Vai montar um grupo de estudos? Veja por onde começar

grupo de estudos
8 minutos para ler

A faculdade é um período que traz muitas mudanças para a rotina dos estudantes. São diversas atividades no campus, as aulas teóricas e práticas, as experiências em laboratórios, o início da vida profissional por meio dos estágios, a interação com colegas pelos grupos de estudo e muito mais.

A participação nesses grupos é interessante porque ajuda a melhorar o desempenho acadêmico. De quebra, contribui para ter mais autonomia, ser paciente, se tornar resiliente e desenvolver um maior senso de liderança ao delegar tarefas e atribuições aos demais.

Contudo, quem não está acostumado com essa estratégia de aprendizado costuma se questionar como fazer essa turma funcionar e ser realmente produtiva. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas infalíveis que vão ajudar nessa missão. Confira!

Por que montar um grupo de estudos é uma boa ideia?

A dinâmica da faculdade é intensa, e os conteúdos a serem estudados costumam ser bem densos. Os estudantes precisam cumprir atividades, realizar trabalhos, assistir às aulas, entre outras tarefas que fazem com que a sua rotina seja bastante corrida.

É interessante montar um grupo de estudos porque, dessa forma, os integrantes podem se ajudar mutuamente. Afinal, essas turmas independentes trazem várias vantagens porque:

  • contribuem para a formação de laços entre os colegas;
  • são ideais para fazer amizades e formar parcerias que podem ir além da vida acadêmica;
  • proporcionam muita troca de conhecimentos;
  • deixam o processo de aprendizado mais dinâmico e interessante;
  • facilitam assimilação do conteúdo;
  • são um incentivo ao compromisso com os estudos;
  • ajudam a manter todo o conteúdo em dia.

Como montar um grupo de estudos eficaz?

Se você ainda não participa de nenhuma turma como essa, vale aprender como organizar um grupo de estudos para reunir colegas com quem tem afinidade. Mas a intenção é juntar pessoas que estão interessadas em aprender de verdade.

Então é fundamental saber como montar esse grupo para que ele seja eficaz. Confira, a seguir, as dicas que separamos para você.

Não exagere na quantidade de integrantes

O excesso de pessoas pode ter efeito negativo e transformar os encontros em uma verdadeira bagunça. Afinal, além de ser preciso um espaço grande para receber todo mundo, é provável que ocorram conversas paralelas ou vários estudantes resolvam debater ao mesmo tempo.

Alguns poderão ficar entrando e saindo do ambiente, não acompanhar o ritmo dos demais e ficarem envergonhados de expor esse detalhe etc. Sem contar que, quanto mais participantes houver, mais difícil será combinar horários e dias para todos se reunirem. Portanto, o melhor a fazer é limitar o número de integrantes em, no máximo, seis.

Escolha os membros certos para o seu grupo

Considere que a intenção de montar um grupo de estudos é estudar. Então, opte por pessoas que você sabe que vão agregar valor para a turma e contribuir para o aprendizado de todos.

Não precisa escolher só aqueles que tiram notas altas. Afinal, a intenção do grupo é um ajudar o outro para que todos tenham um bom desempenho. Sendo assim, podem ser pessoas com dificuldades também, mas interessadas em aprender.

Conheça antes o perfil dos estudantes

Aproveite para conhecer previamente o perfil dos alunos que você chamará para estudar em grupo. Saber com quais matérias eles têm afinidade ou dificuldade é uma tática útil para balancear o grupo.

Dessa forma, é possível garantir que, pelo menos, cada um dos participantes domine um tipo de conteúdo diferente, sendo capaz de tirar dúvidas, explicar temas mais complexos, resolver questões e auxiliar no aprendizado dos demais.

Com base no perfil e nas facilidades de cada um, aproveite para dividir as responsabilidades e os temas. É possível aproveitar ainda mais o conhecimento e a experiência dos membros, inclusive, organizando o dia ou o momento em que cada um fará o papel de instrutor, por exemplo.

Banner do ebook manual de organização de rotina para quem estuda e trabalha

Defina dias e horários para estudar

Estabelecer dias e horários fixos é importante porque nem todo mundo estará livre ao mesmo tempo, pois cada um tem seus compromissos. Como é preciso conciliar a agenda de toda a galera, uma boa ideia é sugerir que os encontros sejam semanais e com duração de duas horas, no máximo.

Quanto ao dia, vai depender da agenda geral de todos. Se durante a semana não for possível, a solução é marcar os encontros no sábado ou no domingo, já que são dias de folga para a maioria das pessoas.

Monte um cronograma de atividades

Essa é uma dica muito útil sobre como otimizar um grupo de estudos. O cronograma é ideal para otimizar o tempo das reuniões e evitar que minutos preciosos sejam gastos com discussões sobre o que deve ser visto ou não naquele dia.

Para isso, vale a pena fazer um checklist de assuntos de cada matéria e estudá-los de acordo com o nível de dificuldade que eles têm ou que os integrantes apresentam. Além disso, você pode montar listas de revisão e tira-dúvidas em períodos de prova para dar aquele gás no desempenho da turma.

Defina um objetivo claro para o grupo

Há muitas estratégias para grupos de estudos que justificam a formação dessas turmas. Qual é a sua intenção? Seria para estudar as matérias do dia a dia em conjunto? Montar um time de reforço para quem está com dificuldades? Ou se reunir apenas nos períodos de prova para rever a matéria e se preparar para as avaliações?

Organize as sessões de forma dinâmica e produtiva

Ao definir o objetivo do grupo de estudos você conseguirá organizar da melhor forma os encontros. Isso porque haverá um foco maior, e todos reunidos ali terão os mesmos interesses. Vai ficar mais fácil ainda montar o cronograma de atividades para que os encontros sejam dinâmicos e produtivos, aproveitando ao máximo cada minuto com os colegas.

Escolha um lugar tranquilo para o grupo de estudos

De nada adianta marcar com a turma em um parque, por exemplo. Serão tantas distrações ao mesmo tempo que ficará difícil alguém se concentrar. O ideal é optar por um lugar tranquilo, com iluminação e climatização adequadas, e acesso à internet, já que vocês podem ter alguma dúvida, precisar fazer pesquisas ou acessar um material virtual.

Você pode aproveitar a biblioteca da faculdade. Uma boa instituição de ensino superior, como é o caso da Estácio, conta não só com um grande acervo de livros, mas também com cabines individuais, salas para estudo em grupo e computadores disponíveis para uso.

Converse com os membros do grupo para que eles colaborem evitando possíveis distrações. Por exemplo, é importante desligar as notificações do celular e manter o foco, sempre procurando cortar possíveis conversas paralelas e evitar ao máximo que a conversa desvie do tema principal.

Saiba lidar com as divergências

Por fim, é fundamental saber lidar com as divergências que poderão rolar ao longo dos encontros. Basta lembrar que ninguém é igual a ninguém. As pessoas que estão ali têm visões de mundo diferentes, histórias de vida bem distintas e experiências únicas.

Logo, ao tratar de temas mais delicados e que demandam debates mais aprofundados, é natural que fulano discorde de beltrano. Por isso, é preciso ter maturidade para saber ouvir e, acima de tudo, respeitar o próximo para não tornar um momento de troca de vivências e conhecimentos em um campo de guerra.

Como maximizar o aprendizado em grupo?

Para finalizar, anote essas dicas para estudar em grupo que vão maximizar o aprendizado:

  • respeite o ritmo de cada um;
  • incentive o compromisso com o progresso do grupo;
  • adote métodos colaborativos, como ensinar para aprender;
  • compartilhe materiais e recursos com os colegas;
  • proponha debates para fixar o conhecimento;
  • incentive a participação dos mais tímidos;
  • explore aplicativos e ferramentas para organização e produtividade.

Viu só como o grupo de estudos pode ser uma mão na roda no seu aprendizado e desempenho na faculdade? Isso sem falar que é uma ótima oportunidade para estreitar os laços com os colegas, fazer amizades e começar a desenvolver o seu networking. Então siga as nossas dicas e organize o seu próprio para aproveitar ainda mais a faculdade.

Gostou do post? Aproveite para conferir este outro conteúdo sobre como você pode começar a estudar agora para se qualificar sem perder tempo.

Você também pode gostar

Deixe um comentário