Planejamento financeiro mensal: saiba como fazer o seu
Quer controlar os gastos ou guardar um dinheirinho para começar um curso? Saiba que o planejamento financeiro mensal é a ferramenta ideal para controlar de perto o orçamento e de quebra ajudar você a tomar decisões conscientes sobre a sua grana.
Elaborar o seu planner de gastos mensais não precisa ser um bicho-de-sete-cabeças, não. De forma simples e prática, ensinamos neste post um passo a passo para você se organizar e fazer as pazes com a sua grana todo fim do mês.
Confira a seguir!
Qual é a importância do planejamento financeiro mensal?
O planejamento financeiro mensal vai ajudar você a gerenciar o dinheiro com sabedoria e de maneira consciente. É a ferramenta certa para acompanhar com clareza a sua situação financeira, controlando entradas e saídas para definir prioridades, seja começar um curso ou fazer uma viagem.
Em suma, criar um planner de gastos mensais é essencial para que você tenha paz de espírito sobre o seu dinheiro. Com ele, você não precisará ter medo de checar o extrato ou com ficar receio de não ter valor suficiente para cobrir seus gastos. Se você se organizar, fica mais fácil equilibrar tudo e passar o mês sem sufoco.
Como fazer um planejamento financeiro mensal?
Agora que entendeu por que é bacana investir em um planejamento mensal financeiro, é hora de conhecer nosso passo a passo para começar a fazer o seu. Vamos lá?
Conheça as suas receitas e despesas
O primeiro passo para fazer um planejamento mensal pessoal é conhecer suas receitas e despesas, ou seja, quanto você ganha e quanto você gasta. Nada pode ficar de fora, viu? Aquele almoço diário fora de casa ou uma dívida antiga, por exemplo, precisam entrar nessa listinha também.
Faça uma planilha de gastos mensais
A organização financeira vai ser mais fácil se você apostar em uma planilha de gastos mensais. Você pode criá-la em um caderno ou no Excel, se preferir. Não há uma regra, e ela pode ser feita de maneira bem simples. Comece, por exemplo, separando suas receitas e despesas e anotando o valor de cada uma.
Mas, se preferir, pode utilizar os modelos prontos de planilhas que já existem pela internet para facilitar. Há vários exemplos bacanas que podem ajudar no seu dia a dia!
Utilize aplicativos para controle financeiro
Além das planilhas de gastos, vale a pena apostar na tecnologia na hora de fazer o planejamento financeiro também, viu? Afinal de contas, existem diversos apps úteis e fáceis de utilizar por aí. A seguir, selecionamos os melhores. Veja agora:
- Organizze: simples, fácil de usar e disponível em várias plataformas;
- Mobills: apresenta dicas e notícias sobre finanças pessoais e envia lembretes sobre vencimentos de faturas;
- Guiabolso: faz sincronização bancária e oferece descontos de parceiros;
- Minhas Economias: programa transações e sincroniza e verifica o saldo de contas bancárias
- Orçamento Fácil: faz sincronização bancária e define lembretes para contas próximas do vencimento.
Pense nos seus objetivos
Depois de entender quais são suas entradas e saídas, é o momento de pensar nos objetivos financeiros. Vamos usar novamente o exemplo do curso. Se a sua ideia é fazer uma graduação, vai ser necessário reservar uma quantia para a mensalidade, materiais didáticos e outros gastos adicionais. Tudo deve ser considerado.
Defina uma quantia a ser poupada
O próximo passo para fazer um bom planejamento financeiro mensal é estabelecer uma quantia a ser poupada. Muitas vezes, é melhor guardar pouco do que nada, afinal, você precisa começar de algum lugar, certo? Pense em um valor mínimo e prepare-se para a próxima etapa.
Corte gastos desnecessários
Cortar gastos desnecessários é um desafio para muita gente, pode acreditar. Mas, saiba que o processo fica mais fácil se você acompanha suas finanças com o planejamento financeiro mensal.
Abaixo, listamos alguns gastos que podem ser reduzidos ou eliminados do seu dia a dia. Acompanhe:
- Gastos com assinatura de revistas, clube de vantagens etc.;
- TV a cabo;
- Supermercados diferenciados e mais caros;
- Delivery de comida;
- Celular pós-pago;
- Exagero na compra de itens em promoção.
Evite as compras por impulso
Por fim, para elaborar um bom planejamento financeiro mensal, é fundamental evitar as compras por impulso. E esse também é um desafio para muitas pessoas. Pense em quantas vezes você já comprou que não precisava de verdade. Para se ter uma ideia, uma pesquisa revelou que 44% das compras efetuadas pela internet são feitas por impulso. Bastante, né?
A boa notícia é que é possível, sim, driblar esse hábito e ser mais consciente com o seu dinheiro, especialmente quando aquela oferta irresistível surgir do nada. A seguir, listamos dicas valiosas para fugir das compras por impulso. Veja!
Faça listas do que vai comprar
Vai ao mercado? Faça uma lista do que realmente falta na despensa. Isso vale também para idas ao shopping. Assim, você evita levar o que é supérfluo e foca só o que precisa de verdade.
Pesquise e compare preços
Antes de comprar, faça uma pesquisa rápida para buscar as melhores ofertas. É incrível como podemos economizar bastante só dando uma olhada pela internet em outros preços por aí.
Evite compras parceladas
Compras parceladas parecem uma boa ideia, mas nelas estão embutidos juros que farão diferença no final das contas. O ideal é sempre pagar tudo à vista, assim, você consegue ver o real valor daquilo que comprou.
Evite fazer compras para compensar algo
Você já se compensou por um dia ruim? Seja com comida ou roupa? Já comprou mais do que deveria só porque está triste? Esse tipo de situação é comum, só que afeta o seu bolso. Quando seu humor oscilar ou algo de ruim ocorrer, o ideal é respirar fundo e esperar para comprar qualquer coisa quando você estiver melhor.
Esse foi nosso passo a passo para um bom planejamento financeiro mensal! Agora que sabe mais sobre o assunto, pode elaborar um planner de gastos mensais de maneira consciente para atingir seus sonhos, não importa quais sejam.
E aí, gostou do conteúdo? Aproveite que está por aqui e conte nos comentários se você já faz o seu planner de gastos mensais!