Sabia que existem cursos superiores de 2 anos? Conheça mais sobre o tecnólogo!

cursos superiores de 2 anos
6 minutos para ler

Os cursos superiores de 2 anos são chamados de tecnólogos e proporcionam uma formação mais breve e com foco prático. Devido à rápida e alta absorção pelo mercado de trabalho, essas graduações são cada vez mais requisitadas pelos estudantes. Além disso, a demanda por esses profissionais também é intensa.

Ao se formar em uma graduação tecnológica, você receberá o título de tecnólogo e estará preparado para atuar rapidamente na profissão escolhida. Por isso, quem busca formação rápida e eficiente deve investir nesses cursos.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você saber mais sobre os cursos superiores de 2 anos e conhecer algumas opções de carreira. Boa leitura!

Afinal, o que é um tecnólogo?

O tecnólogo é um curso superior de curta duração, de 2 a 3 anos. Eles são pensados para atender às demandas atuais do mercado de trabalho, e o aluno é preparado para atuar em setores específicos. Por ser bem direcionada, a modalidade é valorizada pelo mercado.

O Ministério da Educação reconhece as graduações tecnológicas, por isso, a formação permite que o aluno saia da faculdade direto para uma pós-graduação ou participe de concursos públicos nesse nível.

Além disso, é possível fazer estágios, intercâmbios e solicitar financiamento estudantil. Conheça, abaixo, as principais vantagens dos cursos superiores de 2 anos:

Os cursos de graduação de 2 anos são oferecidos em que áreas do conhecimento?

Os cursos tecnólogos podem ser encontrados em todos os campos de conhecimento — Exatas, Humanas e Biológicas. Confira algumas opções que você pode fazer.

Exatas

Automação Industrial

O curso de Automação Industrial prepara o aluno para aplicar técnicas inovadoras de produção no setor industrial, voltadas para vários segmentos. Nas aulas, é possível ter acesso a softwares, hardwares e instrumentos profissionais modernos.

O profissional pode atuar em indústrias metalúrgicas, de equipamentos, máquinas e automóveis. Outra opção é trabalhar em inspeções de projetos, na área de consultoria de tecnologia para automação industrial ou em montagens de sistemas de automação.

Ciências de Dados

A graduação em Ciências de Dados forma profissionais inovadores que podem atuar em contextos multidisciplinares, com forte embasamento prático e teórico nas áreas de estatística, negócios, programação, banco de dados, algoritmos e inteligência artificial.

O cientista de dados atua com o armazenamento e processamento de grande quantidade de dados estruturados e não estruturados, aprendendo a visualizar e disponibilizar informações, extrair inteligência e apoiar o processo de tomada de decisão nas empresas.

Humanas

Ciências Humanas

Quem se forma em Ciências Humanas tem uma qualificação extensa que o prepara para atuar como consultor, pesquisador e mediador nos mais diversos setores relacionados às chamadas humanidades, como os meios de comunicação e as Ciências Sociais.

Vestibular-onlinePowered by Rock Convert

As atuais necessidades do mercado de trabalho exigem profissionais com uma formação múltipla, que seja capaz de atuar em diversos setores. Nesse cenário, o graduado em Ciências Humanas pode trabalhar em todos os meios de comunicação, como produtor de conteúdos baseados em fontes e referências, entre outras funções.

Além disso, é possível exercer o cargo de consultor em projetos ambientais e educacionais, públicos e privados, assim como realizar pesquisas na área de produção cultural e literária.

Gestão de Recursos Humanos

O curso de Gestão de Recursos Humanos torna o aluno apto a desenvolver e gerir planos de carreira, implementar programas de treinamento de pessoas e atuar com estratégias institucionais, entre outras possibilidades. É possível atuar em micro, pequenas e médias empresas, nas quais o profissional pode realizar atividades no departamento pessoal, em treinamento e desenvolvimento, em recrutamento e seleção.

Biológicas

Ciências da Natureza

Quem se forma em Ciências da Natureza se torna capacitado a organizar, planejar, desenvolver atividades e pesquisas interdisciplinares da área, em todas as suas dimensões (Química, Física, Biologia, História e Filosofia das Ciências).

No mercado de trabalho, é possível atuar em instituições públicas e privadas. O profissional é capaz de:

  • dominar os conteúdos, princípios e leis das áreas científicas discutidas no curso, além de entender suas inter-relações;
  • analisar criticamente as questões ambientais, sociais, tecnológicas e éticas relacionadas à atuação da área;
  • dominar as técnicas básicas de laboratórios que abrangem as grandes áreas das Ciências da Natureza (laboratórios físicos, químicos e biológicos);
  • saber planejar e gerir atividades práticas e de campo que abranjam os recursos naturais, bem como conhecer e dominar as técnicas de coleta de exemplares e dados para fazer análises;
  • realizar pesquisas em qualquer campo das Ciências Naturais, com o objetivo de compreender, desenvolver e divulgar conhecimento;
  • Manipular e interpretar formas de representar o meio ambiente (gráficos, tabelas, mapas, equações, símbolos, imagens etc.).

Estética

No curso de Estética, o aluno desenvolve habilidades no setor de prestação de serviços em estética, aprendendo a identificar corretamente cada problema facial, corporal ou capilar e sabendo selecionar o tratamento mais seguro e adequado. 

O profissional pode atuar em diversas áreas, como:

  • revitalização, higienização e hidratação da pele;
  • terapias capilares;
  • drenagens linfáticas;
  • tratamentos pré e pós-operatórios que precisam de intervenção estética;
  • consultoria;
  • grupos de pesquisa;
  • gerenciamento do próprio negócio.

Como fazer uma faculdade em 2 anos?

Para fazer um curso superior de 2 anos, é fundamental escolher uma faculdade que seja referência em qualidade no ensino digital ou presencial. Para oferecer um alto padrão de eficiência educacional, a instituição deve proporcionar uma experiência completa e única.

Os cursos tecnológicos devem ter foco no mercado de trabalho e a grade curricular deve ser atualizada, de acordo com as exigências atuais do mercado. Além disso, verifique a qualidade do corpo docente, da infraestrutura, dos laboratórios, das bibliotecas e do material didático.

Também é importante que a faculdade acompanhe as novas tendências na educação e tecnologias digitais. Afinal, essas graduações podem ser feitas na modalidade EAD — também conhecida como ensino digital, o que garante conforto e comodidade para quem quer concluir a formação superior.

Os cursos superiores de 2 anos surgiram para preencher a demanda do mercado em áreas específicas. Eles atendem nichos de atuação determinados e acompanham suas necessidades, fazendo com que o profissional tecnólogo apresente resultados com rapidez. Essa formação acadêmica é objetiva e privilegia assuntos relacionados à rotina da profissão.

Gostou do conteúdo mas ainda não sabe qual curso fazer? Acesse o Rota das Carreiras para escolher a profissão que mais combina com você!

Você também pode gostar