A jornada da graduação começa com uma pergunta: como entrar na faculdade?

como entrar na faculdade
8 minutos para ler

Mais da metade dos jovens que desejam estudar no Ensino Superior não tem condições de pagar pelas mensalidades. O dado é da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) e reflete a angústia sentida por grande parte dos estudantes no Brasil. A pergunta que se fazem é: “como entrar na faculdade, se meu salário mal paga as contas?”

Esse tipo de pensamento permeava pela cabeça de Ana Eduarda também, uma jovem de 21 anos, que saíra há pouco do Ensino Médio. Desejava um futuro melhor. Tinha garra para seguir na luta. Contudo, as baixas condições financeiras da família a obrigaram a deixar o sonho um pouco de lado: precisava trabalhar, para ajudar com as despesas.

Apesar da dedicação de Ana Eduarda no trabalho, o salário não a satisfazia tanto. Sentia que precisava de uma formação superior, para melhorar suas oportunidades e enxergar mais otimismo em seu futuro. Foi, então, que começou uma pesquisa intensa sobre como mudar o rumo das coisas.

O que será que Ana Eduarda descobriu? Será que conseguiu o que tanto queria? Continue nas próximas linhas e não perca o final dessa história!

A busca de um futuro

Ana Eduarda é uma típica representante da geração Z. Totalmente digital, seu celular é um dos maiores companheiros no dia a dia. Desde consultar seu saldo bancário pelo aplicativo, até realizar inúmeras pesquisas pelo Google e redes sociais, o smartphone está ali, em todos os minutos.

Fazia algumas semanas que estava em busca de uma faculdade que pudesse servir à sua realidade. No entanto, todas as suas pesquisas eram sem sucesso. Primeiro, porque ela precisava estudar pela noite, para conciliar com a rotina de trabalho. Segundo, porque a mensalidade não podia ser muito cara, já que seu salário não era lá essas coisas.

“— Amiga? Tá aí?”, foi a mensagem que recebeu no WhatsApp.

“— Siiim. Fala!”, respondeu.

“— Já conseguiu encontrar uma facul legal?”.

“— Ainda não, miga. Tá difícil! Só encontro curso pela manhã. Mas não posso deixar de trabalhar. Além disso, preciso ver essa questão da mensalidade. Todas só falam de desconto pelo Enem. Mas faz tanto tempo que não pego num caderno, que precisaria me dedicar 1 ano para conseguir uma nota boa”.

“— A Marina também estava nessa busca, ano passado. Mas perdi o número dela. Vou ver se alguém da nossa sala tem e pergunto se ela conseguiu!”.

Ana Eduarda, então, agradeceu e se despediu. Já era tarde e o trabalho a esperava bem cedo, no dia seguinte. Estava bem longe de ser o emprego dos sonhos, mas não podia jogar tudo para o alto. Foi dormir se sentindo grata pela preocupação da amiga. Contudo, não tinha tanta esperança assim que pudesse dar certo. Isso a inquietava.

Um fio de esperança

Dias se passaram. Foi em uma tarde, durante o trabalho, que percebeu uma nova mensagem piscando na tela do celular:

“— Oi, Ana! Aqui é a Marina! A Mel me disse que você estava procurando uma facul legal.”

“— Oi, Marina! Quanto tempo! Sim, pois é. Mas tá difícil, sabe? Não encontro do jeito que eu preciso”.

“— Ela me falou que você precisava estudar de noite e queria um curso que não fosse tão caro”.

“— Siiiim. Acho que vou ter que tentar o próximo Enem, para pegar desconto! Posso tentar entrar na federal também, mas acho que eu precisaria de um cursinho. Ai, não sei como entrar na faculdade!”.

“— Ana! Calma! Há várias formas. A minha, pelo menos, possibilita muitos jeitos. Peraí, que vou mandar um áudio explicando melhor!”

Vestibular tradicional

Bem, aqui você deve entender como funciona, né? É a forma mais comum. Lá na Estácio, você faz a prova com data agendada. Dá para se inscrever pelo próprio site. É só você selecionar a sua cidade e o curso desejado. Muito tranquilo. Existem vários cursos disponíveis para o turno da noite.

E dependendo, você consegue encontrar cursos a distância também. As aulas são virtuais. Eu faço e gosto bastante. Assisto aula de pijama ou enquanto janto mesmo.

Enem

O Enem é aquilo que você já sabe também. Podemos tentar todo ano. Dependendo da nossa nota, conseguimos bolsa integral ou com desconto. É uma excelente oportunidade, mas por ser bem concorrido, é melhor estudar muito antes.

Segunda graduação

Essa é uma das vantagens que a Estácio oferece. Quem já tem um curso superior pode fazer outro, sem precisar prestar o vestibular. Além disso, a faculdade aproveita alguns créditos de matérias em comum. Ou seja, dependendo, a gente nem precisa estudar tudo de novo, só as disciplinas específicas.

Transferência externa

A transferência é a opção para quem está em outra faculdade, mas, por algum motivo, deseja ou precisa trocar. É bem comum para quem muda de cidade, por exemplo. Mas a gente também encontra pessoas que não estavam gostando do método do curso da instituição anterior e resolveram trocar.

FIES

Esse é um dos mais famosos créditos estudantis. A gente só paga depois que se forma. Para ter direito, é preciso ter feito alguma das provas do Enem a partir de 2010, além de ter nota média igual ou acima de 450 pontos. Ah, claro! Não pode ter zerado a redação também.

Quanto à renda familiar, precisa ser de até 3 salários mínimos por membro. Os documentos exigidos dependem do tipo de trabalho de cada um. Mandarei um link com mais detalhes do FIES, para você dar uma olhadinha.

Prouni

Também existe o Prouni, um programa do governo, que oferece bolsas integrais ou parciais. Para conseguir, só fazendo o Enem mesmo. Quanto melhor for sua nota, mais chances você tem de pegar a bolsa integral. Ah! Mas isso também depende da renda familiar.

PAR

Esse é o parcelamento que a Estácio oferece. A gente começa pagando apenas 30% da mensalidade e deixa para pagar o resto depois. Não tem juros e não precisa de fiador. Também não é necessário fazer o Enem. Uma amiga minha fez esse e disse que foi super rápido. Sem burocracia nenhuma. É só entrar no site, que você consegue fazer a simulação do valor que ficaria para você em todos os meses.

PraValer EaD

Esse é outro financiamento, mas específico para quem faz curso online. A contratação é feita pela internet, o que facilita nossa vida também. Assim como o anterior, não tem burocracia nem precisa do Enem. Tem um pouco de juros, mas são abaixo do valor de mercado. Também passarei o link para você simular o parcelamento.

Medicina Santander

Já esse financiamento é para quem cursa Medicina. É feito com o banco, mas a faculdade facilita essa relação para nós. Para quem tem o sonho de ser médico, mas não tem tanta grana, é ótimo, né? Pois as mensalidades por aí costumam ser muito caras.

A conquista de Ana Eduarda

“— Nossa, Marina! Eu nem sei como agradecer. Você foi 10! Explicou tudo direitinho! Eu não sabia que existia faculdade com essa flexibilidade de preço. Fiquei superanimada. Vou analisar essas opções agorinha. Valeu mesmo!”.

Ana Eduarda se despediu sem nem conseguir acreditar. Parece que havia encontrado tudo o que mais desejava: uma instituição que entendesse todas suas necessidades.

Alguns dias depois

“— Ana! Nem te perguntei. Deu certo a conversa com a Marina? Ela me disse que você ficou bastante interessada.”

“— Mel, a Marina foi ótima! E ainda me apresentou algumas possibilidades que eu não conhecia. Acredita que na faculdade dela dá para escolher a data da prova? Já até fiz a minha. Consegui um bom resultado! Passei!! Aproveitei e me inscrevi em um financiamento chamado PAR. Achei maravilhoso, foi muito rápido. A mensalidade ficou no valor que eu queria. Nem acredito!”.

“— Amiga, que ótima notícia! E conseguiu de noite? Quando começam as aulas?”

“— Sim! De noite e pertinho do trabalho. As aulas começam mês que vem, mas já tô tão empolgada, que já comprei meus novos cadernos!”.

Ana Eduarda, finalmente, começava a se sentir mais esperançosa. Ter descoberto várias formas de como entrar na faculdade foi a melhor coisa dos últimos tempos! Agora, mais do que nunca, estava mais perto de conquistar seus objetivos profissionais.

E você, já deu o passo que precisa para construir seu futuro, assim como fez Ana Eduarda? Não sabe ainda qual caminho seguir? Que tal acessar o Rota das Carreiras e descobrir a profissão que mais combina com você? É só clicar no link!

enemPowered by Rock Convert
Você também pode gostar