Como ser influencer de estudos: 6 dicas para bombar no Instagram
Tornou-se comum encontrar universitários na internet que decidem atuar como influencer de estudos nas redes sociais, compartilhando a rotina na faculdade e mostrando os desafios encontrados no ensino superior. Pode ser feito não só como hobby, mas também maneira de ter renda extra, já que é possível fechar parcerias com marcas e até mesmo monetizar os perfis nas plataformas.
Se você tem interesse em fazer o mesmo, mas não sabe por onde começar, muito menos como fazer o seu conteúdo viralizar e conquistar diferentes audiências, acompanhe este artigo. Aqui você vai conferir seis dicas que vão ajudar (e muito) engatar sua carreira de influencer. Confira!
1. Criar conteúdo engajador
Começamos com a produção de um conteúdo engajador. Ou seja, ter uma linguagem acessível para o seu público-alvo e trazer publicações com sugestões e macetes que sejam facilmente replicáveis na rotina dele, que conversem com a realidade e as necessidades das pessoas que o compõem.
Por exemplo, ao falar de estudos universitários, você pode trazer técnicas de como se concentrar ao estudar/revisar (e opções para personalizá-las), recomendar alternativas para fazer resumos que melhorem a fixação das matérias, abordar dicas de como organizar o dia entre a faculdade e o trabalho etc.
Também é interessante que você apareça nas publicações e traga as suas próprias experiências, mostrando o que deu ou não certo no seu cotidiano. Isso humaniza o seu perfil e aproxima os usuários de você.
2. Utilizar recursos visuais atraentes
O perfil de influencer deve ter uma identidade visual. Algo importante para não demonstrar amadorismo e despreparo nas redes. Por isso, além de usar fotos com boa qualidade de resolução e estética agradável, trabalhe com layouts predefinidos de artes, ilustrações e imagens para o seu feed e os stories.
O bom é que você não precisa criá-los do zero. Para quem trabalha na internet, há plataformas e aplicativos de design nos quais você encontra modelos prontos que pode personalizar para usar sem custo. É o caso do Canva, do Stencil, do Mojo e do PicsArt.
3. Interagir com a comunidade
A interação de um criador de conteúdo com os seguidores é essencial. Afinal, essa é a base para ter um bom engajamento na sua conta e atrair as pessoas (conseguindo fidelizá-las como público cativo).
Portanto, reserve alguns períodos do dia para responder a comentários deixados nas suas publicações e também utilizá-los como base para novas publicações — algo muito comum, por exemplo, no Tik Tok, quando o influenciador faz vídeos-respostas para os comentários deixados em vídeos anteriores.
Além disso, você pode investir em lives e/ou enquetes e caixas de perguntas nos stories onde as pessoas podem interagir diretamente com você e ter um contato mais humanizado com quem está por trás da conta.
4. Estabelecer parcerias colaborativas
Além do que já foi mencionado, desenvolva parcerias com outros influenciadores de estudo. Em especial, quando eles são de um segmento complementar ao seu.
Por exemplo, você se dedica a falar sobre organização de estudos na faculdade, enquanto a pessoa Y aborda especificamente assuntos relacionados a uma matéria do seu curso, a pessoa X discute sobre dicas para fazer Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e a W sobre mercado de trabalho na área.
Uma forma de colocar isso em prática é fazendo publicações em conjunto (como vídeos, stories, posts etc.), em forma de collab no Instagram, por exemplo. Esse material pode ser subido em ambas as contas ou você pode produzir postagens exclusivas para o feed do outro criador e vice-versa.
Essa é uma forma bastante eficiente de aumentar a relevância do seu perfil e se divulgar de forma orgânica para outros públicos.
Principalmente ao considerarmos que esses usuários têm grande potencial de se tornarem seus seguidores, visto que já acompanham influenciadores do mesmo nicho de conteúdo. Ou seja, as contas deles se tornam porta de entrada para a sua. Ótima estratégia, não?
5. Fornecer conteúdo de valor
No primeiro tópico, falamos da importância de ter um material engajador no seu perfil. Porém, não para aí. Isso porque suas publicações também precisam ter valor. Ou seja, ter autenticidade e qualidade.
Para tanto, nada de copiar posts de terceiros ou ficar sem dar os devidos créditos em caso de inspiração de trends e ideais de conteúdos. Seja sempre honesto e transparente com o público para fortalecer a relação com ele.
Outro ponto importante é fazer uma curadoria nas postagens que já estão no seu feed e nos materiais que estão sendo produzidos para o futuro.
O objetivo é avaliar o quanto suas dicas, indicações e/ou opiniões são bem embasadas (inclusive, cientificamente quando for o caso) e de fato saem do óbvio, trazendo novidades para os usuários das redes.
Assim, você mostra sua autoridade nos temas abordados e se diferencia de milhares de perfis no mesmo nicho de educação que são superficiais e desinteressantes.
6. Conhecer estratégias de marketing
Para encerrar as dicas de como ser influencer de estudos, tenha em mente que é importante conhecer estratégias de marketing. Estudar como funcionam os algoritmos de alcance de publicações e perfis em cada plataforma, como turbinar postagens para chegar a mais usuários, acompanhar conteúdos virais das redes que podem ser aproveitados por você, saber sobre geração de leads etc.
Isso tudo é importante para você poder investir financeiramente no seu perfil, tornando-se um nome conhecido no mercado, e crescer não só de forma orgânica, mas também paga nas redes sociais. Em especial, se você deseja assumir essa atividade como carreira profissional. Daí, vai poder participar de eventos, fazer monitorias e até vender cursos presenciais e online.
Agora que você já sabe o que é preciso para ser um influencer de estudos, comece a exercitar as nossas dicas para obter o sucesso desejado nas redes sociais. Em paralelo, não se esqueça da importância de manter a consistência de postagens, de se comprometer em entregar conteúdo de qualidade e de ser resiliente quanto aos resultados mensais. Afinal, o crescimento de alcance e engajamento de um criador sempre é único, tendo várias particularidades envolvidas. Portanto, siga firme e forte!
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