Preparação para o Enem: 8 dicas que vão deixar você pronto para a prova

preparação para o enem
6 minutos para ler

Tirar uma boa nota em uma prova importante é um desafio desde que se entra na escola até depois de sair dela, afinal, o Exame Nacional do Ensino Médio está aí para comprovar isso, não é mesmo? Porém, ele não precisa ser visto como um bicho de sete cabeças. Se você fizer uma boa preparação para o Enem, se sentirá muito mais apto a obter os melhores resultados e, quem sabe, até a ganhar aquelas lindas faixas que homenageiam os estudantes que mais se destacaram.

Está convencido disso mas não sabe como se preparar? Não tem problema, a gente ensina tudo! Neste artigo, você vai saber o que fazer para realizar uma boa prova e deixar a ansiedade de lado. Além disso, entenderá como é possível garantir a sua saúde física e mental em todo esse processo. Continue a leitura!

1. Priorize matérias com as quais você tem mais dificuldade

Tem matérias que dá vontade de a gente estudar para sempre. É só começar a revisá-las que as horas passam depressa, tudo flui e fechamos o livro com aquela satisfação de dever cumprido. Outras, porém, podem ser bem chatas e complicadas, para dizer o mínimo. É justamente essas que você deve priorizar.

Calma, estamos falando isso para o seu próprio bem, não por maldade. É importante focar não os seus pontos fortes, pois você já vai se garantir neles de qualquer jeito. Dê atenção às áreas em que é preciso se aperfeiçoar para ter um bom desempenho. Depois de um tempo, você verá que elas podem ser bem mais agradáveis do que se imagina.

2. Monte um cronograma e uma rotina de estudos

“Nunca deixe para amanhã o que se pode fazer hoje”. Pode ser que você ache essa frase um grande clichê ambulante e que tenha dado um suspiro de desânimo ao lê-la, mas o conselho é válido, viu?

Se você não criar uma rotina de estudos, corre pelo menos dois sérios riscos: 

  1. empurrar tudo sempre para depois e estudar menos do que deveria; 
  2. permitir que as tarefas invadam sua hora de descanso e de se alimentar, o que também pode ser prejudicial.

Por isso, faça um cronograma, estabeleça bem os seus horários e mantenha a sua rotina. Trate-a como uma espécie de obrigação e não como algo extremamente flexível. Aos poucos, você vai se acostumar a fazer sempre a mesma coisa todos os dias e vai achar tudo mais leve.

3. Cuide da saúde do corpo e da mente

Você não é uma máquina e ninguém exige que seja, ok? Portanto, não negligencie os cuidados que se deve ter com o corpo e com a mente. Reserve um momento do seu dia para praticar exercícios físicos e sinta todos os benefícios que eles podem proporcionar.

Além disso, cuide da sua cabeça programando um período do dia para fazer algo de que goste muito. Assim, você consegue relaxar em meio a esse turbilhão de obrigações. Que tal assistir diariamente um episódio da sua série favorita, ficar meia hora nas redes sociais ou ligar para aquela pessoa tão importante para você?

4. Faça simulados e exercícios

É importante não perder de vista ainda a realização de simulados e exercícios. Eles não somente vão mostrar até que ponto você está tendo domínio sobre as matérias, mas também evidenciarão em quais áreas específicas do conhecimento é necessário investir mais.

Planilha de gastosPowered by Rock Convert

Por exemplo, o programa de preparação do MEC oferece simulados oficiais para você se aperfeiçoar. Recorra a ele continuamente para ver a sua evolução. Esse fator, inclusive, contribuirá para que você aumente a sua autoconfiança.

5. Monte um grupo de estudos

Já pensou em ter companhia para ajudar você em todo esse processo de preparação para o Enem? Então, que tal montar um grupo de estudos? Convide pessoas responsáveis e que têm o mesmo objetivo que você para se reunirem. Juntos, vocês podem compartilhar conhecimento, tirar dúvidas uns dos outros e darem forças para que todos permaneçam aplicados.

Lembre-se de que, ao definir quais serão os integrantes do grupo, é necessário não extrapolar o número de participantes. Caso contrário, pode ser que o time não consiga se concentrar perfeitamente e nem gerir o tempo da forma como gostaria graças a conversas paralelas, entre outros fatores.

6. Durma bem no dia anterior

Você não quer chegar cansado na prova, não é mesmo? Então, durma bem. Se não fizer isso, poderá ter muito mais dificuldade para se concentrar, além de existir a possibilidade de o raciocínio ficar comprometido.

No dia anterior, comece a relaxar ainda cedo. Esqueça os eletrônicos, as saídas e concentre-se em ir para a cama em um bom horário, para não correr o risco de se distrair com algo e acabar perdendo um tempo precioso de sono.

7. Leve garrafa de água e uma boa opção de comida

Aposto que você sempre costuma ler por aí, até mesmo em memes, a necessidade de tomar água constantemente. Leve a dica a sério, principalmente na hora de fazer a prova do Enem. Tenha com você a sua própria garrafinha, para não precisar ficar saindo da sala sempre que sentir sede.

Além disso, não se esqueça, ainda, de levar alguns lanchinhos. Opte por comidas leves e saudáveis, que não vão fazer com que você acabe passando mal. Estando hidratado e sem fome, as chances de sucesso são ainda maiores.

8. Use roupas confortáveis

Você precisa estar se sentindo bem para fazer a prova. Essa afirmação não combina com o uso de roupas apertadas, que provocam coceira, quentes demais, entre outras características que podem incomodar bastante. Portanto, escolha bem as peças de forma que você fique bastante confortável.

Fazer uma preparação para o Enem envolve uma série de cuidados especiais para você se dar bem no dia do exame. Eles vão ajudá-lo a ficar mais tranquilo e a assimilar os conteúdos de maneira acertada.

Por falar em sucesso na prova, não se esqueça de que ter um bom desempenho na redação é essencial para tirar uma boa nota. Nós também vamos ajudá-lo nesse sentido! Baixe já o nosso guia explicativo para a redação nota mil.

Baixe nosso material sobre faculdade a distância agora mesmo!Powered by Rock Convert
Você também pode gostar