Como escolher uma faculdade: 7 dicas de ouro para ajudar você!

como escolher uma faculdade
6 minutos para ler

Não demora para chegar aquele momento tão esperado na vida dos jovens: a escolha do curso superior que vai dar rumo à sua carreira profissional. Mas você já pensou que essa decisão é acompanhada de outro fator tão importante quanto?

Estamos falando da instituição de ensino! Quando você opta por uma faculdade entre uma cartela recheada de opções, vale lembrar que não é só dos cursos que ela é composta. Você tem ideia de como escolher uma faculdade que vai agregar valor à sua carreira?

Seja qual for a sua resposta, este post foi feito especialmente para você! Nele, você vai conhecer 7 aspectos para ficar de olho no momento de escolher uma faculdade. Vamos lá?

1. Analise a infraestrutura da faculdade

Imagine a seguinte situação: você vai ao teatro para assistir a uma peça muito interessante (que pode até mudar sua vida), mas o ambiente não está nada favorável — seja porque é mal preparado para receber o público ou mesmo por um simples motivo como a falta de ventilação adequada. Concorda que isso prejudica a sua experiência?

O mesmo acontece quando você escolheu o curso que é a sua cara, mas a faculdade não oferece a infraestrutura necessária para que você desenvolva seus conhecimentos. Entre os espaços que não podem faltar, listamos:

  • biblioteca, que deve fornecer o material de apoio ideal para complementar o aprendizado;
  • laboratórios que ajudam o estudante a ir além do que é ensinado em sala de aula, tendo contato com a prática antes mesmo de entrar para o mercado de trabalho;
  • cantinas e refeitórios acessíveis, principalmente para aqueles estudantes que não têm tempo de voltar para casa nos intervalos de almoço ou jantar.

Além disso, as salas de aula precisam comportar adequadamente a quantidade de estudantes de cada turma. Se for moderna (com os recursos necessários para agregar mais dinâmica e interatividade) e confortável, melhor ainda!

2. Tenha certeza de que o corpo docente é qualificado

Grande responsável por um ensino de qualidade, o corpo docente da faculdade precisa ser analisado com atenção. Afinal, são esses professores que, além de ministrarem o conteúdo das disciplinas, serão o apoio para atividades de pesquisa e extensão, como veremos ainda neste post.

Uma boa pista para descobrir se o corpo docente tem a qualificação ideal é verificar se a maioria tem títulos de mestrado e/ou doutorado. O site da faculdade geralmente apresenta essas informações e é a fonte mais confiável em que você pode encontrar essas respostas. Outra dica é pesquisar os professores na Plataforma Lattes ou no LinkedIn — usando a tecnologia a seu favor.

3. Veja como ela pode favorecer a empregabilidade

Se a instituição de ensino traz esses benefícios, você já pode ter certeza de que ela vai acrescentar (e muito!) em sua vida profissional. Mas se ela oferece visibilidade no mercado de trabalho e favorece a empregabilidade, melhor ainda! É o sonho de todo estudante conquistar uma vaga de emprego durante a graduação ou logo após a formatura, não é?

Muitas faculdades fazem parceria com empresas renomadas para proporcionar programas de estágio e podem até oferecer consultoria com profissionais da sua área. Algumas delas contam também com uma plataforma online para divulgar vagas exclusivas para os estudantes.

4. Conheça o que o MEC tem a dizer

Como vimos até aqui, qualidade é algo que não pode faltar nas faculdades. A melhor forma de verificar se a instituição em que você pretende ingressar atende a esse requisito é por meio da nota do Ministério da Educação (MEC).

Vestibular-onlinePowered by Rock Convert

Com o Índice Geral de Cursos (IGC), uma avaliação mais completa, é possível checar como a faculdade se saiu nos quesitos metodologia do ensino, infraestrutura e corpo docente. As avaliações de 3 a 5 indicam que a instituição é satisfatória — 5 é a nota mais alta.

Em outras palavras, um curso que recebe nota 5 tem o reconhecimento supremo do MEC, oferecendo melhores chances de sucesso a seus estudantes. Vamos combinar que uma faculdade de renome (e referência em educação) tem um peso maior no currículo, certo? As empresas estão atentas a essas questões, não duvide!

5. Procure por bolsas ou financiamentos

A mensalidade, por outro lado, não deve ser um fator decisivo. É bastante possível encontrar propostas de ensino de excelência com um preço acessível e justo. Por isso, fique de olho no custo-benefício! Além disso, vale a pena conferir se a faculdade em questão oferece bolsas de estudo ou faz parte de programas de financiamento.

Sabemos que esse é um ponto essencial na vida de muitos estudantes que desejam ingressar no Ensino Superior mas não têm condições para arcar com a mensalidade. Nesse cenário, as bolsas e financiamentos surgem como grandes aliados.

6. Saiba se há investimento em pesquisa e extensão

Nem deu início ao curso, mas já quer ter a certeza de que vai mandar bem no mercado de trabalho? Então nada melhor do que investir em pesquisa e extensão durante o período da graduação. Aliás, são dois pilares que demonstram o quanto a instituição se preocupa com o conhecimento e com sua responsabilidade social.

A extensão, por outro lado, funciona como um treinamento para a atuação na área. Os estudantes podem conhecer mais de perto as tendências da profissão e começar a dominar os desafios que virão pela frente. Já percebeu que são muitas chances para sair na frente da concorrência quando você escolhe a faculdade certa, não é mesmo?!

7. Dê uma olhada na localidade

Morar perto da faculdade pode não ser um requisito imprescindível nesse momento de decisão — mas certamente ajuda bastante! O tempo gasto no deslocamento pode prejudicar a rotina de estudos e furtar preciosas horas de descanso se você colocar tudo na ponta do lápis.

Muitas vezes, não há como fugir de uma faculdade distante, já que ela é a que mais atende às suas expectativas. Nesse caso, o ideal é verificar se há boas opções de transporte nas redondezas e se a região oferece opções de alimentação e (por que não?) de lazer também.

Como vimos, há alguns aspectos importantes para colocar na sua lista de prós e contras das faculdades ideais. Não se esqueça de que uma instituição de qualidade pode favorecer (e muito) a sua entrada no mercado de trabalho. Por isso, considere essas dicas que apresentamos antes de bater o martelo e definir em qual você vai estudar.

Tem alguma dica de como escolher uma faculdade que você não encontrou neste post e quer compartilhar com outras pessoas? Ficou com alguma dúvida? Então deixe seu comentário logo abaixo!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar