Como conseguir um estágio com a ajuda da Estácio

como conseguir um estágio
6 minutos para ler

O diploma universitário é o primeiro passo para uma carreira de sucesso. Porém, além dele, algumas outras estratégias podem melhorar a sua empregabilidade e tornar seu currículo muito mais atrativo para os recrutadores. 

Ter experiência no dia a dia de uma empresa, por exemplo, já é um diferencial. Mas como conseguir um estágio e sair da faculdade com esse know-how? É sobre isso que vamos falar neste post!

Então, se você quer aproveitar o período da gradação para aprender na prática e também começar a conquistar sua própria renda, fique de olho nessas dicas. Preparado para começar?

Como conseguir um estágio e aprofundar sua formação?

Para conseguir um estágio, o estudante precisa se destacar dos outros candidatos. Fizemos uma seleção com algumas dicas que podem ajudá-lo a se dar bem na entrevista e conquistar a vaga. Veja a seguir!

Conheça as competências valorizadas pelo mercado

Além de conhecimento, as empresas buscam competências. Algumas das mais valorizadas pelo mercado são: boa comunicação verbal e escrita, adaptabilidade e flexibilidade. Capacidade para trabalhar em equipe bem como inteligência emocional ajudam a manter o bom clima organizacional e potencializam os resultados da empresa.

Estude a empresa antes da entrevista

Antes de uma entrevista de estágio, estude a empresa. Entre no site e leia sobre a história, a missão e os valores daquele negócio. Não precisa se aprofundar, mas pelo menos ter uma noção. Isso fará com que o entrevistador perceba em você um candidato interessado e proativo, que busca informações e que está disposto a se adequar àquele ambiente.

Melhore os pontos de contato

Mesmo antes de marcar a entrevista, os recrutadores podem formar uma imagem a seu respeito. Isso acontece porque eles analisam outros pontos de contato, como seu currículo e redes sociais. Portanto, tome cuidado com todas elas. Uma boa recomendação é manter seu perfil no LinkedIn atualizado, com todas as informações sobre os cursos realizados e outras atividades acadêmicas relevantes.

Amplie sua rede de contatos

As vagas de estágio aparecem não só por meio de anúncios, mas também por indicação de conhecidos. Por isso, amplie sua rede de contatos. Em algum momento, é possível cruzar com alguém que tem um amigo que precisa de um estagiário, o que pode render uma chance de uma entrevista e, quem sabe, de uma contratação.

Procure uma faculdade diferenciada

Algumas universidades têm um excelente conceito. Isso já faz com que os recrutadores prestem mais atenção aos candidatos a estágio que estudam nessas instituições. Eles sabem que elas contam com um corpo docente altamente qualificado e oferecem uma formação sólida, que realmente prepara o aluno para os desafios do mercado de trabalho.

Além disso, antes de entrar na universidade, é importante saber se ela tem algum programa diferenciado de estágio para seus alunos. A seguir, vamos contar a você como a Estácio está inovando e fazendo a diferença na vida e carreira de seus alunos.

Como a Estácio pode ajudá-lo a conseguir um estágio?

A Estácio oferece uma série de iniciativas para ajudar seus alunos a entrarem no mercado de trabalho. Os estudantes têm acesso a um banco de vagas, onde encontram muitas oportunidades incríveis. Também existe todo um trabalho de assessoria para a elaboração de um bom currículo, preparação para a entrevista e dicas sobre como conseguir um estágio.

Vestibular-onlinePowered by Rock Convert

Porém, o projeto mais inovador oferecido pela Estácio foi a parceria com o Shark Tank Brasil. A universidade selecionou 9 alunos que participaram de episódios exclusivos que foram exibidos nos canais digitais da instituição e do programa da Sony. Esses estudantes tiveram a oportunidade de entrar lá no tanque, contar suas histórias de vida e venderem seu peixe a um dos tubarões.

Formou Estágio: Trabalhando com um Tubarão

O projeto, chamado Formou Estágio: Trabalhando com um Tubarão, colocou um grupo seleto de alunos da Estácio cara a cara com o empresário e apresentador de um dos principais programas de empreendedorismo e negócios do mundo.

Na primeira etapa, a Estácio divulgou seu projeto e convidou os alunos para uma pré-inscrição. Eles tiveram que contar sua história de vida e, após uma triagem inicial, um grupo menor foi chamado para a segunda fase, que consistia em um teste de vídeo.

Os 9 alunos selecionados por uma equipe de professores da instituição participaram de 4 episódios especiais exibidos no Canal Sony e que foram lançados em alinhamento com a estreia da quarta temporada do Shark Tank Brasil. 

A cada semana, três deles contam suas histórias para Caito Maia, fundador da Chilli Beans e um dos tubarões que apresentam o programa. O outro avaliador é o professor Rogério Rodrigues Santos, que atua na Estácio.

Como funciona

A cada episódio, um dos três alunos é pré-selecionado. Ao final do quarto episódio, esses finalistas disputarão oficialmente uma vaga de estágio de 6 meses na Chilli Beans, que é a maior empresa de óculos de sol da América Latina, com mais de 830 pontos de venda no Brasil e no mundo. Portanto, é uma excelente oportunidade para começar uma carreira de sucesso!

Cada um dos alunos participantes, mesmo que não chegue à final ou não conquiste a vaga de estágio, tem uma oportunidade sem igual. Afinal, só o fato de serem pré-aprovados em um processo seletivo tão criterioso já é uma conquista que atesta sua capacidade. O programa servirá como uma vitrine para eles e um incentivo também para os outros estudantes.

Para a Estácio, proporcionar essa oportunidade aos alunos é uma experiência inédita e incrível. Trata-se de mais uma estratégia para valorizar os mais de 500 mil alunos que buscam a instituição para se capacitarem para o mercado de trabalho e transformarem sua própria realidade. O objetivo do projeto é inspirá-los a continuarem lutando para realizar seus sonhos.

Os episódios, com duração aproximada de 15 minutos, exibirão essas histórias de vida nos canais da Estácio e também no site do Shark Tank Brasil. A audiência do programa será convidada a assistir essa série especial por meio de chamadas na TV, no Canal Sony e no portal da universidade.

Viu como uma boa universidade pode mostrar aos seus alunos como conseguir um estágio e proporcionar oportunidades para eles entrarem no mercado de trabalho com o pé direito? 

Quer ter acesso a outros conteúdos que vão ajudá-lo a desenvolver uma carreira de sucesso? Assine a nossa newsletter e receba essas sugestões diretamente em seu e-mail!

Você também pode gostar