Edtechs: confira este guia sobre tecnologia na educação!

Mulher estudando no computador
8 minutos para ler

Já ouviu falar nas Edtechs, mas não sabe o que elas são ou como funcionam? Então, este conteúdo é para você. A seguir, confira um guia completo contendo os principais tópicos que permeiam esse tema. 

Bora lá?

O que são Edtechs?

No contexto da atual pandemia, o uso da tecnologia na Educação ampliou-se significativamente. O termo Edtech — fruto da junção dos termos em inglês, Education (educação) e Technology (tecnologia) — ganhou ainda mais destaque. 

O objetivo principal das Edtechs é criar modelos inovadores de aprendizagem. Porém, não se restringem ao processo de ensino-aprendizagem, já que podem englobar atividades operacionais e administrativas.

Quer saber mais sobre como elas funcionam? Este artigo traz informações relevantes sobre as iniciativas que vêm revolucionando a educação. Continue a leitura! 

Como funciona uma Edtech?

As Edtechs funcionam por meio de tecnologias, como a dos games, simuladores, inteligência artificial, robótica, as quais são utilizadas para aplicar inovações em atividades práticas e teóricas.

Constituem plataformas educativas, sistemas de gestão escolar, metodologias de treinamento corporativo, bem como startups que desenvolvem aplicativos para facilitar a aprendizagem, tornando-a cada vez mais personalizada.

Na Educação, segundo o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), as Edtechs da macrocategoria software podem ser organizadas de acordo com a tecnologia educacional:

  • Conteúdos: mídias que possuem propósito pedagógico (Objetos Digitais de Aprendizagem, Jogos educativos);
  • Ferramentas: utilizadas para a gestão escolar, com o intuito de otimizar processos e de organizar as atividades pedagógicas;
  • Plataformas: estruturas formadas por um conjunto de ferramentas e conteúdos (Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA, Sistema de Gestão Educacional – SIG | SIS).

Por meio de soluções integradas, as Edtechs atuam em diversos segmentos, desde a Educação Infantil até a Educação Corporativa.

Ficou curioso? Então, conheça o panorama das Edtechs brasileiras!

Quantas Edtechs existem no Brasil?

Menino estudando pelo computador
Grande parte das Edtechs do Brasil são do segmento de educação básica.

Segundo mapeamento realizado pelo CIEB e pela Associação Brasileira de Startups do Brasil (Abstartup), há, no Brasil, 566 Edtechs ativas no mercado da Educação, número 26% superior ao apresentado em 2019.

Dentre elas, a maioria se encontra no segmento da educação básica, 37,2%, onde atuam por meio da tecnologia educacional das plataformas, nas quais investem 46,8% das Edtechs brasileiras.

Onde estão sediadas as Edtechs?

58,7% das Edtechs distribuem-se no Sudeste, dentre as quais, 37,8%, no Estado de São Paulo. O Estado do Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 9,7% das Edtechs brasileiras. 

Esses números refletem a realidade do país, já que, no Sudeste, se encontram as maiores indústrias e a maioria das empresas nacionais e multinacionais, o que eleva a demanda por profissionais capacitados nessas regiões

10 principais Edtechs brasileiras

Como se trata de um mercado crescente, no Brasil, já existem Edtechs consolidadas e reconhecidas. 

Conheça abaixo as 10 principais Edtechs brasileiras

1. Niduu

A Niduu, startup maranhense, fundada em 2017, vem se destacando no mercado da Educação Corporativa. 

Após desenvolver aplicativo de gamificação e microlearning, a empresa de tecnologia educacional conquistou diversos prêmios no Brasil, pois investe na personalização dos treinamentos de acordo com a demanda de cada empresa.

2. Descomplica

A Descomplica é uma das maiores plataformas de ensino on-line do Brasil. Fundada em 2011, sempre uniu tecnologia a metodologias de ensino pautadas no aprendizado simplificado, rápido e eficaz.

As aulas em vídeos e o tutorial que apresentam ajudam os alunos a direcionar seus estudos, tornando a etapa pré-vestibular menos difícil.

3. Witseed

Fundada em 2017, a Witseed é uma Edtech também voltada para treinamentos corporativos. Por meio de vídeos personalizados, produzem conteúdos enriquecidos por um sistema de inteligência artificial da IBM, o Watson.

Seu objetivo principal é o ensino contínuo, mais conhecido como lifelong learning. Assim, as empresas que investem em sua tecnologia pagam valores anuais para ter acesso a Academias Temáticas, de acordo com cada área da corporação.

4. Brain Academy

A Brain Academy, fundada em 2017, começou a funcionar com o intuito de orientar as pessoas e os profissionais da saúde para um dos transtornos mais comuns hoje: as doenças emocionais. 

Por isso, desenvolve metodologias que capacitam crianças, jovens e adultos a manter equilíbrio entre mente, emoção e corpo, por meio de cursos focados na inteligência socioemocional.

5. Mundo 4D

A Mundo 4D alia tecnologia e ensino em diversas faixas etárias. Com proposta inovadora, a empresa aplica metodologias que agregam áreas como Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, a fim de inserir os aprendizes no mundo tecnológico. 

Ainda oferece currículo baseado na metodologia Big Five, que se pauta na Teoria da Personalidade e é difundida pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento (OCDE).

6. Qranio

Criança estudando no computador
Essas plataformas podem estimular muito a aprendizagem dos usuários.

A Qranio desenvolve métodos que visam tornar o ensino mais divertido

A plataforma possui soluções em diversas áreas da Educação, além de tecnologias educacionais que contemplam: Ensino Fundamental, ENEM, Biologia, Química, Física e Matemática. 

Seus usuários podem acumular as Qi$, moedas virtuais que possuem o objetivo de estimular os alunos a adquirir, cada vez mais, conhecimento.

7. UOL EdTech

Fundada em 2017, a UOL EdTech é o braço de tecnologia na educação do Grupo UOL, um dos maiores em conteúdo e meios digitais de pagamento. 

O objetivo dessa Edtech é continuar desenvolvendo plataformas tecnológicas, a fim de garantir aprendizagens 100% digitais não só a empresas, mas também a instituições de ensino e estudantes.

8. Studiare

A Studiare investe em metodologias de personalização da aprendizagem por meio do uso de tecnologias educacionais. 

Ao desenvolver algoritmos de inteligência artificial para ensino adaptativo, a empresa engaja mais os estudantes, aumentando sua eficiência no aprendizado acadêmico.

A Studiare também desenvolve plataformas de gestão acadêmica, mantendo-se sempre atualizada nas práticas de alta gestão.

9. Eduk

A Eduk, empresa de tecnologia na educação lançada em 2013, desenvolveu uma plataforma on-line de cursos profissionalizantes.

Foi uma das pioneiras em entretenimento educativo no Brasil, metodologia que educa de forma mais leve e divertida. A aprendizagem ocorre através de tecnologias familiares, como videogames e músicas, estimulando-se o ambiente lúdico. 

10. Geekie

A Geekie, startup fundada em 2011, foi uma das pioneiras a usar o ensino adaptativo no país. 

A Edtech possui três produtos principais: Geekie Test, Geekie Lab e Geekie Games. Mais recentemente, desenvolveu a Geekie One, plataforma de gestão escolar e pedagógica.

Conheça as 4 principais Edtechs do mundo

Agora que você já conhece as 10 principais Edtechs do Brasil, que tal conhecer as 4 que se destacam pelo mundo? Confira abaixo!

1. OpenClassrooms

A OpenClassrooms, empresa francesa de tecnologia educacional fundada em 2015, possui cursos para o desenvolvimento vocacional, nas áreas de TI, Tecnologia e Empreendedorismo.

2. Coursera

A Coursera, plataforma de cursos on-line fundada em 2012, conecta estudantes de todo mundo às melhores universidades do planeta

Por meio de vídeos, textos e testes, os estudantes têm acesso a uma diversidade de áreas, para desenvolver novas habilidades ou aprimorar as que já possuem.

3. Coorpacademy

Computador em uma mesa
Para além de conhecimentos básicos, algumas Edtechs ajudam no desenvolvimento de soft skills.

Edtech suíça, fundada em 2013, a Coorpacademy usa a tecnologia educacional em plataformas com cursos voltados a desenvolver as soft skills, além de habilidades específicas do mercado em que atua. 

4. CodeMonkey

A CodeMonkey é uma Edtech lançada em 2014 por especialistas em tecnologia e pedagogia. 

O objetivo de seus fundadores é ensinar programação para crianças, por meio de plataforma que usa jogos e interação para desenvolver habilidades cognitivas necessárias num futuro cada vez mais dominado pela tecnologia.

Qual a importância das Edtechs para a educação?

O principal papel das Edtechs é inovar na relação ensino-aprendizagem. 

Ao personalizar plataformas e permitir que os estudantes acessem cursos de universidades consagradas, as Edtechs mudaram a maneira de olhar o uso das tecnologias na Educação.

Na Estácio, você encontra plataformas individualizadas, que buscam tornar seu aprendizado mais ágil e simplificado

Gostou do guia sobre as Edtechs? Então, que tal conhecer os nossos cursos de graduação e conferir as plataformas e tecnologias que usamos para facilitar o aprendizado de nossos alunos? É só clicar aqui!

Você também pode gostar

Deixe um comentário