Decifrando a nota de corte do SISU: o que você precisa saber!

Estudantes sorridentes em um espaço escolar aberto
6 minutos para ler

Quer decifrar com a gente a nota de corte do SISU? Todos os anos, o Enem é aplicado entre os meses de outubro e novembro. Depois, é preciso esperar por um período até que haja a divulgação da nota para, em seguida, serem abertas as inscrições para o SISU. É nesse momento que você define qual é a universidade pretendida e o curso que deseja fazer.

Ou seja, para quem deseja começar a sua vida acadêmica, esse é um dos passos mais importantes. É o momento de avaliar quais são as opções disponíveis e, assim, dar início à sua trajetória. Porém, ao mesmo tempo, esse é um período em que surgem muitas dúvidas, e a nota de corte é uma delas. Mas não precisa se preocupar. Neste material, explicamos tudo que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

O que é a nota do SISU?

Cada uma das especialidades do Enem gera uma nota. Dessa forma, você tem uma pontuação em Ciências da Natureza, em Linguagens, em Ciências Humanas, em Matemática e também em Redação. Para ingressar nas universidades, a nota pode variar um pouco. Existem instituições, por exemplo, que utilizam uma média simples. Nesse caso, você somar todas as suas notas e divide por 5. Em outras, algumas especialidades têm um peso específico, de acordo com a área de estudo.

Dessa forma, antes de tudo, é preciso entender qual é o curso que você pretende fazer, quais são as instituições e as regras específicas para ingressar nas universidades. Assim, você pode se orientar com mais foco para entender aquelas em que você tem mais chances de conseguir a nota mínima para estar entre as vagas disponíveis.

Quais são os fatores que influenciam essa nota?

Antes de entendermos mais detalhes a respeito da nota de corte especificamente, vamos explicar como funciona a nota do SISU de forma geral. Primeiro, é preciso levar em consideração que, no Enem, você pode acertar o mesmo número de questões que outra pessoa, mas obter uma nota diferente.

Isso acontece porque, no método TRI (Teoria de Resposta ao Item), o objetivo é analisar a coerência das respostas de um estudante. Se ele acerta todas as questões fáceis e erra as questões difíceis, por exemplo, há uma certa lógica. Por outro lado, se um candidato acerta perguntas difíceis e erra as fáceis, não há muito sentido, o que pode indicar “chutes”. Tudo isso impacta no resultado como um todo.

Agora, no caso da nota de corte, é preciso levar em consideração dois fatores específicos: o primeiro, como a gente já explicou, é o da universidade pretendida. O segundo é o curso. Existem aqueles que são mais disputados e, consequentemente, a nota de corte é maior.

Para entender qual é a nota de corte, é preciso levar em consideração a quantidade de vagas e também qual é a concorrência de que você vai participar.

Suponhamos que você participará da ampla concorrência, ou seja, sem entrar em sistema de cotas, e que pretende cursar Engenharia Civil. A nota de corte será aquela nota do último classificado de acordo com o número de vagas disponível para o curso de Engenharia Civil em Ampla Concorrência. Se a quantidade de vagas é 20, a nota de corte será a pontuação daquele que ficou em 20°.

Como alcançar uma boa nota?

Existem algumas estratégias que podem ser levadas em consideração por quem deseja se dar bem no SISU, principalmente quando entendemos mais detalhes sobre a nota de corte. Entre elas, destacamos especialmente:

  • conheça bem as regras do SISU e tudo relacionado às notas de diferentes universidades — pode parecer uma dica óbvia, mas é essencial que entenda sobre as regras do Sisu e as diferenças de pesos das universidades, uma vez que o cálculo da nota final vai ser diretamente influenciado por esses pontos;
  • depois de escolher o curso, avalie as últimas notas das universidades que você pretende ingressar — a partir do momento que você sabe qual será o curso que pretende cursar, faça uma breve pesquisa das universidades que seriam mais interessantes para as suas necessidades e para a sua realidade. Normalmente, elas compartilham as notas dos últimos anos. Assim, você pode mirar naquelas que tiveram um histórico com nota mais baixa;
  • acompanhe sempre a classificação parcial — as inscrições para o Sisu ficam abertas durante alguns dias e sempre há divulgação da classificação parcial. Não deixe de acompanhar e entender se você realmente tem chance para aquela vaga ou se é melhor buscar outra instituição que traria mais oportunidade;
  • tenha um plano B — é sempre importante ter um plano B no momento de definir o seu futuro enquanto acadêmico. Por isso, avalie outras formas de ingresso ou entenda se aquela opção de curso realmente é a que você define como prioritária.

Não atingi a nota. E agora?

Por falar em plano B, não podemos deixar este tópico de lado: caso você não atinja a nota de corte, ainda existem outras opções que podem ser consideradas para que você ingresse na universidade. Outras formas de ingresso que existem, por exemplo, são as seguintes:

  • prestar vestibular: existem instituições que ainda mantém o vestibular como uma das principais formas de ingresso. E o melhor, é que você tem a possibilidade de optar por aquelas que fazem o vestibular online, o que contribui para que esse processo seja concluído sem nem mesmo sair de casa;
  • utilizar a nota do Enem em outras instituições: se você não conseguiu pelo Sisu, ainda pode optar pela nota do Enem em outras universidades que aceitam essa forma de ingresso;
  • fazer reabertura de matrícula: e se em algum momento você já iniciou o curso em alguma instituição, pode ainda optar pela reabertura de matrícula e começar de onde parou.

Não se pode deixar de levar em consideração, ainda, que a escolha da nota vai influenciar diretamente na escolha do curso. Afinal, quanto mais concorrido for, maior será a nota. Nesse sentido, sempre tenha atenção a esse ponto para fazer a opção certa.

E então, deu para entender um pouco mais sobre como funciona a nota de corte do Sisu? Como vimos, é essencial que você tenha o conhecimento a respeito desse tópico no momento de optar por um curso, justamente por influenciar diretamente no sucesso ou não de seus próximos passos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com as suas conexões nas redes sociais!

Você também pode gostar