Como fazer amigos na faculdade: 7 dicas que vão ajudar você!

como fazer amigos na faculdade
7 minutos para ler

Todo mundo sabe que a graduação é uma fase extremamente importante, pois é nela que começamos a construir a nossa carreira profissional. O que pouca gente lembra é que esse processo de formação também promove o contato com diferentes pessoas e suas respectivas realidades, crenças, sonhos e objetivos.

Portanto, além de obter conhecimentos na área pretendida, o estudante tem a oportunidade de conviver com os mais variados grupos. Essa experiência traz aprendizados que podem ser úteis no futuro, visto que o exercício das profissões envolve a manutenção de relações diversas.

Uma boa forma de se preparar para o mercado e tornar a rotina acadêmica mais agradável é saber como fazer amigos na faculdade. Se você quer ter sucesso nisso, não perca as dicas apresentadas neste post!

1. Participe dos eventos da instituição

Socializar sem conhecer praticamente ninguém pode ser desafiador, mas é um esforço que vale a pena. Portanto, se você ainda não tem contato próximo com os colegas do curso escolhido, considere participar dos diversos eventos realizados na instituição.

Quanto mais você frequentar as atividades propostas pelos alunos ou professores, mais chances terá de conversar com pessoas, formar grupos de discussão e, consequentemente, dar início a novas amizades. Se a timidez bater, lembre-se de que muitas pessoas poderão estar na mesma situação que você, ou seja, tentando estabelecer uma relação duradoura.

A parte positiva dessa prática é que, além de permitir a interação com outros estudantes, faz com que sua presença em palestras, feiras e outros programas seja maior. O resultado disso? Novos aprendizados e um engajamento típico de grandes talentos.

2. Invista em atividades extracurriculares

A sala de aula não é o único espaço em que você consegue desenvolver habilidades. Não é à toa que, para complementar os estudos da grade básica, muitos estudantes desenvolvem atividades extracurriculares. Elas incluem monitorias, workshops, cursos de idiomas e outros processos de formação.

Em algumas instituições, esse tipo de atividade também pode englobar um grupo esportivo, de música, dança ou teatro, por exemplo. Nesses casos, é interessante avaliar quais opções têm mais a ver com o seu perfil e que possam motivar você a participar.

Pode ter certeza de que encontrará muitos colegas nesses espaços — e o melhor: em um clima mais descontraído. Tal condição é bastante positiva para estimular conversas e aproximar pessoas, portanto, não hesite em participar de atividades extracurriculares.

3. Sugira a formação de grupos de estudos

Estudar nunca é demais, principalmente quando a véspera de provas e outras avaliações importantes se aproxima. Acontece que, para muitos alunos, o processo de revisar conteúdos e realizar exercícios tende a ficar mais fácil na companhia dos colegas.

Dessa forma, é possível tirar dúvidas, trocar ideias sobre determinados conceitos e praticar a ajuda mútua. A convivência para consultar materiais de diversas disciplinas também reforça os laços criados pela equipe, fazendo com que os membros se sintam à vontade uns com os outros.

Não é raro ver amizades surgindo dessa maneira. Então, se você está com dificuldades para interagir com outras pessoas do curso, que tal sugerir a formação de grupos de estudos em diferentes momentos do semestre? Assim, todos ganham novos amigos e, claro, mais conhecimento.

4. Seja receptivo e puxe conversa

Apesar de parecer óbvia, essa dica tem um bom motivo para estar aqui. Afinal, nem sempre percebemos quando o nosso comportamento está prejudicando o alcance de determinado objetivo. Então, se você não sabe ao certo como fazer amigos na faculdade, vale a pena ter essa orientação em mente.

Não se isole em um canto da sala, evite andar com pressa pelos corredores da faculdade e procure ficar pouco tempo mexendo no celular. Embora amenizem a sensação de estranheza, essas práticas não contribuem para a formação de novas relações.

As pessoas se aproximam de quem aparenta estar no mesmo clima que elas, portanto, se esforce para parecer disponível e aberto à interação. Comece esboçando um sorriso gentil ou fazendo um cumprimento educado e logo você estará envolvido com diferentes grupos.

5. Tire proveito das redes sociais

Hoje dispomos de um recurso incrível para manter contato com outras pessoas. A internet facilita as conexões e pode ser uma ótima aliada dos graduandos, principalmente daqueles que escolhem um curso de modalidade EAD e precisam estudar a distância.

Se você é daquelas pessoas que costuma ter vergonha ao tomar iniciativa para uma conversa, tire proveito de alguma rede social. Opções como o Facebook permitem enviar mensagens diretamente a um colega ou criar grupos para concentrar apenas as pessoas da faculdade.

Explore as funcionalidades desses canais e, quando estiver pronto para encontrar as pessoas, marque um encontro. A reunião pode ocorrer nas instalações da instituição ou em espaços mais descontraídos, como uma lanchonete ou um barzinho.

6. Frequente as áreas comuns

Já pensou que a biblioteca, auditório, laboratório de informática e outros espaços do campus podem ser excelentes pontos para encontrar seus futuros amigos? Afinal, têm uma atmosfera diferente das salas e concentram estudantes de diversos cursos.

Ou seja, ao frequentá-los, você terá contato com pessoas de outras turmas além da sua. Assim, poderá ampliar as possibilidades ao fazer amizades e criar um círculo bastante variado. O ideal é aproveitar para colocar sua rotina de estudos em dia sempre que visitar esses espaços.

Dessa forma, enquanto não encontra uma brecha para iniciar um diálogo com alguém, pode consultar aquele material importante ou revisar os conteúdos das disciplinas que pedem um pouco mais de atenção.

7. Mantenha sua personalidade

Sabe aquele conselho que diz para ser você mesmo em todos os lugares que estiver? Pois bem, ele é valioso para qualquer pessoa que queira fazer e manter amizades duradouras. Isso porque, ao agir naturalmente, a construção de relações se torna mais leve e flui com facilidade.

Por mais difícil que seja, evite dar tanta atenção ao que os outros pensam de você. Não se preocupe em mudar de postura ou disfarçar determinadas características apenas para agradar alguém. Esse cuidado fará com que consiga se aproximar de grupos que pensam semelhante e compartilham dos mesmos interesses.

O exercício de manter sua personalidade deve ser praticado sempre, tanto nas dependências da instituição quanto no mercado de trabalho, seja ao participar de um programa de estágio, seja ao trabalhar em uma empresa. Tal atitude será extremamente benéfica para o seu futuro profissional.

Agora você sabe como fazer amigos na faculdade e tem os melhores passos para garantir que novas relações surjam com naturalidade. Esperamos que aproveite cada dica e tenha excelentes experiências no ambiente acadêmico.

E, caso queira ajudar outras pessoas que têm o mesmo objetivo, compartilhe este post em suas redes sociais!

Saiba mais sobre a sua trajetória acadêmica na Estácio. É só acessar: https://portal.estacio.br/calouros/  

Você também pode gostar