Financiamento com nota do Enem: dá pra fazer? Descubra agora!
O ensino superior requer investimentos e, por isso, é preciso organizar o orçamento para dar continuidade aos estudos. Mas é possível minimizar o impacto financeiro buscando opções como o financiamento com nota do Enem.
Alcançar um bom desempenho no exame aumenta muito as chances de conseguir o financiamento educacional. Inclusive, a nota afeta a maneira como esse benefício será disponibilizado.
Seja como for, vale a pena explorar oportunidades como essa para que você possa fazer a sua faculdade com parcelas compatíveis com sua realidade. Quer saber como funciona? Neste post, explicamos de que maneira a nota do Enem é utilizada para financiar o curso superior. Confira!
Programas de financiamento com base no Enem
Existem duas opções de financiamento público para quem deseja fazer uma faculdade particular. São programas oferecidos pelo Governo Federal, disponíveis em todos os estados brasileiros.
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma opção muito procurada. Nesse programa, os candidatos podem obter o financiamento de 50% ou 100% da mensalidade do curso escolhido.
Enquanto estiver cursando a graduação, você faz o pagamento apenas da coparticipação e do seguro contratado com o financiamento. O saldo devedor é quitado somente depois da formação, e o valor a desembolsar mensalmente é definido conforme a sua renda. É do FIES que trataremos nos próximos tópicos!
A segunda opção de financiamento com nota do Enem é o Programa Universidade para Todos (Prouni). Na verdade, ele não é bem um financiamento, já que oferece bolsas de estudo para quem deseja ingressar em uma faculdade particular.
Nesse caso, você pode obter desconto de 50% ou de 100% na mensalidade ao longo do curso inteiro. A diferença é que, ao concluir a faculdade, não existe um saldo devedor, já que se trata de uma bolsa. Dessa forma, é possível fazer uma faculdade particular por um valor menor ou até mesmo de graça, já que o governo custeia 50% ou 100% do valor das mensalidades.
Requisitos e critérios de elegibilidade
Para conseguir o financiamento com nota do Enem por meio do FIES, você tem que preencher alguns requisitos. O primeiro deles é ter realizado o Enem a partir do ano de 2010. Ou seja, você não precisa ter participado da edição mais recente.
Essa é uma grande vantagem para quem fez o Enem mais de uma vez. Afinal, dá para usar a sua nota mais alta para aumentar as chances de conseguir o financiamento da faculdade. Isso porque cada curso tem a sua nota de corte, e o candidato precisa alcançar essa pontuação para concorrer à vaga.
Existem outros critérios relacionado à média do Enem: para concorrer ao financiamento, o candidato precisa ter alcançado no mínimo 450 pontos de média e não pode ter zerado a redação.
Vale ressaltar que o financiamento com nota do Enem é destinado às famílias com renda mais baixa. Por isso, você precisa comprovar que a renda familiar é de no máximo 3 salários mínimos por pessoa.
Mas se sua renda familiar estiver acima disso, não se preocupe. Existe outra modalidade do FIES, o P-FIES, com juros reduzidos. Nesse caso, podem concorrer às vagas os estudantes com renda familiar de 3 a 5 salários mínimos por pessoa.
Como utilizar a nota do Enem no processo de financiamento
Como você viu, para concorrer ao financiamento com nota do Enem, basta que você tenha participado de uma das edições do exame a partir de 2010. As inscrições são feitas pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Governo Federal.
As inscrições para o FIES são abertas depois que é divulgado o resultado do Enem — e somente após as seleções feitas para as vagas do Sisu e do Prouni. Quem não tiver conseguido entrar na faculdade por meio desses programas pode tentar o financiamento com nota do Enem.
Geralmente, as inscrições são abertas duas vezes por ano, nos meses de fevereiro e julho. Na hora de fazer o cadastro, não é preciso informar a nota do Enem. Isso porque o sistema busca automaticamente a média de cada candidato. A seleção é feita de forma automática, dando preferência àqueles com o melhor desempenho no exame.
Benefícios do financiamento com Enem
Um dos diferenciais do financiamento com nota do Enem é a redução significativa no valor da mensalidade. Isso facilita a organização financeira do estudante e da sua família, permitindo investir nos estudos com mais tranquilidade.
Como você terá menos preocupações com questões financeiras, você poderá dedicar mais tempo aos estudos. Inclusive, tem vezes que a própria família também consegue dar um suporte para evitar que você trabalhe durante a faculdade.
Outro grande benefício é facilitar o acesso ao ensino superior para pessoas com renda mais baixa. Isso porque o programa amplia as chances de ingressar na faculdade, trazendo outra oportunidade para quem não conseguiu vagas nos demais programas.
Também não podemos esquecer os juros reduzidos — ou até mesmo zero! Com essa vantagem, você não ficará com uma conta muito alta depois de finalizar a faculdade. O prazo para fazer o pagamento é extenso, com valores de mensalidades personalizados para que cada pessoa pague um montante que caiba no orçamento.
Dicas para aumentar as chances de conseguir financiamento
A melhor forma de aumentar as chances de conseguir o financiamento com nota do Enem é alcançar um bom desempenho no exame. Mas você também pode escolher o curso com base na nota de corte e na sua própria média.
Como elas têm como base o desempenho dos candidatos daquele ano, essas notas são divulgadas somente depois que começam as primeiras inscrições para o FIES.
Para ter uma ideia, uma boa opção é conferir as notas de corte dos anos passados, já que a variação costuma ser pequena. Assim, você consegue escolher um curso com uma nota de corte condizente com o desempenho que teve no Enem.
Inclusive, o próprio site do FIES disponibiliza um simulador para que os candidatos possam conferir como ficará o financiamento da faculdade e entender se está de acordo com as suas expectativas. Isso também ajuda bastante a escolher o curso de acordo com a sua realidade financeira.
Outra forma de aumentar as chances de conseguir o financiamento é acompanhar a nota de corte. Ela costuma mudar conforme são feitas novas inscrições no sistema do FIES. Se você perceber que existe a chance de não conseguir uma vaga, pode mudar de curso quantas vezes desejar.
O mais importante é você saber que tem como conseguir o financiamento com nota do Enem, mesmo que tenha participado de edições mais antigas. Não se esqueça de ficar de olho no prazo para não perder a data de inscrição, e sempre acompanhe as notas de corte para ajustar o seu pedido de financiamento e aumentar as chances de conseguir o benefício.
Sabia que existem outras opções de financiamento além do FIES? Confira quais são os programas oferecidos pela Estácio para você conquistar a sua graduação!