No que investir em 2022: 6 opções rentáveis que não requerem altos valores de investimento
Afinal, no que investir? Guardar dinheiro é uma ótima forma de dar os primeiros passos para a sua independência financeira. Mas você já pensou em investir esse dinheiro, ou seja, fazer com que ele renda mesmo sem nenhuma movimentação? Saiba que isso potencializa os seus ganhos e ainda permite que você tenha cada vez mais segurança em relação ao seu futuro.
A boa notícia é que você não precisa de altos valores para investir. Hoje existe uma série de opções de investimento de qualquer valor, sem a necessidade de uma quantidade mínima para começar a fazer o seu dinheiro render. E isso pode ser uma boa forma de empreender na pandemia ou fora dela.
Quer saber em que investir em 2022? Então continue a leitura e veja quais são as opções mais rentáveis!
Quais são os principais tipos de investimento?
Antes de entender quais são as principais opções de investimento para 2022, é importante que você saiba quais são os tipos de investimento possíveis. Afinal, você já deve ter ouvido falar da bolsa de valores, não é mesmo? Por outro lado, ainda existem outras opções rentáveis nas quais você pode investir.
Ativo
Um dos tipos de investimento que você pode realizar é chamado ativo, ou seja, todo “bem” gerador de renda. Portanto, um imóvel alugado, por exemplo, é um ativo, já que é um bem que gera renda constantemente para o proprietário.
Porém, além dos imóveis, existem outros exemplos de ativos nos quais você pode investir. Tesouro Direto, ações pagadoras de dividendos e fundos imobiliários são algumas alternativas.
Passivo
O passivo é um tipo de investimento que, apesar de representar um bem, não gera renda. Para ficar mais claro, volte ao imóvel sobre o qual falamos anteriormente. Ele é um ativo quando está alugado, não é mesmo? Afinal, gera renda todos os meses para o proprietário.
Porém, imagine que, em vez de alugar, você decidiu viver nesse imóvel. Ele não está mais gerando renda, apesar de ainda ser um bem que faz parte do seu patrimônio, não é mesmo? Esse imóvel, nessa situação, transforma-se em um passivo.
Dessa forma, passivos são bens que não geram renda, mas fazem parte do patrimônio de uma pessoa. Eles podem se valorizar ao longo do tempo, por exemplo, podendo gerar um retorno quando são vendidos.
Bolsa de valores
A bolsa de valores é outro ativo importante para investir. Nesse mercado são comercializadas ações de empresas que possuem capital aberto, mas você sabe o que são essas ações?
Ações são “partes” de uma empresa. Quando uma empresa abre o capital, ela se divide em partes. Dessa forma, em vez de ter apenas um proprietário, ela vende essas partes para investidores que se tornam, também, proprietários da empresa.
Assim, você pode esperar que essas ações se valorizem, o que acontece quando a empresa aumenta o seu valor de mercado, para vendê-las e ganhar dinheiro. Contudo, algumas delas pagam os chamados dividendos, que são partes dos lucros da empresa ao longo do tempo.
Criptomoedas
As criptomoedas são um tipo de investimento que surgiu recentemente. Em alguns aspectos elas funcionam como as moedas nacionais — como o Real e o Dólar —, podendo ser usadas para comprar coisas. Porém, também podem ser uma forma de investimento lucrativa.
Afinal, as criptomoedas podem se valorizar com o tempo. Logo, o valor de 1 Bitcoin, em relação ao Dólar, pode aumentar ou abaixar devido a diversos fatores. Com isso, é possível comprar criptomoedas e esperar que elas sejam valorizadas para, posteriormente, vendê-las por um valor mais alto.
No que investir neste ano?
Agora que você já sabe mais sobre o que é investimento e os tipos possíveis, é hora de entender quais são as opções mais rentáveis para este ano. Veja agora alternativas que não exigem valor inicial alto para investimento.
1. Tesouro Selic
Esse investimento é um título emitido pelo Governo que paga, aos investidores, a taxa básica de juros, chamada taxa Selic. É como se você estivesse emprestando dinheiro para o Governo que, ao longo do tempo, paga juros para você. A grande vantagem aqui é que o Tesouro Selic tem liquidez diária, ou seja, pode ser resgatado a qualquer momento.
2. Títulos privados
Os títulos privados — que incluem o CDB, LCI e LCA — são parecidos com o Tesouro Selic. Porém, em vez de emprestar o dinheiro para o governo, você empresta para o banco, que também pagará uma taxa de juros a você. Eles podem ou não ter liquidez diária e a taxa de juros é geralmente predefinida. Portanto, você já investe sabendo quanto vai lucrar com aquele ativo.
3. Fundos de investimento
Você sabe o que são fundos de investimento? Eles são um conjunto diverso de investimentos — podendo conter fundos imobiliários e outros — que reúnem os recursos de diferentes pessoas. Dessa forma, você empresta o dinheiro para uma instituição, junto a outros investidores, e ela devolve com juros após o prazo estabelecido e em uma taxa pré-fixada.
4. Ações
As ações, como você já sabe, são partes de uma empresa. Dessa forma, ao comprar ações você está se tornando um investidor em determinado negócio. É quase como se tivesse começando a empreender.
Você pode comprar ações e esperar que elas se valorizem para vender posteriormente a um valor mais alto, lucrando com a operação. Mas também é possível comprar ações que pagam dividendos, o que permite que você receba parte do lucro da empresa todos os meses. Já é uma forma de conseguir pagar a faculdade, não é?
5. CDB
Um tipo de investimento que está em alta é o CDB (Certificado de Depósito Bancário). Ele também é uma forma de emprestar dinheiro aos bancos, que pagam com juros no futuro. Você pode escolher CDBs de liquidez diária (pode retirar o dinheiro a qualquer momento) ou com um prazo predeterminado. Os juros pagos são geralmente fixos anteriormente.
6. BDR
O BDR funciona de forma semelhante às ações. A diferença aqui é que ele se refere ao investimento em empresas estrangeiras, e não apenas nas do Brasil, como no caso da Bolsa de Valores. Dessa forma, você pode investir em empresas que atuam em outros países, incluindo big techs como Apple e Google.
E aí, conseguiu escolher no que investir? São diversas opções que podem ser bastante rentáveis para você e ainda não exigem altos valores iniciais para começar. Vale ressaltar que investir o seu dinheiro guardado é uma forma de planejar o seu futuro, alcançar sonhos e objetivos de carreira, além de garantir uma aposentadoria confortável.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais e propague a informação!