Encceja 2024: Como ele pode mudar sua vida?

Oportunidades e chances de mudar de vida não são fáceis de conquistar, não é mesmo? Todos os dias, trabalhadores de todo o Brasil correm atrás de novas perspectivas, mas o esforço muitas vezes pode se tornar cansativo dentro da rotina familiar, do emprego e de serviços domésticos. Para isso, era necessária uma oportunidade que levasse em consideração a relação do jovem com a família e trabalho, para que seus compromissos não ficassem no caminho do seu futuro. Assim, foi criado o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), a fim de garantir, com o certificado de conclusão de ensino fundamental e médio, um futuro melhor ao trabalhador.
Realizado desde 2002, o Encceja vem sendo aplicado como exame oficial de certificação desde 2016, quando o Enem, que antes tinha a mesma função, passou a ser utilizado apenas como prova de qualificação para o ensino superior. Essa mudança aconteceu devido ao perfil da prova do Enem ser mais voltada a estudantes que não estão há muito tempo fora das escolas.
Com uma média de idade de 30 anos entre os candidatos e contemplando diferentes experiências de vida, a prova do Encceja contém um número reduzido de questões que, por sua vez, são mais focadas na realidade de trabalhadores brasileiros.
Uma alternativa para melhorar as perspectivas profissionais de quem não terminou os estudos, o Encceja, portanto, é capaz de promover diversas mudanças nas vidas das pessoas:
- Certificação de escolaridade: O Encceja oferece a oportunidade de obter a certificação do ensino fundamental ou médio para aqueles que não completaram esses níveis de ensino na idade apropriada.
- Oportunidades de trabalho: Ter a certificação de ensino fundamental ou médio pode aumentar as oportunidades de emprego, pois muitos empregadores exigem pelo menos o ensino médio completo.
- Continuação dos estudos: Com a certificação do ensino médio, os candidatos podem se inscrever em cursos técnicos, profissionalizantes e, até mesmo, em vestibulares para ingressar em universidades.
- Valorização pessoal: Concluir os estudos e obter a certificação pode melhorar a autoestima e a autoconfiança, além de proporcionar maior reconhecimento social.
- Requisitos legais: Para certos concursos públicos, programas de estágio, ou para se inscrever em determinados cursos e programas de educação, a certificação do ensino médio é um requisito obrigatório.
Para além de novas oportunidades profissionais, o Encceja também promove mudanças pessoais, na educação e até no mercado brasileiro. Jovens e adultos se permitem sonhar ao enxergarem possibilidades de portas abertas para seu futuro.
O Encceja 2024 será aplicado no dia 25 de Agosto e os resultados serão divulgados 23 de Dezembro.
E você? Já deu um passo em direção ao futuro? Se você já está inscrito no Encceja 2024, mas ainda não começou a estudar, não se preocupe! A Estácio está aqui para te ajudar a mandar bem na prova e conquistar seus sonhos. Participe do Preparatório Encceja 2024 da Estácio e tenha acesso a conteúdos gratuitos com professores e especialistas no Exame!