Empregabilidade: a Estácio é protagonista no seu desenvolvimento

empregabilidade
6 minutos para ler

A empregabilidade de um profissional começa a se formar ainda na faculdade. Para desenvolver as habilidades necessárias para conseguir um emprego e se manter empregado, é importante estudar em uma instituição que ofereça qualidade de ensino e de produção científica, inove e desenvolva tecnologias.

Nesse contexto, a Estácio oferece diversas vantagens e suporte aos seus alunos. No entanto, o protagonista da carreira deve ser o próprio estudante. Durante a graduação, ele apenas conta com as ferramentas necessárias para desenvolver seu potencial.

Neste artigo, você vai entender a importância do Ensino Superior para o sucesso profissional e como a Estácio adota políticas de empregabilidade nos seus cursos. Boa leitura!

Entenda o que é empregabilidade

A empregabilidade é um conceito relacionado à capacidade de conseguir e se manter em um emprego. Essa definição se relaciona com a capacitação profissional e com as habilidades que o mercado de trabalho exige.

Em outras palavras, quanto mais suas competências se aproximarem do perfil profissional que as empresas exigem, maiores serão as suas chances de conseguir uma vaga. E isso independe da sua área de formação.

Com as transformações que a tecnologia promove nos negócios e a alta competitividade, a tendência não é mais ter um emprego para toda a vida, mas sim ser sempre empregável. Por isso, todo profissional deve focar no constante desenvolvimento de suas habilidades e administrar a própria carreira.

Além do conhecimento técnico, as principais características que um profissional deve ter para ficar bem posicionado no mercado de trabalho, conseguir as melhores vagas e aprimorar sua empregabilidade são:

  • flexibilidade;
  • autoconfiança;
  • foco no cliente e visão de negócio;
  • empatia;
  • comunicação interpessoal;
  • liderança;
  • espírito competitivo;
  • proatividade.

A relação entre graduação e empregabilidade

Mesmo em momentos de instabilidade econômica, as empresas buscam profissionais capacitados para compor suas equipes. O motivo para isso é bem simples: é necessário ter pessoas preparadas e qualificadas para exercerem todas as funções.

Quanto maior for a complexidade das tarefas a serem executadas, maior será a capacitação exigida. Essa qualificação pode ocorrer em diferentes níveis, porém, no ensino superior ela tem maior abrangência.

Por isso, cursar uma graduação amplia o leque de cargos a serem ocupados por um profissional em determinada área. A faculdade habilita tecnicamente seus alunos e oferece oportunidades para que eles possam desenvolver habilidades sociais e emocionais. Dessa forma, o início de uma carreira sólida e bem-sucedida acontece durante o curso de graduação.

Os dados do relatório Um Olhar Sobre a Educação, de 2018, mostram que cursar o ensino superior no Brasil aumenta as chances de empregabilidade e de ter salários maiores. O estudo mostrou que quem tem diploma universitário no país ganha até 2,5 vezes mais do que alguém com Ensino Médio.

quiz-descobrir-o-seu-perfil-empreendedorPowered by Rock Convert

A Estácio ajuda a entrar no mercado de trabalho

Contar com uma faculdade que apóia o aluno e oferece suporte para que ele possa encontrar um estágio durante a graduação ou ter um emprego assim que se formar é fundamental. Confira os diferenciais da estrutura da Estácio.

Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE)

O NAE presta assistência aos discentes para que possam solucionar as dúvidas e ansiedades, por meio de ações que integram o aluno à vida acadêmica e favorecem o seu desenvolvimento pessoal, social e cultural. Essa ação é fundamental para a construção de suas identidades pessoais e coletivas.

O objetivo do núcleo é contribuir para o desenvolvimento de uma cultura acadêmica e facilitar a adaptação dos estudantes a esse ambiente, buscando a integração entre aluno, professor, colaborador e direção.

Estácio Carreiras

O portal Estácio Carreiras é um ambiente virtual, no qual o aluno pode obter informações sobre carreira e se capacitar. A plataforma oferece algumas orientações profissionais, tira dúvidas sobre elaboração de currículo, processos seletivos, estágio, entre outras.

Também é possível encontrar oportunidades de emprego e estágio para que alunos e egressos possam exercer seu talento. Para quem deseja empreender, há um espaço para tirar as ideias do papel e torná-las reais, além de cursos exclusivos e informações sobre a Empresa Júnior da Estácio.

Laboratórios de Práticas Específicas

Desde o início da graduação, os alunos da Estácio contam com o apoio de laboratórios de práticas específicas. Assim, eles vivenciam na prática como será a carreira após a faculdade. Alguns exemplos são:

  • Núcleo de Práticas Jurídicas: permite aos alunos de Direito atuarem orientados pelos professores com casos reais. O núcleo é aberto a comunidade e fornece orientações jurídicas;
  • Laboratório de Habitação e Escritório Modelo: desenvolve ações de cunho social no curso de Arquitetura e Urbanismo e desenvolve projetos internos nos mais diversos setores, auxiliando o corpo docente no desenvolvimento das disciplinas de projeto;
  • Laboratório de Anatomia: atende diversos cursos da área de saúde, com peças necessárias para um bom desenvolvimento das disciplinas.

Portal de Vagas

No Portal de Vagas da Estácio, as empresas podem anunciar oportunidades de trabalho e ter acesso aos melhores candidatos do mercado. Também é possível cadastrar seu currículo e ter acesso a milhares de vagas de estágio e emprego.

É possível encontrar cargos em todas as áreas e de acordo com o seu perfil. Além disso, existe um blog dentro do portal com informações, dicas e notícias sobre o mercado de trabalho.

Eventos

A Estácio promove regularmente a Feira Virtual de Estágios com o objetivo de alavancar a carreira de seus alunos. Com formato 100% online, o evento permite a conexão de profissionais das mais diversas áreas em todo o Brasil, além de oferecer uma programação completa para os visitantes.

Além do foco em ofertar vagas de estágio, trainee e emprego, a feira promove debates, palestras e oficinas sobre temas pertinentes ao ambiente corporativo. Dessa forma, alunos e egressos podem entrar em contato com recrutadores e se preparar melhor para o mercado de trabalho.

A alta empregabilidade dos alunos da Estácio é um reflexo de diversas atitudes que contribuem para esse sucesso. Os cursos da instituição apresentam currículos atualizados, que oferecem o desenvolvimento das competências necessárias para a inserção no mercado de trabalho, aliados à metodologia de ensino que coloca o aluno no protagonismo da aprendizagem.

Gostou de conhecer os diferenciais da Estácio? Então, não perca tempo e acesse nosso site para saber mais sobre os cursos e processos seletivos!

Você também pode gostar