dos maiores empreendedores do país.

Já imaginou quanto de conhecimento você poderia agregar ao fazer parte de uma equipe como essa? Ao participar de um estágio, você conseguirá identificar boas oportunidades e saberá como atuar diante das pressões e se destacar nesses desafios!

Depois de entender como deve agir em uma entrevista de estágio, é hora de saber quais são as características que os maiores investidores procuram em um estagiário. Boa leitura!

Você também pode gostar