Afinal, é possível conciliar trabalho e faculdade? Descubra neste post!

6 minutos para ler

Saber como conciliar trabalho e faculdade de forma a não sair prejudicado em uma das tarefas é fundamental para não deixar o cansaço atrapalhar o seu rendimento. Mesmo que possa parecer, muitas vezes, difícil e desafiador, essa ainda é a realidade de diversos brasileiros.

Entretanto, contando com empenho e dedicação, é totalmente possível conseguir organizar a rotina para manter a produtividade em ambas as atividades. Para isso, o estudante pode contar com algumas técnicas e elencar prioridades, a fim de que seja viável manter a carreira profissional e estudantil.

E para que você entenda como conciliar trabalho e faculdade, separamos algumas dicas valiosas que ajudarão você a adquirir sucesso nessa empreitada. Acompanhe o post e confira!

Afinal, é possível conciliar trabalho e faculdade?

Manter uma rotina entre o trabalho e os estudos certamente é bastante desafiador, mas não é impossível. Muitas pessoas tendem a desistir no meio do caminho, mas nem sempre isso precisa ser uma opção. Para evitar a situação, é importante dar uma atenção especial e redobrada à organização da rotina e, também, à mudança de certos hábitos.

A jornada dupla, atualmente, é uma realidade para muitos brasileiros. Pesquisas apontam que 60% dos alunos, entre 15 e 29 anos, em algum momento da vida, tiveram que conciliar as obrigações estudantis com as profissionais. Esse índice é ainda maior para o caso da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na qual 55% dos indivíduos declararam que estudam e trabalham ao mesmo tempo.

Portanto, é fundamental tomar certos cuidados e dar atenção ao que é realmente importante para conseguir se dar bem em ambas as atividades. Devido ao gasto com o deslocamento e às inúmeras responsabilidades demandadas, é importante que o aluno evite o cansaço físico e mental para não sair prejudicado.

Pois saiba que quem escolhe seguir por esse caminho, seja por uma decisão pessoal ou por necessidade, acaba crescendo significativamente com a experiência. Com isso, as dificuldades da vida dupla proporcionam mais confiança e determinação para enfrentar os desafios e, também, contribuem para o estabelecimento de uma melhor postura profissional e estudantil.

Quais são as vantagens de conciliar os estudos com o trabalho?

Conseguir conciliar os estudos com o trabalho oferece diversas vantagens. Elas são capazes de auxiliar enormemente o seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e, também, a sua carreira profissional. Mesmo que diante de tantas tarefas, como as aulas, as provas, entre outros compromissos, é interessante priorizar, nesse momento, o que realmente merece dedicação.

E para que você fique por dentro dos principais benefícios dessa escolha, confira a seguir algumas informações que separamos sobre o desafiante caminho da jornada dupla.

Desenvolver habilidades do mercado

A maior parte dos estudantes nunca tiveram oportunidade de atuar em um emprego. Por isso mesmo, ao entrar em uma faculdade, as possibilidades de conseguir um trabalho e desenvolver habilidades na área de interesse aumentam, tornando possível que o aluno inicie a construção de uma carreira profissional sólida.

quiz-descobrir-o-seu-perfil-empreendedorPowered by Rock Convert

Além disso, é possível aprender bastante com um estágio, por exemplo, uma vez que ele serve como um preparatório para o mercado e, também, como uma forma de capacitação.

Ganhar dinheiro

Ao ter um emprego, o aluno pode contar com uma renda mensal que servirá como um importante auxílio para pagar as despesas da faculdade. Mensalidades, transporte, alimentação, livros, entre outros, são alguns dos principais aspectos que fazem parte da rotina diária de uma pessoa que concilia os estudos com o trabalho. Por isso mesmo, é preciso ter dinheiro para arcar com todos esses compromissos, sem que esse fator atrapalhe o seu desenvolvimento nas diferentes atividades.

Construir um bom currículo

Apresentar um bom currículo é um detalhe importante na hora de buscar por uma oportunidade no mercado. Ao conseguir conciliar os estudos com a vida profissional, portanto, você contará com mais chances de demonstrar as suas experiências, podendo falar sobre elas para os recrutadores e líderes das empresas. Lembre-se de que essa é uma excelente maneira de adquirir novas qualificações e, inclusive, uma boa colocação profissional.

Como ter um bom desempenho nas duas atividades?

Se a sua meta é alcançar destaque e aumentar o seu desempenho, apresentando resultados positivos em ambas as atividades, é preciso estar atento às tarefas rotineiras. Porém, além disso, é fundamental que o indivíduo seja responsável e consiga conciliar trabalho e faculdade sem que isso interfira em sua produtividade. A seguir, confira algumas dicas para fazer isso da melhor forma.

Elenque as prioridades

Em certos momentos do dia a dia, é necessário estabelecer prioridades sobre o que você deve fazer para conseguir levar a jornada dupla. Ela pode mudar muito de acordo com os seus objetivos em um determinado período, como a necessidade de parar e estudar para uma prova. De qualquer forma, é fundamental saber quais são as atividades que exigem mais esforço e atenção, pois com isso você ficará mais tranquilo para produzir e entregar todas as suas tarefas com qualidade.

Tenha uma estratégia de estudos

Para facilitar o processo de organização, é interessante contar com uma boa estratégia de estudos. Para isso, você pode montar um cronograma contendo as atividades e prazos da faculdade, com o objetivo de conseguir visualizar tudo o que deve ser entregue em cada período.

É possível elaborar um planejamento por meio de aplicativos de celular, agenda online ou, até mesmo, com um quadro fixado na parede do quarto. Com isso, torna-se mais simples evitar o adiamento dos compromissos estudantis.

Mantenha uma rotina produtiva

A rotina de quem opta pela escolha de conciliar os estudos com o trabalho pode, muitas vezes, ser pesada. Desse modo, às vezes é inevitável ter que lidar com o constante cansaço e acabar tendo resultados insatisfatórios em ambas as atividades. Para evitar a situação, é interessante equilibrar bem o tempo e buscar sempre dar o seu melhor para que o dia a dia seja produtivo. Assim, além de apenas entregar as tarefas, procure realizá-las com uma dose extra de esforço e qualidade, pois a ação pode ser o verdadeiro diferencial para a sua carreira.

Conciliar trabalho e faculdade e manter a qualidade de vida é um desafio real para diversas pessoas. Entretanto, com disciplina e força de vontade, é possível manter uma vida produtiva, livrar-se do costumeiro cansaço e do estresse da sobrecarga das atividades. Portanto, separe um dia de folga na semana para respirar e busque inserir alguns momentos de lazer na rotina, pois assim você terá mais facilidade para continuar nesse caminho.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita ao blog e confira também 6 passos para você mudar de carreira com segurança. Até a próxima!

Você também pode gostar