Como o curso de Medicina da Estácio pode ajudar você a alcançar o sucesso

curso-de-medicina-da-estacio
6 minutos para ler

Se você tem o sonho de atuar na área da saúde e se tornar um médico de sucesso, o curso de Medicina da Estácio é o ideal. Com quase 5 décadas, a instituição é uma das maiores e mais respeitadas do setor educacional do país.

O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com elevado conceito de qualidade. O modelo de ensino é nacionalizado, com uso de tecnologia e inovação para aprimorar o aprendizado, e o currículo está alinhado às necessidades do mercado de trabalho.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer mais sobre o curso de Medicina da Estácio e como ele pode ajudar a alcançar o sucesso profissional. Boa leitura!

Curso de Medicina da Estácio

Com duração de 6 anos, o curso de Medicina da Estácio tem aulas teóricas e práticas em laboratórios e em ambientes externos, além da residência obrigatória. Os interessados podem escolher o campus mais favorável, pois a instituição conta com 8 unidades espalhadas em 5 estados.

São elas:

  • Ribeirão Preto (São Paulo);
  • Centro I, Angra dos Reis e João Uchôa (todas no Rio de Janeiro);
  • Juazeiro e Alagoinhas (Bahia);
  • Juazeiro do Norte (Ceará);
  • Jaraguá do Sul (Santa Catarina).

Perfil profissional

Os estudantes de Medicina adquirem conhecimentos fundamentais nas áreas de ginecologia e obstetrícia, cirurgia, pediatria, saúde coletiva e clínica médica. Assim, eles ficam preparados para prestar assistência médica de qualidade, atuar na prevenção de doenças, na promoção da saúde e na recuperação e reabilitação de pacientes.

A formação considera o exercício da profissão de acordo com princípios éticos e humanistas bem estabelecidos. Além disso, os futuros médicos adquirem habilidades de liderança, comunicação e trabalho em equipe — características fundamentais para um desempenho profissional de qualidade em caráter social e individual.

Mercado de trabalho

Os médicos podem atuar em clínicas, postos de saúde e hospitais privados e públicos, além de centros de pesquisa, consultório próprio ou de terceiros, laboratórios, entre outras empresas.

O principal requisito do profissional de Medicina é cuidar da saúde de forma ética. Para formar um médico competente, o curso inclui aulas em laboratórios modernos e equipados. Neles, os alunos aprendem desde conceitos sobre microbiologia, anatomia e imunologia até práticas de pulsão venosa, reanimação e simulação de parto.

Histórias de sucesso

Os ex-alunos da Estácio têm grandes histórias de sucesso para compartilhar. Silvio Pessanha, por exemplo, é diretor de Medicina e da pós-graduação presencial da Estácio. Formado em 2006, seu grande sonho de cursar Medicina começou em 2000, enquanto ele ainda morava em Campos dos Goytacazes, no interior do Rio de Janeiro.

O projeto diferenciado da instituição — com foco em uma formação humanística, além do olhar voltado para a atenção e o cuidado integral ao paciente — foi fundamental para que ele escolhesse a Estácio. Durante a graduação, Silvio encontrou o que buscava: uma faculdade que insere o aluno, desde o primeiro período, em uma vivência prática da profissão.

Hoje, ele só tem a agradecer pelos ensinamentos que recebeu. “A palavra que vou escolher é gratidão, porque a gente tende a não ser grato pelas coisas que acontecem ou que a vida nos proporciona. Eu acho que a gratidão é o que resume isso”.

A história de Lucas Valentim — pediatra do Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto — com a Estácio começa em 2006, quando ele saiu de uma cidade do interior do Pará para cursar Medicina no Rio de Janeiro.

Em 2005, ele fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conseguiu uma boa nota, garantindo uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Durante a graduação, Lucas foi monitor de anatomia por dois anos. Em seguida, participou de um projeto de iniciação científica, o que fez com ele conseguisse publicar um artigo em uma revista europeia.

Para ele, a palavra que define bem o curso da Estácio é realização. “Eu saio de uma perspectiva zero para um sonho. Meus pais nem sequer terminaram o Ensino Fundamental. É sair de uma perspectiva que beirava a manutenção da pobreza e da ignorância para a realização de um sonho. Se não fosse a Estácio, definitivamente, eu não teria conseguido”.

Formas de ingresso

A Estácio oferece diversas modalidades de ingresso para você realizar o sonho de cursar Medicina. Conheça cada uma e escolha a mais adequada a você.

  • vestibular: essa é a forma mais comum de ingresso na graduação. Basta se preparar para fazer a prova com data agendada e no campus que vai estudar;
  • Enem: se você fez ou vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, é possível iniciar sua graduação com a nota obtida em qualquer ano;
  • segunda graduação: quem já tem um diploma do Ensino Superior não precisa prestar um novo vestibular para fazer o curso de Medicina da Estácio. Também é possível pedir o aproveitamento de créditos;
  • transferência externa: transfira o seu curso de outra faculdade para a Estácio, de forma rápida, sem custos e sem deixar de aproveitar os créditos já cursados;
  • reabertura de matrícula: se você não concluiu sua graduação na Estácio, é fácil reabrir sua matrícula. Basta acessar o campus virtual e fazer a solicitação.

Diferenciais da Estácio

A Estácio oferece muitos diferenciais para quem quer cursar Medicina em uma instituição reconhecida e com ampla experiência de atuação no Ensino Superior. Entre eles, estão:

  • portal de vagas exclusivo para alunos, com oportunidades de estágio e emprego em diversas empresas em todo o Brasil;
  • corpo docente formado por professores mestres e doutores com vasta experiência no mercado. Eles trazem situações do dia a dia da profissão para a sala de aula, de forma que os alunos saibam lidar com diferentes desafios da profissão;
  • descontos em diversos estabelecimentos e diferentes categorias, como livrarias, lojas de esportes e escolas de inglês;
  • orientação e suporte para o mercado de trabalho;
  • laboratórios completos e modernos, equipados com todas as ferramentas necessárias para o aprendizado em diversas áreas do curso;
  • sistema inovador de ensino, voltado para a preparação para as novas exigências do mercado.

O curso de Medicina da Estácio prepara o profissional para assumir os desafios da profissão. Com uma formação sólida, você estará pronto para atuar nas mais diversas áreas da saúde e ter sucesso na carreira. A instituição ainda tem o compromisso de oferecer uma educação de qualidade e acessível, com o objetivo de gerar um impacto positivo para a preparação de uma sociedade mais justa.

Você tem o sonho de cursar Medicina? Então, entre em contato conosco e conheça nosso curso!

Você também pode gostar