Cursos de Humanas: 5 opções para você escolher

cursos de humanas
6 minutos para ler

Os cursos de Humanas fazem parte de áreas do conhecimento que têm como objeto de estudo o ser humano enquanto agente social. Sendo assim, o campo reúne saberes interdisciplinares voltados, sobretudo, para os diversos aspectos das relações e realidades humanas.

A área das Ciências Humanas é recheada de opções para quem deseja se aprofundar e compreender quais são as principais necessidades e consequências de se viver em sociedade. Para isso, existem inúmeros cursos de graduação que abordam o tema, oferecendo diversas oportunidades de atuação profissional.

Por isso, apresentamos a seguir 5 alternativas de cursos de Humanas para que você descubra em qual área sente mais afinidade para seguir carreira. Confira!

O que os cursos de Ciências Humanas estudam?

De forma geral, a área de Ciências Humanas se ocupa em estudar o ser humano e suas inúmeras formas de relação social, abordando áreas do saber interdisciplinares e complementares entre si. Assim, o campo tenta compreender como os seres humanos interagem com o meio em que vivem, com as diferentes culturas, linguagens, entre outros aspectos.

Nesse sentido, as Ciências Humanas apresentam um caráter múltiplo, englobando características teóricas, práticas e subjetivas que dizem respeito ao convívio em sociedade. Por se basear em um estudo aprofundado das relações humanas, a área é considerada complexa e de enorme importância para a vida social.

Sendo assim, uma série de cursos de Humanas (como Direito, Economia e Jornalismo) busca, dentro de suas especificidades, formar estudantes para que adquiram perspectivas mais amplas e conscientes da diversidade social e também da ética individual e coletiva. Com isso, um dos principais objetivos é justamente conhecer como se dá a construção da cidadania e seus valores.

Quais são os principais cursos de graduação em Humanas?

Se você deseja fazer uma graduação na área das Ciências Humanas, saiba que existem opções para todos os gostos. Para isso, é fundamental conhecer os assuntos e temas de estudo abordados em cada uma das diferentes disciplinas, optando por um campo em que você tenha mais afinidade para seguir carreira.

A seguir, separamos 5 alternativas de cursos de Humanas e quais são as possibilidades de atuação profissional, a fim de ajudar você a identificar quais são as áreas mais interessantes para o seu perfil.

1. Direito

No curso de Direito, o aluno compreende tudo o que diz respeito à terminologia jurídica, ou seja, as leis que regem uma sociedade. A formação se baseia no estudo da cultura geral, humanística e axiológica, possibilitando o desenvolvimento de uma série de capacidades, como raciocínio lógico, pensamento crítico, argumentação, entre outros.

A área oferece bons salários em instituições privadas e públicas, além de contar, também, com uma série de vagas no ramo empresarial, como o imobiliário e o mercado de capitais. O profissional pode atuar nos cargos de procurador, advogado, juiz, promotor de justiça etc.

Vestibular-onlinePowered by Rock Convert

2. Psicologia

A Psicologia é um campo do saber que se ocupa em compreender a mente humana, seus processos e pensamentos. Assim, o profissional deve diagnosticar e orientar da melhor forma uma pessoa que conta com algum tipo de distúrbio mental, emocional ou, até mesmo, com desvio de personalidade. Na graduação, o aluno é capacitado para entender como se dá o comportamento dos diferentes indivíduos, de acordo com seu contexto e realidade social.

Quem pretende seguir carreira em Psicologia pode atuar em hospitais, clínicas e instituições que demandam por psicólogos em diversos setores. É possível também trabalhar em empresas de pequeno a grande porte e em organizações públicas e privadas, contando com uma boa remuneração inicial.

3. Relações Internacionais

O curso de Relações Internacionais tem como objetivo preparar o indivíduo para atuar na realização de negócios e acordos entre diferentes países e nações. A formação conta com um currículo multidisciplinar e também com matérias optativas que o estudante pode escolher de acordo com a sua área de interesse. Assim, é preciso compreender e respeitar culturas distintas e todos os aspectos que envolvem a vida social de cada região do mundo.

Os profissionais podem se dedicar a atuar nas relações de âmbito político, econômico, social, cultural, comercial e, inclusive, na área do Direito. De forma geral, existem diversas oportunidades de trabalho em organizações internacionais, empresas públicas e privadas, assim como em instituições de comércio externo e interno.

4. Publicidade e Propaganda

A Publicidade e Propaganda é responsável por elaborar e desenvolver estratégias de comunicação com o objetivo de vender um produto ou uma ideia. Além disso, a área do saber também é capaz de promover e fortalecer a imagem de uma determinada marca ou empresa, cuidando das relações políticas e sociais da organização. Durante o curso, o aluno é capacitado para planejar, criar e produzir campanhas publicitárias para diversos tipos de mídias.

O trabalho do publicitário está relacionado, sobretudo, à influência e formação de opiniões, ou seja, estimulando e atendendo o desejo de consumo do público. Grande parte das vagas se concentra em agências e empresas de promoção, além de eventos e setores de relacionamento de clientes.

5. Administração

O curso de Administração prepara os estudantes para atuar no mercado de trabalho com funções ligadas, principalmente, à definição de estratégias de gerenciamento financeiro, material e humano. Ou seja, o profissional cria metas, políticas internas, analisa resultados e realiza auditorias em diversos órgãos e empresas.

Existem diversas oportunidades para o administrador, tanto em setores de pequeno quanto de grande porte e, de forma geral, os salários são bem remunerados.

A escolha do curso superior é uma decisão que deve ser feita de forma cautelosa, sendo necessário que o aluno conheça bem quais são os temas de estudo de cada graduação antes de optar por uma área do saber. Nesse caso, vale ressaltar que os cursos de Humanas oferecem diversas oportunidades de atuação, contando com um mercado de trabalho amplo e diversificado para diferentes tipos de perfis profissionais.

Gostou do conteúdo? Você ainda têm dúvidas sobre qual é a melhor carreira para o seu perfil? Então, não deixe de conhecer o Rota das Carreiras! De forma interativa e descontraída, essa ferramenta apresenta as profissões, desde as mais tradicionais até as mais recentes, demonstrando como é o cotidiano profissional e as transformações constantes do mercado de trabalho. Você não vai perder essa chance, não é mesmo?

Você também pode gostar