Trabalhar em startup: já pensou em aproveitar essa oportunidade?
Muitos profissionais sonham em trabalhar em startup por ser um negócio inovador e que avança bastante no país: a quantidade de empresas desse tipo cresceu 207% no Brasil de 2015 a 2019. E só em 2021, as startups brasileiras receberam investimentos que ultrapassam os US$ 3 bilhões. Interessante, não é?
Na verdade, essas são empresas diferentes das tradicionais, já que se voltam para algum segmento que ainda foi pouco explorado, ou seja, com grandes chances de destaque no mercado. É só pensar na Uber ou na Netflix, que começaram como startups.
Quer entender por que pode ser uma boa oportunidade atuar em startup, como é a rotina desses negócios e quais as habilidades necessárias para trabalhar nessas empresas? Veja as respostas para essas e outras questões no nosso post!
Por que trabalhar em startups pode ser interessante?
Muito se ouve falar de como é interessante trabalhar em startup. Este é um modelo diferente de empresa, voltado para a inovação, lançando um novo produto ou serviço no mercado. É comum, por exemplo, explorar algo que atenda em cheio a uma necessidade específica dos consumidores.
Nesses negócios, ao contrário dos tradicionais, não existe aquela hierarquia engessada de cargos, sendo que você, mesmo estagiário, deve trabalhar lado a lado com o fundador da empresa, o que é uma boa oportunidade de aprendizado.
As startups não têm um expediente rígido nem um ambiente formal, permitindo que o funcionário possa trabalhar de um jeito mais despojado. Dessa forma, as vantagens de trabalhar nessas empresas são:
- rotina flexível, muitas vezes com a opção de fazer home office;
- ambiente colaborativo, permitindo a troca constante de experiência e conhecimento;
- equipe pequena, possibilitando ganhos por projetos e participação dos lucros;
- participação nas decisões;
- valorização profissional;
- oportunidade em atuar em diferentes funções, valorizando seu currículo;
- aprendizado que pode ajudar quem pretende empreender;
- alto potencial de crescimento do negócio;
- incentivo à criatividade.
Quais são as características de uma startup?
A característica principal desse tipo de negócio é ser repetível, replicável e escalável, com uma expansão que não demanda um grande aumento de custos.
Outro fator é que as startups têm um crescimento acelerado, já que lançam no mercado um produto ou serviço que acaba utilizado por um grande número de consumidores em um curto espaço de tempo. Dessa forma, atuar nesses negócios significa, em muitos casos, o crescimento da carreira.
São negócios focados na inovação e, geralmente, voltados para a área de tecnologia. Há empresas nesse modelo que são de outros segmentos, mas que também utilizam a tecnologia em seus processos. Com isso, pessoas de diferentes formações podem fazer sucesso nesse mercado.
Por último, uma startup é um negócio de alto risco, cercado de incertezas, principalmente quando começa a funcionar. Dessa maneira, ao escolher trabalhar nesse tipo de empresa, é preciso estar preparado para diferentes cenários.
O que é relevante para o trabalho nessas empresas?
As startups fazem um investimento em talentos considerando a diversidade de formações, perfis e conhecimento, já que estimulam o surgimento de novas ideias e a interação entre os profissionais.
No entanto, sabemos como o mercado de trabalho é concorrido, então como se preparar para ser selecionado para essas empresas? A primeira dica é buscar um curso de graduação e/ou pós-graduação de qualidade, que esteja alinhado com as tendências de mercado. Existem cursos de especialização rápidos, que ajudam você a ingressar com mais facilidade nas startups.
Confira a seguir outras dicas que podem ajudar a conquistar uma vaga nesse tipo de empresa!
Exercite o autoconhecimento
Faça uma reflexão sobre suas potencialidades, dificuldades e comportamentos. Dessa maneira, dá para saber se você tem o perfil ou não para atuar em uma startup. Está disposto a trabalhar diante das incertezas? E fica à vontade em estar em um local mais despojado e colaborativo? Quanto à flexibilidade: você consegue fazer uma gestão de tempo eficiente?
Uma vaga nessas empresas acaba sendo o sonho de muita gente, mas é preciso estar disposto a enfrentar um dia a dia mais dinâmico e que vai exigir comprometimento e performance.
Se isso tudo atrai você, não perca tempo e fique de olho nos processos seletivos das startups!
Trabalhe com proatividade
Não tenha uma postura acomodada: para trabalhar em startup, é fundamental ser proativo, antecipando soluções para diferentes problemas. Ter iniciativa, inspirar os colegas e mostrar autonomia para aprender também são atitudes que somam pontos ao profissional.
Adote uma atitude positiva
Como dissemos, esse modelo de negócio explora um novo nicho, o que, em um primeiro momento, pode parecer que não vai dar certo. Porém, para que a empresa cresça, seus profissionais devem acreditar na ideia com uma atitude positiva, de forma a dar o seu melhor no trabalho.
Desenvolva a resiliência
Cada vez mais, as habilidades ligadas ao nosso comportamento são valorizadas. Nas startups, isso não é diferente: é importante trabalhar com inteligência emocional desenvolvendo a resiliência para lidar bem com as incertezas, desafios e frustrações que fazem parte da rotina da empresa.
Encare os desafios
Trabalhar em uma startup pode ser uma caixinha de surpresas, então esteja aberto a desafios e para realizar funções diferentes a cada dia de trabalho.
Entenda sobre as novas tecnologias
Profissionais atualizados com as inovações são muito valorizados nessas empresas. Por isso leia as publicações da sua área, participe de grupos na internet e não deixe de fazer cursos para ficar antenado com as novidades.
Faça networking
A última dica diz respeito a formar uma rede sólida de contatos profissionais. O networking é bem-vindo para quem quer atuar em startups, visto que essas organizações têm início com poucas pessoas e os gestores acabam chamando talentos que façam parte de seu círculo profissional.
Dessa forma, é interessante estar aberto a novos contatos. Ao conhecer outros profissionais, fale sobre suas conquistas, formação e ambições de carreira para ser lembrado caso surja alguma vaga. Ter um perfil participativo no LinkedIn também vai ajudar.
Comece a se preparar para trabalhar em startup. Dedique-se aos estudos e não deixe de acompanhar as tecnologias da sua área. As oportunidades nessas empresas são para quem tem muita vontade de aprender.
Quer dar um passo importante para o sucesso profissional? É só entrar em contato com a nossa equipe para descobrir qual curso da Estácio tem tudo a ver com o seu perfil!