Curso tecnólogo: tire todas as suas dúvidas sobre a modalidade

Curso tecnólogo
13 minutos para ler

É comum se deparar com diferentes categorias de graduação. Isto é, o curso tecnólogo, o bacharelado e a licenciatura. Isso é algo que chama a atenção e que comumente confunde quem não está familiarizado com esses termos e quer fazer a melhor escolha para o futuro acadêmico. Por isso, fica a dúvida: o que os distingue e para quem é indicado, por exemplo, investir em uma formação tecnológica?

Foi pensando nisso que desenvolvemos este conteúdo completo para você entender como são estruturados os cursos tecnólogos, quais opções de áreas do saber estão disponíveis nessa categoria e quais as perspectivas do mercado de trabalho.

Continue a leitura e fique por dentro!

O que é o curso tecnólogo?

É uma graduação. Ou seja, um curso de nível superior que pode durar entre um e três anos e ser realizado com modalidades de aulas distintas. É o caso do formato presencial, semipresencial, EAD (ensino digital) ou remoto. A oferta fica por conta da instituição de ensino (faculdade, universidade ou centro universitário).

Além da curta duração, o que diferencia esse tipo de curso é que ele prepara os alunos para atuar em áreas do mercado que estão passando por desenvolvimento e aprimoramento tecnológico contínuo. Por exemplo, os setores industrial, de infraestrutura, de produção audiovisual, de turismo e lazer.

Logo, os profissionais precisam ter competências específicas para lidar com processos de inovação, práticas científicas e uso de recursos tecnológicos em múltiplos serviços.

Tecnólogo vs técnico

O tecnólogo também é um curso superior. Logo, para você ingressar nele, é preciso fazer vestibular ou Enem e se matricular em uma instituição de ensino superior. Concluindo o período de formação, você recebe o seu diploma e pode atuar naquela área no mercado de trabalho.

O curso técnico, como o nome sugere, não é a mesma coisa. Ao contrário, é um curso de nível médio, que pode ser chamado de profissionalizante. Ele prepara o aluno para exercer uma função específica, com atividades muito bem-definidas dentro de alguma área, como saúde, administração, edificações etc.

Como resultado, o salário obtido tende a ser menor que o recebido por quem tem graduação. Além disso, determinados concursos públicos, cargos em empresas públicas e privadas são restritos para quem tem diploma de tecnólogo, licenciatura ou bacharelado.

Quais as diferenças entre tecnólogo e outras graduações?

Como já foi explicado, o tecnólogo é uma graduação mais curta e direcionada para capacitar profissionais para áreas diversas do mercado de trabalho. Porém, acontece que ela não é a única alternativa.

Para quem deseja entrar na faculdade, também há a opção de fazer uma licenciatura ou um bacharelado. Neste tópico, você vai compreender como eles funcionam e por que se diferenciam dos cursos tecnólogos. Veja!

O que é uma licenciatura?

A licenciatura é uma formação que dura entre três a quatro anos, podendo ser feita de forma presencial, semipresencial, ao vivo ou digital de acordo com cada instituição. O diferencial dos cursos deste eixo, como a Pedagogia, é que eles têm uma grade curricular com forte presença de conteúdos voltados para o processo de ensino-aprendizagem na educação básica — e isso não é à toa.

Você se qualifica ao longo dos semestres para planejar, organizar e lecionar aulas dentro de um determinado campo do saber (como a Matemática ou a História) nos ensinos fundamental e médio.

Mas não acaba aí, já que você também estuda sobre aplicação de avaliações, práticas de gestão escolar, metodologias ativas, práticas inclusivas na sala de aula e muito mais. Ou seja, você adquire uma visão preparatória para todo o sistema educacional.

O que é um bacharelado?

O bacharelado, por sua vez, pode ter entre quatro a seis anos a depender da área de formação. Embora haja cursos deste tipo que sejam exclusivamente presenciais (como Medicina, Direito e Psicologia), muitos outros podem ser realizados presencialmente, semipresencialmente, ao vivo ou digitalmente, como Administração, Biomedicina e Ciências Contábeis.

Esse formato de faculdade é pensado na preparação generalista para carreiras já presentes no mercado há bastante tempo, mas também engloba a teoria acadêmica e a iniciação científica no projeto pedagógico.

Inclusive, é comum que o bacharelado tenha matérias interdisciplinares com outros campos do saber. Conteúdos que vão discutir como as diferentes áreas do conhecimento convergem para o mesmo objetivo de estudo, pesquisa e trabalho.

Como resultado, a graduação se torna mais longa justamente porque há uma divisão mais extensa entre disciplinas práticas, experimentais e expositivas.

Quais são as áreas mais abordadas?

Engana-se quem acha que os cursos tecnólogos estão presentes apenas na área de Gestão e Desenvolvimento Industrial. Isso porque é possível encontrar esse tipo de graduação voltado para os mais diferentes segmentos do mercado, desde o de finanças e marketing até o de segurança e tecnologia.

Confira, abaixo, a seleção de cursos da Estácio que preparamos. Além de mostrarmos qual o foco de qualificação deles, indicamos as modalidades de aulas disponíveis para cada um e o tempo de duração deles. Assim, você tem um panorama de como será fazer faculdade com a gente.

Gestão de Recursos Humanos

O primeiro da nossa lista é o curso de Gestão de Recursos Humanos, oferecido de modo presencial, ao vivo, semipresencial ou digital. Além disso, você consegue terminá-lo em dois anos. O aprendizado do curso é direcionado para as demandas de Recursos Humanos, segmento no qual os formados vão atuar.

Você ficará por dentro de todos os processos realizados por esse setor, como recrutamento e seleção, desenvolvimento e gestão de clima e cultura organizacionais, segurança e boas práticas no trabalho, gestão de planos de carreira dos colaboradores, gestão de remuneração e benefícios e muito mais.

Gestão Pública

Com duração de quatro semestres e disponível no formato EAD, temos a formação em Gestão Pública que é voltada para o trabalho no setor público local, regional e federal. Por isso, você se aprofunda em conteúdos como governança corporativa, práticas orçamentárias, organização estatal, estrutura do poder público etc.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem dois anos e seis meses e pode ser cursada de forma presencial, ao vivo, digital e semipresencial.

A formação o qualifica para trabalhar no setor tecnológico com projetos de criação, desenvolvimento e aprimoramento de sistemas comerciais, assim como recursos e programas computacionais, que serão utilizados para atividades internas e externas das empresas.

Negócios Imobiliários

O tecnólogo em Negócios Imobiliários, por sua vez, o prepara para o mercado imobiliário, com habilidades de gerir vendas, fornecer pareceres técnicos sobre projetos e empreendimentos, avaliar e administrar imóveis etc. É um curso dinâmico, que pode ser concluído em dois anos e está disponível em EAD.

Investigação Forense e Perícia Criminal

Outra formação dessa seleção é a de Investigação Forense e Perícia Criminal, na qual você estuda os procedimentos de investigação e perícia em crimes diversos, incluindo os cibernéticos e ambientais, para dominar conhecimentos, por exemplo, sobre balística, genética e química forenses.

Contribuindo, assim, para a resolução de casos criminais. Ao todo, ela dura cinco semestres e você tem a possibilidade de fazer ao vivo ou no digital.

Gestão de Tecnologia da Informação

A graduação em Gestão de Tecnologia da Informação também dura dois anos e meio. Porém, está disponível em duas modalidades específicas de aulas: o presencial e o EAD.

Com ela, você se qualifica para atuar com a implementação, administração e manutenção dos processos tecnológicos que são adotados nos diferentes departamentos e serviços das empresas. É um trabalho extenso que requer conhecimento vasto das redes de computadores, banco de dados, suporte em TI, governança digital e muito mais.

Gestão Financeira

O curso de Gestão Financeira tem duração de dois anos e pode ser cursado no EAD, digital ou semipresencial. Por meio dele, você se qualifica para trabalhar em organizações diversas, atuando com fluxos financeiros, indicadores de ganhos e riscos econômicos, gerenciamento de despesas e de investimentos, análise de crédito, gestão de caixa e tudo mais que envolva os recursos da companhia.

Marketing

A graduação em Marketing conta com quatro semestres e está disponível nos seguintes formatos: presencial, ao vivo, digital e semipresencial. Ao longo dela, você estuda sobre como elaborar planos de marketing para produtos e serviços oferecidos por instituições públicas e privadas. Além disso, aprende sobre o direcionamento de estratégias tanto para o meio virtual quanto o offline.

Logística

No curso de Logística se estuda o transporte, o despacho e a distribuição de mercadorias em diferentes níveis — nacional, internacional, regional, estadual, municipal etc. Ele dura dois anos e você pode escolher entre as modalidades presencial, ao vivo, digital e semipresencial.

Ciências Contábeis

Nesse curso de bacharelado, o aluno aprende técnicas para garantir que as empresas e pessoas físicas mantenham a conformidade com a legislação em termos fiscais. Com duração de quatro anos nas modalidades presencial, semipresencial e ao vivo, ele tem contato com todas as principais áreas encontradas no mercado de trabalho, como direito tributário, estatística e empreendedorismo.

Além disso, o bacharelado em Ciências Contábeis é muito bem-vindo para pessoas que desejam prestar concurso público ou abrir o próprio negócio. Afinal, com tudo o que se aprende por lá, é mais fácil entender o funcionamento de uma empresa e fazer o empreendimento crescer.

Administração

Por falar em empresas, o bacharel em Administração é o profissional com mais bagagem curricular para gerenciar desde um setor de uma organização até grandes corporações.

Ao longo de quatro anos de curso, o aluno estuda uma grande quantidade de disciplinas voltadas para isso, incluindo marketing, gestão de pessoas, gestão de finanças, gerenciamento de projetos e contabilidade. É possível fazer essa graduação de maneira presencial, ao vivo, semipresencial e digital (EAD), conforme sua disponibilidade e objetivos.

Pedagogia

A Pedagogia é uma área voltada para o desenvolvimento do profissional que atuará no campo da educação, incluindo professores, diretores, coordenadores e outros especialistas do conhecimento.

A graduação é uma licenciatura e dura quatro anos, podendo ser feita presencialmente, a distância (EAD) e de forma semipresencial. O aluno estuda disciplinas que envolvem arte, filosofia do conhecimento, metodologias de ensino e didática.

Quais são as perspectivas de carreira e salários?

Para que você tenha uma perspectiva clara da média de ganhos de quem faz curso tecnólogo no Brasil, vamos aproveitar as áreas apresentadas no tópico anterior. Assim, você tem um panorama salarial mais completo e diversificado. Fique atento:

  • Gestão de Recursos Humanos: os dados do portal Vagas indicam que esse gestor ganha, em média, R$ 3.801,00;
  • Gestão Pública: segundo o site Glassdoor, o profissional da área ganha cerca de R$ 4.200,00;
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas: conforme o site Vagas, o Analista desse segmento recebe aproximadamente R$ 4.549,00;
  • Negócios Imobiliários: de acordo o site Vagas, o graduado nesse setor recebe R$ 4.219,00;
  • Investigação Forense e Perícia Criminal: o portal Glassdoor indica que um perito pode ter ganhos iniciais de R$ 10.000,00;
  • Gestão de Tecnologia da Informação: o site Glassdoor aponta ganhos médios de R$ 8.667,00 para o Gestor de Tecnologia;
  • Gestão Financeira: o portal Vagas, traz dados que apontam um salário de R$ 3.260,00 para quem lida com Gestão Financeira;
  • Marketing: conforme dados do site Vagas, o profissional de Marketing pode ganhar R$ 7.685,00;
  • Logística: os dados do site Glassdoor indicam que o profissional desse campo tem ganhos de R$ 4.493,00;
  • Ciências Contábeis: o site QueroBolsa aponta que os profissionais formados em Ciências Contábeis têm um ganho médio de R$ 4.955,14;
  • Administração: segundo os dados do site QueroBolsa, um Administrador formado recebe cerca de R$ 3.702,24;
  • Pedagogia: os dados mais recentes do site Vagas reportam um salário médio de R$ 2.989,00.

Tecnólogo pode fazer pós?

Por se tratar de uma graduação, toda pessoa que conclui um curso tecnólogo está apta a realizar uma pós-graduação. Aqui é importante frisar que não há restrição quanto ao tipo de pós a ser escolhida e que você pode fazer quantas desejar.

Inclusive, essa regra é reforçada em nota publicada no portal do Ministério da Educação. Abaixo, mostramos todas as possibilidades para você!

Especialização

A especialização é um modelo de pós com duração de 360 horas. A proposta desse tipo de curso é aprimorar sua bagagem de conhecimento profissional adquirida durante a graduação. Para isso, você escolhe uma determinada área de atuação e estuda tudo relacionado a ela, como conceitos, práticas, instrumentos técnicos, campos de trabalho etc.

Há outro formato de curso chamado de MBA, que também é de 360 horas, voltado para áreas de atuação dentro do ambiente corporativo e institucional. O objetivo é justamente preparar você para, dentro da sua categoria, assumir cargos de liderança e executar atividades estratégicas.

Mestrado

O mestrado, ao contrário das anteriores, é uma pós-graduação dedicada à produção de pesquisa científica com duração mínima de dois anos. Durante esse período, você produz artigos, capítulos de livros e outras publicações científicas e também realiza atividades acadêmicas — o que envolve, por exemplo, o planejamento e a realização de aulas, seminários, eventos etc.

Doutorado

O doutorado tem a mesma proposta do curso anterior. Porém, é um grau de formação no qual a produção científica é mais extensa e aprofundada, gerando contribuições sociais, culturais, econômicas e políticas para o país.

O projeto de pesquisa pode ou não ser a continuidade do trabalho defendido no mestrado (a dissertação). Por isso, ele tem uma duração maior, sendo realizado por, pelo menos, quatro anos.

Como você viu, o curso tecnólogo é uma graduação que abre as portas para diferentes tipos de pós-graduação, além de proporcionar que você conquiste empregos com boa estabilidade e retorno financeiro. Para completar, essa categoria reúne formações que estão com bastante demanda no mercado.

Logo, você consegue se formar em um tempo reduzido e, em paralelo, ter mais oportunidades de empregabilidade nos setores público e privado. Portanto, aproveite essa opção! Conheça todo o nosso catálogo de cursos tecnólogos!

Gostou do post? Pois não deixe de ler outro artigo interessante que preparamos sobre o assunto: afinal de contas, o diploma de tecnólogo é válido? Confira e tire suas dúvidas!

Você também pode gostar