Playlist para estudos: indicações musicais para ajudar na concentração

Playlist para estudos: indicações musicais para ajudar na concentração
6 minutos para ler

Criar playlists para estudos é uma estratégia inteligente para maximizar a concentração e a produtividade durante o processo de aprendizado. Para isso, é importante selecionar músicas adequadas para bloquear distrações, induzir um estado de relaxamento e estimular a mente de forma positiva.

Ao longo deste texto, vamos explorar uma variedade de gêneros musicais e recomendações para potencializar os seus estudos e tornar o seu aprendizado mais eficiente e agradável.

Quer saber mais? Então, continue a leitura e confira como montar a playlist perfeita!

Como a música pode ajudar nos estudos?

Utilizar a música para estudar é uma ótima maneira de melhorar o foco, a concentração e a produtividade. Uma boa playlist é capaz de ajudar você a alcançar melhores resultados. A seguir, destacamos algumas das vantagens de elaborar as suas playlists para estudo. Confira!

Melhora a concentração

A música costuma reduzir os níveis de estresse e ansiedade, criando um ambiente mais relaxante para o estudo. Esse cenário permite que você se concentre melhor nas tarefas ao evitar as distrações causadas por preocupações externas.

Além disso, com a escolha certa das músicas, é possível aumentar a sua capacidade de raciocínio. Por exemplo, músicas instrumentais são frequentemente recomendadas para estudos, já que não competem pela atenção verbal, permitindo que você mantenha a concentração.

Ajuda a reduzir os ruídos

Você tem dificuldades para encontrar um canto silencioso para estudar? Então, saiba que a música pode atuar como uma máscara de ruído, bloqueando sons indesejados e proporcionando um ambiente mais calmo e propício para a concentração e aprendizado.

Aumenta a motivação

A música é capaz de afetar o humor e a motivação, tornando as sessões de estudo mais agradáveis e energéticas. Por exemplo, ouvir sua playlist favorita no dia em que você não está com muita vontade de estudar é uma ótima forma de ficar com a motivação em alta.

Por isso, é essencial escolher músicas para estudar que você gosta. Ao fazer isso, consegue deixar o ambiente de estudo com um astral positivo, o que também vai acabar melhorando a sua concentração.

Quais estilos de música podem entrar em sua playlist?

Ficou bastante claro que a música traz diversos benefícios para sua rotina de estudos e é capaz de potencializar o seu aprendizado. Mas isso nos leva a outra pergunta: quais estilos são mais interessantes para compor as suas playlists? A seguir, separamos algumas dicas!

Música instrumental

Já falamos da música instrumental, certo? Essa é a primeira opção de estilo musical para aumentar a sua produtividade. Existem diversos ritmos, como música clássica, jazz ou ambiental. As peças instrumentais são uma ótima maneira de criar um ambiente tranquilo e propício à concentração durante os estudos.

Isso porque, ao eliminar as distrações de letras ou vocais, esses gêneros permitem que a mente se concentre completamente nas tarefas que você precisa realizar. A natureza harmoniosa e muitas vezes relaxante da música instrumental torna as sessões de estudo mais produtivas e agradáveis, o que é ideal para a época de provas, por exemplo.

Batidas ambientes e sons da natureza

As batidas ambientes, como o estilo lo-fi hip hop ou músicas com sons da natureza, costumam ser boas escolhas para bloquear ruídos externos e aumentar o foco durante os estudos.

As batidas suaves e ritmos calmos do lo-fi hip hop criam um ambiente sonoro agradável que ajuda a manter a concentração. Já os sons da natureza, a exemplo do canto dos pássaros, barulho de uma cachoeira ou sussurro do vento, têm o poder de transportar a mente para um estado de tranquilidade, facilitando a sua rotina de estudos.

Música eletrônica ou chillout

As músicas eletrônicas mais leves, como o chillout ou downtempo, também são ótimas para suas playlists. Esse estilo é capaz de gerar envolvimento e estimular a mente ao mesmo tempo. Por isso, esse tipo de música é uma escolha popular para estudantes que buscam maximizar a produtividade e o prazer durante o estudo.

Trilhas sonoras de filmes ou videogames

Ao incorporar elementos épicos e emocionantes, as músicas que fazem parte dos seus filmes e jogos favoritos criam uma atmosfera que estimula a criatividade e a imaginação, proporcionando uma experiência ainda melhor na hora de estudar.

Além disso, a familiaridade com essas músicas pode criar associações positivas que ajudam na retenção de informações e no fortalecimento da memória. Consequentemente, você tem um elemento que auxilia no seu processo de aprendizado e na evolução dos seus conhecimentos.

Música clássica ou barroca

Por fim, vale mencionar a música clássica ou barroca. Esses estilos são reconhecidas por sua influência positiva na memória, concentração e retenção de informações durante os estudos.

Além disso, esses gêneros conseguem gerar um ambiente mais relaxante, facilitando a compreensão dos temas estudados. Com isso, você tem um aliado para melhorar o desempenho acadêmico e tornar o processo de aprendizado mais eficaz.

Como encontrar o que funciona melhor para você?

Elaborar boas playlists é uma boa pedida para aumentar o seu foco nos estudos. Graças a essas seleções com seus trechos favoritos, você tem mais chances de aproveitar ao máximo os benefícios da música na hora de estudar.

Para montar a playlist perfeita, você precisa fazer testes, de modo a entender o que funciona melhor no seu caso. Além disso, vale considerar diferentes situações na hora de escolher as músicas que vão integrar sua lista.

Vamos a um exemplo: se o ambiente está muito agitado, optar pela música eletrônica para abafar os ruídos é uma opção legal. Agora, se você estiver com dificuldades de concentração, as peças clássicas podem ajudar a relaxar e focar o conteúdo que precisa assimilar.

A música pode ser sua aliada dos seus estudos! Assim, ao entender como montar as suas playlists e usá-las nos momentos certos, você tem o que precisa para aumentar o foco e arrasar nas provas. Como resultado, você fica um passo mais perto de alcançar os seus objetivos. Por isso, não deixe de colocar em prática cada uma das nossas indicações.

Quer ficar por dentro de mais dicas de estudo da Estácio? Então, assine nossa newsletter agora mesmo e receba novos materiais no seu e-mail!

Você também pode gostar