Como funciona a lista de espera do SISU?
Após fazer o Enem, é comum surgirem algumas dúvidas sobre o sistema de notas e como é possível ingressar em uma universidade a partir dessa prova. Caso você não tenha adquirido uma nota suficiente para entrar na faculdade que deseja e no curso que escolheu, não se preocupe. Ainda há a oportunidade de entrar na lista de espera do SISU.
A princípio, é interessante ter em mente que o SISU é um sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) que contribui para as pessoas terem acesso ao ensino superior no Brasil em instituições públicas.
A lista de espera é mais um ponto que traz facilidade para esse ingresso, mas quais são as regras e como é possível saber se você, de fato, faz parte dela? Pensando nisso, elaboramos este material para que você tire suas dúvidas. Confira!
Participação na lista de espera do SISU
O Enem ocorre normalmente entre os meses de outubro e novembro, certo? Depois, pelo mês de janeiro ou fevereiro, as notas são divulgadas. A inscrição em universidades públicas pelo SISU é uma etapa comum, na qual você tem a possibilidade de conferir de perto quais são as instituições que contam com o curso pretendido e qual é a nota necessária para que se possa passar em primeira chamada.
No entanto, como a gente disse, não passar logo de cara não quer dizer que tudo se acabou. Ainda existe a lista de espera do SISU. Ela é destinada justamente para os estudantes que não foram aprovados inicialmente, sendo uma segunda chance.
Mas por que isso acontece? Muitas vezes, o candidato inscreve seu nome no curso pretendido, mas sem necessariamente ter o interesse de fazer a matrícula, ou se inscreve em outra faculdade entre suas opções. Em último caso, ele pode ter perdido o prazo de matrícula ou não ter cumprido as exigências da vaga. Com isso, a sua posição fica vazia, ou seja, a universidade precisa chamar outras pessoas para preencherem esses espaços.
A inscrição deve ser feita logo após a chamada regular. Assim que forem divulgados os estudantes convocados, você já pode visualizar qual foi a sua posição e demonstrar interesse na lista de espera.
Critérios e como participar da lista de espera
Uma dúvida frequente quando a gente se refere à lista de espera do SISU é em relação aos critérios. Aqui não tem muito segredo. Qualquer pessoa que tenha feito o Enem e não tenha sido chamada inicialmente poderá participar. Dessa forma, caso o aluno tenha sido selecionado para alguma das opções colocadas, ele não terá a possibilidade de participar.
O processo é bem simples: é só entrar na mesma página onde você já fez a inscrição, escolher uma das opções de curso nas faculdades participantes e manifestar interesse pela lista de espera. Você pode concorrer pela ampla concorrência ou pelo sistema de cotas.
Como as notas de corte mais altas costumam ser acima de 850 pontos, principalmente para cursos renomados, como o de Medicina, a lista de espera é uma opção muito esperada. O prazo para manifestar seu interesse inicia quando é feita a chamada regular das vagas.
Classificação na lista de espera do SISU
Se você quer saber como passar no SISU, saiba que a classificação na lista de espera depende de alguns fatores, especialmente relacionados à quantidade de vagas que ainda estão em aberto. Exemplo: suponhamos que em um curso existem 10 vagas para a sua concorrência. Dessa forma, você ficou em 14° lugar. Ou seja, você ficou na quarta posição da lista de espera e terá a chance de chamada se 4 pessoas não forem realizar a matrícula no prazo estipulado.
O número de vagas e a classificação, dessa forma, vai sempre variar. Por essa razão, é importante estar sempre por dentro das datas divulgadas pelo MEC, além de ficar de olho no site para entender a possibilidade ou não da sua chamada. Caso contrário, existem os riscos de passar pela data e você perder a matrícula.
Matrícula
Lista de espera divulgada e seu nome foi convocado na chamada seguinte, o que fazer agora? Além de comemorar bastante, você vai precisar fazer a matrícula. Novamente, ressaltamos: se esse passo não for concretizado na data correta, você perde a oportunidade. Então não dorme no ponto, viu?
Entenda no cronograma quais são as datas da matrícula, as quais podem ser feitas online, facilitando muito o processo. Mesmo que a universidade esteja em outra cidade, não há a necessidade de fazer esse deslocamento inicialmente.
As datas vão variar de acordo com a instituição, assim como a documentação necessária. Normalmente, solicitam documentos básicos, como histórico escolar, identidade, CPF etc.
Acompanhamento e atualizações
Como dissemos, o acompanhamento é feito de diferentes formas, a depender da instituição que você pretende. As convocações se iniciam em torno de uma semana após o prazo de matrícula da chamada regular, terminando quando todas as vagas forem preenchidas.
Inclusive, pode ser que o aluno seja chamado depois do período de início das aulas, o que acontece geralmente em março, pois as próprias faculdades são responsáveis pelo resultado e pela chamada. Nesse momento, as faculdades costumam ligar para quem manifestou interesse na lista de espera, mas é importante que você também tenha atenção aos canais oficiais da universidade.
Outras oportunidades
Se, mesmo com a lista do SISU, você não esteja entre os convocados, não se preocupe, porque ainda existem outras opções de ingresso na universidade. Um dos principais diferenciais do Enem é justamente isso, ampliar as possibilidades que a pessoa terá.
ProUni
Uma dessas opções é o ProUni. Por meio dele, de acordo com alguns critérios preestabelecidos pelo programa, há a oportunidade de conseguir bolsas integrais em faculdades particulares. Alguns dos requisitos é não contar ainda com o diploma de nível superior, além de estar dentro da faixa de renda levantada.
Além disso, você deve ter feito, pelo menos, 450 pontos na média e uma nota maior que 0 na redação. Essas bolsas são concedidas apenas se você tiver cursado todo o ensino médio em escola pública.
Outros vestibulares
Existem universidades que ainda oferecem vestibulares e de forma bem simplificada. Há instituições, inclusive, que contam com o vestibular online e agendado. Sem sair de casa, você faz a prova e pode ser um dos selecionados para o vestibular no curso que você desejar.
Ingresso com a nota
Se nenhuma das opções ainda te atender, há a possibilidade de utilizar a própria nota do Enem para entrar em outras universidades, com ou sem financiamento. A boa notícia é que ainda há a oportunidade de contar com desconto. Quanto maior a nota, maior será o desconto concedido.
Caso tenha feito universidade e deseja retornar, também é possível voltar de onde parou. Ou seja, você vai concluir a universidade sem ter perdido aquele período que já foi estudado.
Então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre a lista de espera do SISU, suas particularidades e formas de participar? Mais uma vez, reforçamos a necessidade de ter atenção em relação aos prazos e acompanhar todas as atualizações pretendidas. É uma excelente maneira de realizar o sonho de ingressar no curso escolhido.
Se você deseja conferir outras dicas e novidades como essa, é só acompanhar a gente nas redes sociais: Instagram, Facebook, TikTok e YouTube.