O Guia Definitivo sobre o Enem que você precisa conhecer
Quem está concluindo o Ensino Médio ou já está há algum tempo de olho em um curso superior, certamente tem interesse em ficar por dentro das principais informações sobre a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O exame serve justamente como uma porta de entrada para a graduação, disponibilizando várias opções de cursos pelo país.
Além da bolsa integral em universidades públicas, o Enem é um ótimo instrumento para quem almeja conseguir bolsas integrais ou parciais em instituições privadas. Então, está na hora de se aprofundar no assunto e tirar todas as suas dúvidas sobre o exame.
Fique de olho para não perder nenhuma dica e aproveite o conteúdo!
O que é o Enem?
O Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio, a maior avaliação do nível educacional no país. Aplicado desde 1998, seu objetivo é entender o desempenho dos alunos do Ensino Básico.
Mas é claro que de lá para cá, muita coisa mudou. Hoje em dia, o exame acontece todos os anos e, além de servir para avaliar a qualidade do ensino, ele contribui com a criação de políticas públicas que fomentam o ensino continuado.
Estamos falando das bolsas de estudos que colocam milhares de jovens na universidade pública e privada, para desenvolverem uma profissão e darem início às suas carreiras com um diploma em mãos. Gostou da ideia? Então, continue a leitura.
Como é feita a inscrição no Enem?
Para participar do Enem, você precisa estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio. Quem ainda não chegou ao último ano do colegial pode fazer a prova como uma forma de treinar suas habilidades, acostumar-se com o modelo da avaliação e se preparar para os próximos anos.
Isso porque só é possível se candidatar às vagas de Ensino Superior estando no último ano do Ensino Médio ou já tendo concluído essa etapa.
Quem também pode participar são as pessoas que estão cursando o supletivo ou foram aprovadas no Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja.
As inscrições do Enem abrem sempre no primeiro semestre do ano, geralmente no mês de maio. Sendo assim, é fundamental se organizar para realizar a inscrição cedo e garantir a vaga no exame. Além disso, é preciso ficar de olho nos prazos e acompanhar o cronograma de perto para não perder nada.
Quem quer se inscrever pode fazer isso pelo site do Enem. Lá, é necessário informar os dados pessoais, o status que você ocupa no Ensino Médio e se precisa de algum atendimento específico. Também é nessa fase que você vai escolher o município onde prestará a prova.
Por fim, é preciso pagar uma taxa de inscrição, caso não se encaixe em nenhuma das categorias de isenção. São isentos os alunos que:
- estão cursando o último ano do Ensino Médio em uma escola da rede pública;
- atingiram a nota mínima no Encceja no último ano;
- concluíram o Ensino Médio na rede pública, ou estudaram em instituições privadas como bolsista integral;
- têm renda familiar per capital de até um salário mínimo e meio;
- apresentam situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Qual é a importância desse exame?
Antes do Enem, os jovens e adolescentes que sonhavam com uma graduação em universidade pública precisavam mapear todas as instituições que ofereciam o curso desejado e se inscrever para o vestibular em várias regiões. Depois, era preciso torcer para que as provas não fossem no mesmo dia, e então começar a maratona de viagens.
Quem queria ingressar em uma faculdade privada precisava seguir o mesmo processo, prestando diversos vestibulares e fazendo um planejamento financeiro eficiente para arcar com as mensalidades. Com menos instituições de Ensino Superior disponíveis, o mercado era mais concorrido e os preços mais elevados.
Hoje, felizmente, a maior parte das instituições públicas e privadas aceita a nota do Enem como meio para ingressar no Ensino Superior. Isso permite que um mesmo candidato se inscreva para diferentes instituições, sem precisar ir até cada uma delas prestar a prova.
Além disso, o Enem permite que estudantes consigam estudar nas instituições privadas por valores muito mais acessíveis. Isso se dá graças às bolsas de estudos, que variam entre 50% e 100% do valor total do curso.
Dessa maneira, é fundamental mencionar que o Enem é um mecanismo de inclusão social e de fomento ao Ensino Superior, possibilitando novas perspectivas — especialmente, para quem tem menos recursos. É por meio dessa iniciativa que muitos jovens e adultos podem sonhar com o diploma na mão.
Quais são as vantagens de fazer a prova do Enem?
Prestar a prova do Enem pode ser benéfico por vários motivos. Como vimos, como estudante do Ensino Médio, você pode começar a participar do exame desde cedo, aproveitando para testar seus conhecimentos e praticar suas habilidades de cumprir com os horários estipulados para a avaliação. Essa é uma ótima forma de se preparar para a prova que realmente vai valer seu ingresso no Ensino Superior.
Além disso, o Enem é a grande chance que muitos estudantes têm de acessar a sua graduação, seja em uma instituição pública, seja nas melhores faculdades privadas do país. Isso é ainda mais importante em famílias de baixa renda ou com vulnerabilidade socioeconômica.
Seja para quem trabalha o dia todo para sustentar a casa, seja para quem já tem filhos ou mesmo para jovens de famílias que não conseguem arcar com o valor de uma mensalidade, o Enem permite a realização do desejo de continuar estudando.
Em muitos casos, esse pode ser o início de uma história diferente para todo um grupo familiar, já que um profissional formado tem mais chances de conseguir bons empregos.
Não é à toa que tantos jovens e adultos se dedicam durante anos à preparação para a prova. Debruçar-se sobre os conteúdos que serão abordados é a melhor maneira de conquistar um bom desempenho no exame e dar o próximo passo em direção à realização desse sonho.
Quando o resultado do Enem 2023 estará disponível?
O resultado do Enem 2023 estará disponível na Página do Participante a partir do dia 16 de janeiro de 2024. Para acessá-lo, basta entrar no portal do Inep, inserir o número do seu CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. Assim, você conseguirá visualizar a nota obtida na realização do exame.
As inscrições do SiSU começam no dia 23 de janeiro e finalizam no dia 26 do mesmo mês em 2024, e o resultado final é disponibilizado na página do sistema no dia 29 de janeiro. Já as inscrições do ProUni acontecerão do dia 26 a 29 de junho de 2024, e o resultado da primeira chamada será divulgado no dia 02 de julho. Para os candidatos interessados no FIES, é recomendado ficarem atentos ao cronograma e divulgação de novas informações.
Como é calculada a nota do Enem?
Para que as notas atribuídas no Enem sejam justas, o método usado para corrigir os cadernos não é tão convencional: ele atribui uma pontuação diferente, de acordo com os erros e acertos dos alunos que fizeram a prova.
Parece complicado, mas não é. Funciona assim:
- se uma questão teve muitos acertos, ela é considerada fácil;
- se ela teve muitos erros, é considerada difícil.
Se uma questão é muito fácil, o seu valor cai. Se ela é muito difícil e com poucos acertos, seu valor aumenta.
Dessa maneira, não basta acompanhar o gabarito da prova para ter uma ideia da sua nota. Na verdade, você só vai saber com precisão o seu desempenho depois que a divulgação oficial for feita por meio dos canais do Ministério da Educação.
Como a nota do Enem pode ser usada?
A prova do Enem pode, sim, ser usada como um instrumento de autoavaliação, como é o caso dos estudantes que ainda não têm 18 anos. Mas, em geral, ela é aplicada com o objetivo de avaliar a qualidade de ensino em todo o país — embora sua nota possa ser usada com várias outras finalidades.
Como uma maneira de incentivar o ingresso de jovens e adultos no Ensino Superior, o Governo usou o Enem na criação de políticas públicas. Em outras palavras, a nota pode servir para que os estudantes com os melhores desempenhos ganhem bolsas de 100% ou de 50% do valor da mensalidade nas instituições de Ensino Superior.
Em grande parte dos casos, o Enem é usado como uma alternativa aos vestibulares. Assim, os estudantes com uma boa nota não precisam prestar novamente as provas. A partir daí, dependendo da sua média final no exame, é possível escolher entre as alternativas que você vê, a seguir.
Entrar em universidades pelo SiSU
O SiSU é o Sistema de Seleção Unificada usado para que os estudantes possam ingressar em universidades públicas. Para tanto, é preciso obter uma nota mínima definida pela instituição.
A grande vantagem, nesse caso, é que em vez de prestar várias provas em diferentes localidades, você tem a opção de fazer apenas uma e concorrer para os cursos aos quais tem interesse pela nota do Enem.
Estudar no exterior
Existe uma alternativa bastante atrativa para quem pretende estudar fora do Brasil. Desde 2014, as faculdades portuguesas vêm aceitando o desempenho no Enem como forma de ingresso no Ensino Superior. Já são mais de 40 instituições de Ensino Superior em Portugal admitindo novos alunos dessa maneira.
Para tanto, vale se informar sobre os valores das mensalidades, os cursos disponíveis e as condições de moradia por lá.
Ter acesso a bolsas do ProUni
Um bom desempenho no Enem possibilita a participação no Programa Universidade para Todos, também conhecido como ProUni.
Nesse caso, você pode conseguir bolsas parciais e integrais para o Ensino Superior em faculdades privadas. Para isso, basta ter uma nota mínima de 450 na prova e não ter zerado a redação.
Como se inscrever para o SiSU, ProUni e FIES?
Após consultar a nota do Enem, é possível se inscrever no SiSU, ProUni e FIES. O Enem é a porta de entrada para diversas instituições de Ensino Superior, seja ela pública ou privada. Em muitas situações, a nota consiste no único requisito para entrar na faculdade, pois diversas instituições utilizam o recurso para que os estudantes consigam fazer o curso desejado.
Sendo assim, o aluno pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para tentar uma vaga em uma instituição pública de ensino que utilize a nota do exame como processo de seleção. Para pesquisar as vagas disponíveis e para escolher o curso desejado, é necessário fazer o login no site do SiSU e confirmar os seus dados.
O estudante de baixa renda também pode concorrer a uma bolsa integral (100%) ou parcial (50%) nas instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). A inscrição é gratuita e precisa ser realizada pela internet, na página do ProUni.
Além do mais, tem a opção do Fundo do Financiamento Estudantil (FIES), no qual o governo paga as mensalidades e você só paga depois de formado. A inscrição deve ser feita no site oficial do Fies Seleção. O estudante precisa fazer login pela conta gov.br e inserir seu CPF e senha.
Quais são as principais mudanças na prova do Enem?
Recentemente, foi feita uma modificação no Enem, dando origem ao chamado “Novo Enem”. A mudança propõe, principalmente, que o exame possa ser aplicado em termos distintos a partir do ano de 2024. Por isso, quem pretende se inscrever para as próximas fases deve prestar atenção a esse ponto.
O Novo Enem foi reestruturado para corresponder ao modelo do Novo Ensino Médio. Assim, o Ministério da Educação (MEC) propõe que as avaliações sejam voltadas para outras perspectivas. Essa próxima prova será constituída por dois instrumentos diferentes, aplicados em duas etapas.
A primeira delas vai abordar todos aqueles conteúdos da Formação Geral Básica (FGB), ou seja, trazer informações de forma contextualizada e criando uma interdisciplinaridade nos enunciados. Os temas vão abranger questões como trabalho, ciência, tecnologia e cultura.
A segunda etapa, por sua vez, terá foco nos Itinerários Formativos que compõem o Novo Ensino Médio. Seu objetivo é aprofundar tanto as competências quanto as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seguindo um instrumento com questões objetivas e discursivas, bem como a redação.
Transição para o Novo Enem
A transição para o Novo Enem vai ocorrer de maneira gradual. O ano de 2022 foi o primeiro a receber as atualizações e, por isso, é importante observar o que já aconteceu de diferente nessa versão em relação ao que era aplicado até a última prova.
O processo todo de mudança deve acontecer nos próximos 3 anos, com as seguintes etapas:
- 2022 — os referenciais alterados só serão aplicados para os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio;
- 2023 — as mudanças se estenderão para os estudantes do segundo ano do Ensino Médio;
- 2024 — a transição será concluída, com o novo modelo sendo aplicado também para os alunos que estarão concluindo o Ensino Médio.
Essa mudança é importante para abranger a nova Base Nacional Comum Curricular, que propôs uma série de mudanças nas escolas. Assim, para fazer uma avaliação precisa do desempenho dos estudantes, também foi necessário alterar o instrumento de análise.
Quais são os seus principais temas?
Para se preparar para o Enem, é muito importante estar por dentro de tudo o que pode cair na prova. Assim, você consegue focar seus estudos naquilo que realmente tem relevância e garantir um desempenho bem melhor, não é mesmo?
Fique de olho no que estudar!
Ciências Humanas e suas Tecnologias
- História: movimentos sociais, criação de leis e afins;
- Geografia: interpretação de gráficos e mapas, relação sociedade-meio ambiente, dados populacionais;
- Sociologia: interpretação de texto, desigualdades sociais, igualdade de gênero, entre outros;
- Filosofia: interpretação de texto, clássicos filosóficos e filosofia política.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Química: poluição atmosférica, camada de ozônio, efeito estufa, termoquímica e eletroquímica;
- Física: mecânica, potências e circuitos, cinemática, fundamentos de óptica e fenômenos ondulatórios;
- Biologia: ecologia, fisiologia animal, genética etc.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
- Língua Portuguesa: interpretação textual, figura de linguagem, gênero textual, domínio da norma culta;
- Língua Estrangeira: inglês ou espanhol, semântica, análise de texto;
- Literatura: interpretação textual e senso crítico;
- Artes: obras de arte e vanguardas artísticas;
- Educação Física: tabelas, ilustrações, interpretação, esportes, saúde, condicionamento etc.
Matemática e suas Tecnologias
- Grandezas Proporcionais;
- Análise Gráfica;
- Estatística.
Focando sua atenção e seus esforços nesses temas, suas chances de aprovar no exame tendem a aumentar significativamente. É sempre bom ter em mente que todos esses assuntos são abordados de forma contextualizada e, por isso, é interessante se dedicar a compreender a sua relevância dentro do cenário apresentado.
Qual é o cronograma do exame para 2023?
A prova do Enem para 2023 já está marcada, então, você já pode começar a preparação! As inscrições ocorrerão entre os dias 05 a 16 de março. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai realizar a aplicação das provas, tanto na versão impressa quanto na digital — as duas serão realizadas nas mesmas datas e com o mesmo conteúdo.
O primeiro dia será composto por:
- Redação;
- Questões de Linguagens e códigos;
- Perguntas de Ciências Humanas.
Já no segundo dia, o foco estará nas:
- Questões de Ciências da Natureza;
- Perguntas de Matemática.
Para compor a prova, serão aplicados 4 cadernos diferentes, mais o instrumento para a redação dissertativa de 30 linhas. Sendo assim, haverá:
- 45 questões relacionadas às Ciências Humanas e Suas Tecnologias;
- 45 questões sobre as Linguagens e Suas Tecnologias;
- 45 questões de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias;
- 45 questões de Matemática e Suas Tecnologias.
Para realizar toda a avaliação, os estudantes terão disponíveis um total de 10 horas e 30 minutos. No primeiro dia (05 de novembro), a prova terá 5 horas e meia; no segundo (12 de novembro), 5 horas.
É preciso ficar atento às mudanças no exame para que você não perca as oportunidades, como a inclusão do esquema seriado para os alunos que estão no 1 ano do Ensino Médio.
Como ingressar na Estácio com a nota do Enem?
Na Estácio, você pode ingressar nos cursos superiores com a sua nota do Enem. E o melhor: terá acesso a benefícios exclusivos e muito atrativos. Além de poder usar o seu resultado do Enem para entrar em uma das maiores instituições de Ensino Superior do Brasil, você ainda garante um desconto proporcional à sua nota.
É isso mesmo que você leu: ao prestar a prova do Enem e se inscrever para a graduação na Estácio, você garante um baita desconto. E, com uma nota acima de 300 pontos, você pode obter descontos que vão durar por todo o curso.
Além disso, você tem a alternativa de fazer toda a sua graduação pelo Programa Universidade Para Todos. São bolsas parciais e integrais para aqueles estudantes que fizeram o Ensino Médio na rede pública ou que foram bolsistas integrais na rede privada.
E tem mais! Se a sua média no Enem foi superior a 450, você já pode concorrer ao FIES. O melhor é que você só começa a pagar depois de obter o seu diploma, podendo se dedicar exclusivamente aos estudos durante a faculdade.
Com tantas opções, não existe mais desculpa para não ingressar no Ensino Superior, não é mesmo? Agora, é só planejar o próximo passo: a sua preparação para mandar bem na prova, garantir uma boa nota e ter acesso a todas essas alternativas que você acabou de conferir.
O que é o Enem Action?
A Estácio ainda conta com o Enem Action, uma plataforma pensada exclusivamente para otimizar a sua preparação para a prova. O canal é totalmente gratuito e conta com conteúdos completos sobre os principais temas.
São diversas videoaulas, simulados online e atividades para exercitar o conhecimento, além de um teste vocacional para ajudar você a decidir sobre a sua futura profissão. É a melhor maneira de cumprir sua jornada pré-Enem com eficiência e leveza.
Você tem a opção de estudar as grandes áreas de conhecimento, como:
- Biologia;
- Filosofia;
- Física;
- Geografia;
- História;
- Linguagens;
- Matemática;
- Química;
- Sociologia.
Ainda por cima, pode conferir a correção do Enem 2022 e aprender com as questões que já foram utilizadas em outras avaliações. Bom demais, não é?
O Enem Action também conta com um simulado que põe todos esses conteúdos à prova. Assim, você tem a oportunidade de testar como anda o seu desempenho e descobrir quais são os pontos em que precisa se dedicar mais para melhorar o seu resultado.
As questões são todas de múltipla escolha e estão organizadas em quatro diferentes áreas de conhecimento, tal como estão abordadas na prova do Enem.
Redação
E é claro que não poderíamos deixar a redação de fora! Responsável por uma parte significativa da nota, você precisa ter conhecimentos afiados para construir redações com absolutamente qualquer tema que surgir. Para isso, acreditamos no poder da prática como ferramenta de aperfeiçoamento.
Você vai contar com:
- Várias propostas de redação para praticar em casa;
- Videoaulas explicativas que vão facilitar a sua construção;
- E-books recheados de conteúdos para melhorar sua dissertação e argumentação.
Uma das maneiras de conseguir uma boa nota do Enem é por meio da redação. Dessa forma, é válido conhecer os possíveis temas que podem aparecer na prova. Confira:
- Evasão escolar;
- Importância da educação financeira;
- Mobilidade urbana;
- Violência doméstica;
- Impacto da indústria no meio ambiente;
- Redes sociais;
- Combate à depressão;
- Aquecimento global e efeito estufa;
- Racismo e desigualdade social.
Como se preparar para o exame corretamente?
Quem deseja garantir uma vaga em um curso, já pode iniciar a preparação da prova do Enem. Dessa forma, não deixe de ler atualidades, treinar redação, cuidar da saúde física e mental, e criar um eficiente plano de estudos.
Para conseguir alcançar uma boa nota, é válido refazer e analisar as questões das provas anteriores. Essa prática fará com que você conheça melhor o exame e os assuntos mais abordados em cada área do conhecimento.
Caso tenha dúvidas a respeito da carreira que deseja seguir, o teste vocacional do Enem Action pode ajudar. Com ele, você conhecerá os seus traços de personalidade, os seus valores e o seu estilo de trabalho.
Além do mais, no Experimento seu Brilho da Estácio, você poderá conhecer melhor os cursos ofertados pela instituição, os conteúdos ministrados e a equipe de professores de forma gratuita. Assim, conseguirá escolher a graduação de acordo com seu perfil.
Com tudo isso, seus estudos vão se tornar muito mais fáceis e simples. Como resultado, sua aprovação no Enem vai ser só uma questão de tempo. Então, é hora de se organizar para que possa começar a aprofundar os seus estudos.
Se você gostou do que viu por aqui e ficou feliz com a possibilidade de ingressar no Ensino Superior por meio do Enem, confira outros conteúdos do blog, conheça os cursos de graduação da Estácio e saiba como usar a sua nota do Enem na Estácio!