Qual é o impacto no seu desenvolvimento profissional ao se graduar na Estácio?

desenvolvimento profissional
7 minutos para ler

Investir no desenvolvimento profissional é um passo muito importante para conquistar o seu espaço no mercado de trabalho. Nesse momento, contar com uma universidade que se importa com esse assunto é essencial para que você se mantenha motivado a dar o seu melhor em tudo o que fizer. 

A Estácio é um belo exemplo de instituição de ensino superior que desenvolve vários programas que visam estimular a criatividade e o potencial de cada universitário para que ele possa se destacar na carreira escolhida e também se tornar uma referência no seu segmento. Além disso, ela cria incentivos para os seus alunos, ampliando as suas capacidades e fornecendo infraestrutura e oportunidades.

Pensando nisso, preparamos este post para falar sobre o desenvolvimento da sua carreira e como uma instituição de ensino superior deve se preocupar com o impacto na vida profissional de seus alunos. Acompanhe a leitura!

Quais são os benefícios do desenvolvimento profissional ainda na graduação?

Muitas instituições de ensino não dão a devida atenção para o desenvolvimento profissional do aluno. Assim, o seu principal objetivo é apenas passar o conteúdo da grade curricular. Na Estácio, a preocupação vai muito além disso, pois ela visa o sucesso do aluno na carreira escolhida. Veja os benefícios dessa busca antes mesmo de concluir a graduação!

Mais motivação

O aluno se sente mais motivado quando tem os seus objetivos traçados desde a graduação. Na vida profissional, muitos desafios vão surgir e problemas terão que ser solucionados com rapidez. Porém, mesmo diante de tantos contratempos, o aluno estará focado naquilo que almeja e não se sentirá ameaçado pelos problemas que aparecerão.

Essa motivação é essencial para fazer com que o estudante não desista dos seus sonhos logo na primeira adversidade. Afinal, se olharmos para os nomes de destaque da sua área de atuação, veremos que, antes de chegar ao topo, essas pessoas enfrentaram muitos desafios que as moldaram e fizeram delas profissionais melhores.

Relações mais gratificantes

O desenvolvimento profissional possibilita que você crie relações mais gratificantes com quem realmente tem algo a acrescentar na sua carreira. Aprender com quem tem experiência no mercado é um dos pontos mais importantes a serem considerados quando se inicia a graduação.

É claro que a teoria é muito importante, mas a prática faz com que você entenda melhor os processos e tenha a experiência necessária para crescer profissionalmente. Aproveite as oportunidades de estágio — muito comuns durante a graduação — para conhecer profissionais experientes, que vão ajudá-lo a se destacar dos concorrentes.

Melhora no alcance de metas

Quando você sabe aonde quer chegar, consegue traçar estratégias eficientes para atingir esse fim. Um dos benefícios de buscar pelo desenvolvimento profissional ainda na graduação está relacionado ao alcance de suas metas. Isso porque é possível saber exatamente o que fazer para conquistar os seus objetivos.

Suponhamos que você quer se tornar presidente de uma grande empresa. Nesse caso, iniciar nos programas de trainee que são oferecidos por grandes organizações do mercado é um caminho interessante para alcançar esse objetivo. 

Ainda durante a graduação na Estácio, você encontrará programas que vão ajudá-lo a conquistar vagas em grandes corporações.

Por exemplo, a instituição de ensino lançou o Programa Trainee Estácio, que é destinado para alunos que gostam de desafios e que acreditam que o impacto na sociedade pode ser criado por meio de uma educação transformadora.

O programa terá uma duração de doze meses. Durante todo esse período, o aluno passará por uma imersão em unidades de negócios da instituição com a finalidade de conhecer de perto o desenvolvimento profissional da companhia.

Fique atento ao prazo de inscrição e às exigências necessárias para assumir o cargo. O programa tem seis etapas e você precisa se preparar para enfrentar seus concorrentes.

Possibilidades de se destacar

Quando uma instituição investe no desenvolvimento profissional do aluno, consequentemente ele se torna mais preparado para encarar os desafios do mercado de trabalho. Com todo esse conhecimento, ele consegue ter mais autoridade na sua área de atuação e, com isso, é possível ter o destaque necessário para atrair mais clientes para o seu negócio.

Isso só é possível porque a instituição consegue incentivar a busca pelo conhecimento e o desenvolvimento das habilidades profissionais, fatores indispensáveis na hora de iniciar a sua vida profissional.

Como a Estácio cria incentivos para os seus alunos?

A Estácio tem alguns programas que possibilitam a evolução e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus alunos. Dessa forma, é possível ampliar as oportunidades no mercado e fazer com que eles tenham um crescimento eficiente. Conheça agora os principais incentivos oferecidos pela instituição de ensino superior!

Formou Estágio: Trabalhando com um Tubarão

A universidade criou o Formou Estágio: Trabalhando com um Tubarão, uma parceria com o programa Shark Tank Brasil, do canal Sony.

Para participar, em primeiro lugar, o aluno precisa se inscrever por meio de um link que é enviado pela Estácio por e-mail.

Depois disso, é necessário enviar um vídeo de 30 segundos e peso máximo de 10Mb com um depoimento explicando por que ele merece a vaga de estágio e, também, precisa enviar o seu currículo no formato PDF. Todo esse processo é realizado por meio do link que foi disponibilizado.

Na primeira edição do programa, depois da seleção, os nove candidatos ficaram frente a frente com o tubarão Caito Maia, e o professor da Estácio, Rogério Rodrigues dos Santos, para tentar convencer o dono da Chilli Beans.

Rota das Carreiras

Outro incentivo que a Estácio disponibiliza é o Rota das Carreiras. Com esse programa, você conseguirá escolher a profissão que mais combina com as suas preferências. Essa ideia vai muito além de um teste vocacional, e o Téo, nosso assistente virtual, vai ajudar você a explorar carreiras por meio de exemplos cotidianos em uma experiência interativa. De maneira convidativa e leve, ele mostrará as profissões que mais se encaixam no seu perfil.

Possibilidade de internacionalização

O programa de Cooperação Internacional da Estácio tem como objetivo incentivar o intercâmbio e as relações internacionais, tanto para os profissionais que trabalham na instituição, quanto para os alunos. O intuito é também estimular o desenvolvimento acadêmico, tecnológico, científico, pessoal e cultural de todos os envolvidos.

Os alunos que têm interesse em realizar o intercâmbio, precisam realizar o preenchimento de um formulário — lembrando que isso não significa que a vaga estará garantida. Feito o seu cadastro, é preciso esperar por novas orientações da universidade.

Portanto, a Estácio ajudará você a potencializar o seu desenvolvimento profissional, oferecendo não apenas uma educação de qualidade, mas também oportunidades para que você adquira a experiência necessária para se destacar no mercado de trabalho.

Quer ler mais conteúdos como este? Assine nossa newsletter para recebê-los no seu e-mail em primeira mão!

Você também pode gostar