Atualidades 2023: 9 temas que podem cair no ENEM

Atualidades 2023 9 temas que podem cair no ENEM
12 minutos para ler

Conhecer um pouco mais sobre as atualidades de 2023 certamente vai garantir um melhor preparo para o vestibular. Principalmente no caso do Exame Nacional do Ensino Médio, é interessante buscar por temáticas que fizeram parte dos noticiários ao longo do ano, pois o modelo de prova sempre traz alguma questão sobre os últimos acontecimentos — associando-o com fatores históricos, quando há alguma correlação.

Por isso, além de conhecer sobre as matérias que já fazem parte da sua rotina de estudos, não deixe de conferir os impactos da economia e da política mundial ao longo do ano. Inclusive, são algumas argumentações que podem ser pertinentes para a sua redação — e isso conta muito para os avaliadores!

Confira, neste material, alguns temas que podem cair no ENEM em 2023 e tire uma boa nota!

1. Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio tem sido alvo de muitos debates entre profissionais da educação há algum tempo. Afinal, são muitas as mudanças que ele propõe para a estrutura curricular das escolas, afetando a forma como as instituições oferecem as matérias para os seus alunos.

Na teoria, ele busca trazer mais flexibilidade e personalização de ensino. Porém, o que alguns profissionais afirmam é que a exclusão de algumas disciplinas, de acordo com a escolha do aluno, pode ser prejudicial para a sua formação enquanto indivíduo.

Para entender melhor esse debate, é interessante conferir qual é a proposta do Novo Ensino Médio. Como a ideia dessa estratégia é de trazer flexibilização, os alunos podem escolher as matérias que desejam cursar. Por essa razão, profissionais destacam que a formação completa do indivíduo pode ficar comprometida.

O Novo Ensino Médio traz ainda a criação de itinerários formativos, o que poderia possibilitar ao estudante uma formação mais ampla — adicionando ao currículo empreendedorismo ou culinária, por exemplo. Um outro ponto destacado pelos profissionais é que, na prática, os itinerários poderiam ser oferecidos para quem não tem tanta habilidade no assunto, além de acarretar em mais uma sobrecarga para alguns professores.

Por fim, outra contestação por parte de educadores é que não houve uma conversa com a sociedade para estabelecer as diretrizes para essas mudanças. Caso esse contato tivesse ocorrido, certamente alguns pontos teriam sido levantados durante a sua concepção.

Para o ENEM, é interessante entender qual foi a ideia por trás do projeto e os contrapontos apresentados. Assim, você passa a ter uma visão crítica relacionada ao tema, sem qualquer tipo de viés.

2. Mineração em terras indígenas

Se pegarmos a temática dos povos originários, um debate muito presente nos dias de hoje está relacionado à mineração nas terras destinadas a eles. Para se ter uma ideia, o garimpo nessas regiões cresceu 787% entre 2016 e 2022.

Em 2023, esse tema veio à tona devido à crise sanitária que ocorreu na Terra Indígena Yanomami. Como o garimpo avançou bastante na demarcação desse povo, tanto crianças quanto adultos enfrentaram casos de malária e desnutrição, chamando a atenção de todo o país. Esse é um ponto, portanto, que fere diretamente a cidadania desses povos.

O ENEM é uma prova que busca trazer questões relacionadas ao direito das pessoas, independentemente de raça e de gênero, além de trazer soluções que contribuam para reforçar a questão de cidadania.

3. Avanço da Inteligência Artificial

Algo que teve grande destaque durante o ano de 2023 foi o uso da Inteligência Artificial (IA) em diferentes situações. Afinal, o ChatGPT dominou as discussões em distintas áreas profissionais, bem como os demais avanços que essa tecnologia tem proporcionado para a sociedade de modo geral.

Diferentes correlações podem ser feitas na prova, como o impacto da IA nas relações de trabalho — existe algum risco de as máquinas substituírem alguma profissão? Como os profissionais podem utilizá-la como uma aliada, em vez de enxergá-la como um risco?

Além disso, quais são as questões éticas que esbarram no avanço da Inteligência Artificial, principalmente em algumas áreas, como a saúde? Existem discussões, por exemplo, sobre como os profissionais podem evitar que os algoritmos reproduzam vieses discriminatórios. Ou, ainda, como é possível garantir o desenvolvimento ético nas aplicações de diferentes setores.

Outro ponto importante de ter em mente está relacionado aos desafios que o uso da IA ainda enfrenta. Entre eles, é importante destacar:

  • a falta de compreensão a respeito das ferramentas e o seu uso;
  • as preocupações com a privacidade, especialmente quando levamos em consideração a Lei Geral de Proteção de Dados (abordaremos sobre ela mais adiante);
  • a falta de dados concretos para que a IA possa realmente executar demandas de qualidade (elas funcionam com base em informações para replicar comportamentos);
  • as dificuldades técnicas das pessoas que trabalham com as ferramentas.

4. Combate às fake news

As fake news têm sido um grande problema para a sociedade no Brasil e no mundo. Elas ficam mais alarmantes durante períodos eleitorais, momento em que pessoas de diferentes ideologias espalham mensagens atacando seus adversários.

Em 2018, essa foi a pauta da redação: com a temática “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, o objetivo era, justamente, o de fazer referência a essa problemática.

Neste ano, temos um fator novo: a PL das Fake News. Como sabemos, a redação requer do aluno conhecimentos gerais e também referências a diversas situações que vêm ocorrendo no Brasil e no mundo. Nesse sentido, se houver alguma questão na prova sobre desinformação, talvez essa seja uma referência que vá fazer toda a diferença!

Uma das propostas desse Projeto de Lei está atrelada, principalmente, ao combate do compartilhamento de matérias e notícias falsas nas redes sociais — independentemente do canal. Nesse sentido, a lei tem como intuito fazer com que as plataformas tenham um mecanismo para proibir contas falsas criadas para enganar as pessoas, bem como banir aqueles perfis geridos por robôs.

Ter o conhecimento sobre a PL, assim como o impacto das fake news para a sociedade de modo geral, poderá trazer bons argumentos em diferentes contextos, o que fará a diferença para a sua avaliação!

5. LGPD

A LGPD — também conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados — entrou em vigor no Brasil em 2020. Porém, ainda hoje, podemos observar os impactos na forma como as empresas devem agir em relação às informações de seus consumidores. Por isso, ela é considerada um dos principais marcos no que se refere à privacidade de dados no Brasil.

Por exemplo, nenhuma empresa pode entrar em contato com os seus clientes sem a devida autorização. Além disso, não é permitido que essas informações sejam repassadas para qualquer outro negócio. Existem, ainda, os dados sensíveis: aqueles que reportam alguma informação mais íntima do usuário, como a sua religião, a raça, a etnia e as questões genéticas, entre outros.

Nesse ponto, inclusive, é importante ter atenção quando pensamos nos objetivos do ENEM como um todo. Caso essas informações sejam divulgadas ou vazadas por parte de qualquer empresa — além de ir contra a legislação e trazer o risco de receber multas altas —, a privacidade do usuário é ferida de forma direta.

Ter em mente o que é a lei, qual é o seu objetivo, quais são os impactos na sociedade e como isso reflete na rotina das pessoas é sempre importante para uma prova que correlaciona questões atuais com direitos civis.

6. Impactos da chuva no Brasil

No que diz respeito à Geografia e ao clima, os impactos da chuva no Brasil não são as únicas temáticas que podem cair no ENEM, como também as mudanças climáticas de modo geral. Neste ano, diversas regiões do país foram castigadas devido a essas transformações — mais recentemente, por exemplo, o Sul sofreu com enchentes, e cidades inteiras destruídas.

Ter esse conhecimento é importante para trazer mais argumentações caso isso caia em uma redação. Porém, as chances de essas informações serem cobradas na prova são pequenas, uma vez que ela é elaborada com alguns meses de antecedência.

Por isso, é importante ter na ponta da língua, entre outros pontos:

  • o que levou a essas condições climáticas;
  • qual é a situação da Amazônia e o que dizem especialistas a respeito do assunto;
  • como as transformações climáticas impactam as condições humanas e os direitos das pessoas;
  • quais são as medidas que os governos podem tomar para minimizar os riscos aos moradores.

7. A moda perigosa do cigarro eletrônico

O uso de cigarro eletrônico também tem sido motivo de debates por profissionais e pela sociedade de modo geral. Isso porque eles viraram uma verdadeira febre por serem mais práticos (não havendo a necessidade de isqueiro, ou de gerar lixo a um primeiro momento) e devido ao seu aroma, que não traz tanto incômodo como o tradicional.

Porém, trata-se de um item que também pode ser considerado um problema de saúde pública. Dados do Instituto Nacional do Câncer revelaram, inclusive, que esse dispositivo causa problemas pulmonares graves.

Por essa razão, o debate em torno do consumo desses cigarros, especialmente por jovens, pode ser um tema que surja tanto nas questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias quanto na redação.

Entender os seus efeitos, as diferenças para os cigarros tradicionais e o impacto na sociedade pode contribuir para ampliar a argumentação em uma dissertação, bem como fazer correlações com outras áreas de ensino.

8. Combate ao capacitismo

Capacitismo significa discriminação ou preconceito social de pessoas que tenham algum tipo de deficiência. Ele ocorre sempre que as pessoas nessas condições são impedidas de exercerem seu exercício de cidadania, ou quando duvidam de suas capacidades de realizarem atividades comuns.

Deixar de contratar um profissional na empresa por ele ter qualquer tipo de deficiência é uma situação de capacitismo. Explicar o óbvio para alguém, durante uma conversa, apenas pela sua condição também é uma atitude que se encaixa nesse preconceito social.

Hoje, esse tipo de debate tem ganhado cada vez mais importância. Os Jogos Paralímpicos de Tóquio reforçaram ainda mais a necessidade de colocar essas discussões em pauta, uma vez que, durante as competições, comentários negativos e preconceituosos foram realizados nas redes sociais em diferentes contextos.

Tal assunto pode ser um tema relevante tanto para as questões objetivas quanto para a redação. Assim, é importante entender o conceito de capacitismo, o impacto no direito das pessoas com deficiência, as medidas de intervenção, os dados relevantes a respeito do assunto e alguns exemplos de leis para proporcionar maior inclusão de pessoas com deficiência nas empresas, entre outros pontos.

9. Trabalho análogo à escravidão

Em 2023, um tema que esteve bastante recorrente nos noticiários do país foi o de trabalho análogo à escravidão. Afinal, tivemos um recorde no número de resgates em quase 12 anos. Por isso, esse é mais um tema que pode cair tanto na redação quanto nas questões objetivas.

Existem diferentes características que permitem identificar um trabalho análogo à escravidão, de acordo com a nossa legislação, como:

  • quando a pessoa é submetida a trabalhos forçados;
  • quando há a servidão de um profissional devido a dívidas adquiridas com o empregador;
  • quando as condições de trabalho são degradantes e as jornadas são exaustivas.

A servidão por dívida, inclusive, tem sido muito comum quando analisamos o que sai nos jornais ao longo do ano. Um exemplo disso é quando um empresário traz pessoas de outras regiões do país, prometendo boas condições de trabalho. Depois de um tempo, cobra o valor de passagem, moradia, alimentação etc., com taxas de juros altas para que esse acumulado nunca acabe.

Por estar muito em evidência e ter operações em todo o país para combater o crime, é interessante que o candidato esteja por dentro sobre o que tem sido feito e quais são as medidas de intervenção. Além disso, é interessante que consiga fazer correlações com a nossa história (principalmente porque foram celebrados os 135 anos da aprovação da Lei Áurea recentemente) e outros dados importantes.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre as atualidades de 2023 que podem cair na prova do ENEM. Como vimos, tratam-se de assuntos que, muitas vezes, fazem parte de nosso dia a dia. Por essa razão, acompanhar noticiários, identificar temáticas que são tendência e ficar por dentro de como essas situações estão, de alguma forma, conectadas com outras disciplinas fará com que você se destaque na prova.

Se deseja conferir outros conteúdos como este, basta seguir as nossas redes sociais: estamos no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube!

Você também pode gostar