Como você pode se destacar em uma entrevista de emprego?

entrevista de emprego
6 minutos para ler

Seu currículo foi bem avaliado no processo seletivo de uma empresa e você não vê a hora de ingressar no mercado de trabalho. Mas antes é preciso enfrentar a entrevista de emprego, ou seja, ficar cara a cara com o recrutador. O que fazer nessa etapa? Como se comportar para não pôr tudo a perder? Quais são as perguntas mais comuns feitas nessa fase? E como respondê-las?

Se você está cheio de dúvidas quanto a esse momento, precisa conferir este post. Continue a leitura e entenda que não há fórmula mágica para se dar bem nesse processo: o importante é se preparar — conhecendo, inclusive, questões capciosas feitas para testar os candidatos. Vamos lá?

Entrevistas não têm fórmula mágica

Muitos candidatos têm a ilusão de que basta seguir um passo a passo para se destacar na entrevista de emprego e conquistar a tão sonhada vaga. Saiba que não é bem assim. Afinal, estamos falando de um contato pessoal entre o profissional e o recrutador, etapa em que vários fatores são observados e testados.

Algumas recomendações precisam ser seguidas, seja qual for a empresa contratante: ser pontual e prestar atenção na linguagem para não cometer erros são algumas delas. Mostramos outros pontos importantes a seguir.

Entenda o fit cultural

Uma dica importante é entender o fit cultural da empresa. O que isso quer dizer? Saber com o que ela trabalha, qual público atende e quais são os valores e a estrutura organizacional dela. É um local mais despojado ou mais sério? Como é trabalhar lá?

Faça uma pesquisa completa no site e nas redes sociais da companhia e, se possível, colete detalhes com colaboradores e ex-colaboradores sobre o dia a dia de trabalho. Assim, você sabe como se preparar, qual tipo de roupa vestir e até o que responder quando perguntarem por que você gostaria de trabalhar na empresa.

Seja autêntico

É essencial ser honesto durante a entrevista de emprego. Não adianta informar uma competência que ainda não tem só para impressionar. O recrutador consegue perceber nas entrelinhas que você não está dizendo a verdade, o que vai comprometer sua imagem.

Mesmo que ele não note, imagine que essa competência seja cobrada logo que você começar a trabalhar. Então, o melhor é ser autêntico. Para que não perca pontos, fale com propriedade sobre suas conquistas e diga que está aberto para novos aprendizados e corrigir seus pontos fracos.

Controle as emoções

Por último, é preciso desenvolver a inteligência emocional para esse momento. O que isso quer dizer? O candidato deve saber controlar as emoções, demonstrando segurança para o recrutador.

É claro que a tensão é normal, afinal, uma vaga de emprego está em jogo. No entanto, esse sentimento não pode dominar você a ponto de atrapalhar o processo. Respire fundo, pense antes de dar uma resposta, fale devagar e diga sempre a verdade.

Guia de carreiras: Engenharias.Powered by Rock Convert

Exemplos comuns de perguntas do mercado

Você vai se deparar com algumas perguntas comuns na entrevista de emprego. Por isso, é bom conhecê-las para se preparar e conseguir dar a melhor resposta.

Você pode falar um pouco sobre você?

É um momento para ter calma, pois o recrutador não quer saber todo o seu currículo. O importante é citar duas ou três conquistas, falar um pouco sobre sua formação e até sobre suas soft skills, que são habilidades mais comportamentais. O ideal é que esses pontos tenham relação com o perfil exigido na vaga.

Por que você quer essa vaga?

É muito importante conhecer bem a empresa e o cargo para o qual está concorrendo para se sair bem. Isso fará com que você pense melhor em pontos que vão valorizar essa resposta. Por exemplo: se você vai atender o público, destaque que gosta de fazer esse tipo de atendimento, relate experiências anteriores e o quanto está disposto a aprender nessa função.

Por que nossa empresa deve escolher você?

Essa pergunta é a oportunidade de o profissional listar seus pontos fortes para esse trabalho, como criatividade, proatividade e bom relacionamento em equipe, destacando o que você pode agregar de valor à empresa. Também deixe claro que você está alinhado à cultura da organização.

Como você se imagina daqui a cinco anos?

Aqui, é importante não se perder em divagações sobre o futuro, pois o recrutador precisa saber quais são seus objetivos e seu plano de carreira. Comente sobre as metas realistas que tem para sua vida profissional, ambições e de que formas vai buscar crescimento. Nessa hora, vale falar que tem a intenção de concluir um curso de idiomas ou de fazer uma pós-graduação, por exemplo.

Conheça entrevistas diferenciadas e se prepare

Mostramos no tópico anterior algumas perguntas padrão, mas há chances de o profissional se deparar com entrevistas diferenciadas que tragam questões que, em um primeiro momento, pareçam absurdas. Isso pode até mesmo atrapalhar o raciocínio e o bom desempenho do candidato.

Trazemos como exemplos algumas perguntas utilizadas no processo seletivo da Google, como:

  • projete um plano de evacuação para São Francisco (para a vaga de gerente de produto);
  • qual método você usaria para encontrar uma palavra no dicionário? (para a vaga de engenheiro de software).

Imagine o profissional com um bom currículo e que tenha sido bem-sucedido nas etapas anteriores do processo seletivo ficar desestabilizado por conta de questões como essas? O ponto é que não existe uma resposta certa para elas.

O recrutador busca, na verdade, entender se o profissional sabe organizar os pensamentos, se tem habilidades de comunicação e se consegue relacionar conceitos diferentes para solucionar um problema.

Geralmente, a entrevista de emprego é a última etapa e uma das mais importantes da seleção. Desse modo, é normal ser um processo que deixa os profissionais ansiosos e tensos, principalmente com a preocupação de não saber responder às perguntas. A dica é fazer isso com calma e acreditar em seu potencial para mostrar aos recrutadores que você é a pessoa certa para a vaga em questão.

Quer saber mais como se preparar bem para a entrevista? Então, não deixe de conferir 7 dicas para entrevista de emprego dadas por um especialista. Boa sorte!

Você também pode gostar