Quais são os tipos de intercâmbio e como escolher entre eles?

tipos de intercâmbio
7 minutos para ler

A experiência de morar no exterior por algumas semanas ou meses é muito rica. Afinal, ela permite a imersão em outra cultura, o aprendizado de outro idioma, um alto destaque no currículo, além de muitas lembranças incríveis. Por isso, vale a pena conhecer os principais tipos de intercâmbio.

Com duração, pré-requisitos e objetivos diferentes, cada um atende melhor às necessidades, possibilidades e interesses de cada pessoa. Continue a leitura para conhecer os vários tipos de programas e conferir qual é a melhor opção para você!

Por que fazer intercâmbio?

Não é à toa que tantas pessoas têm o intercâmbio como um grande sonho. Veja abaixo os principais motivos por que o investimento nessa experiência vale a pena!

Aperfeiçoar um idioma estrangeiro

Uma das maiores motivações para uma pessoa passar algum tempo em outro país é a possibilidade de se tornar fluente ou proficiente em um idioma estrangeiro. A imersão em um contexto no qual toda a comunicação se dá em outra língua promove um grande salto nas habilidades do estudante.

Desse modo, um intercâmbio para aprender Inglês, por exemplo, pode ser tão ou mais efetivo quanto longos períodos em cursos no Brasil.

Vivenciar outras culturas

Além de aprender outra língua, a experiência de viver fora proporciona o contato com todos os aspectos de outra cultura: a história do país, os costumes, a culinária, as expressões artísticas e muito mais. Isso ajuda a expandir a visão de mundo e a aumentar de forma muito significativa o seu repertório cultural. 

Desenvolver habilidades socioemocionais

Estar em um país diferente é uma grande aventura. Quem passa por essa experiência precisa lidar com desafios e medos, ter autonomia, gerir bem as finanças e se tornar muito mais independente. Sair da zona de conforto é sempre muito benéfico para o desenvolvimento pessoal.

Fazer novas amizades 

Durante sua estadia em outro país, você terá contato com nativos e intercambistas de outros lugares do mundo. Assim, pode levar para casa novas e boas relações de amizade, criando laços com pessoas diferentes e que certamente têm muito a acrescentar na sua história.

Melhorar o seu currículo

Por fim, um dos ganhos práticos do intercâmbio é turbinar o currículo. A experiência não apenas indica a recrutadores que você é proficiente em outro idioma, como também é valorizada pelo desenvolvimento de habilidades pessoais cada vez mais importantes no mercado de trabalho, como a empatia.

Quais os principais tipos de intercâmbio?

Gostou do que leu até aqui? Então, é hora de conhecer os principais tipos de intercâmbio para conferir qual deles mais se encaixa no seu perfil. Veja!

Curso de idioma 

Os programas de intercâmbio com curso de idioma estão entre os mais procurados. Neles, você passa algumas semanas no exterior tendo aulas do idioma local, além de todo o contato com a língua no dia a dia. Assim, é uma das melhores formas de adquirir proficiência e, por ter uma duração curta, é uma boa opção de intercâmbio de férias.

Au pair 

No programa de au pair, as famílias nativas oferecem acomodação, salário e alimentação a jovens de 18 a 26 anos, que passam de 1 a 2 anos exercendo o trabalho de babá. Essa é uma ótima forma de passar longos períodos no exterior com um investimento menor. 

Intercâmbio acadêmico

Se você está fazendo graduação ou pós-graduação, saiba que a maioria das instituições de Ensino Superior oferece programas de intercâmbio. Por meio de parcerias com universidades de outros países, são abertos editais para que os alunos façam uma parte da sua formação no exterior.

Em geral, esse período corresponde a um semestre letivo. Porém, em programas de pós-graduação stricto sensu, o estudante pode passar até metade do período do curso fora do país, nos chamados mestrado ou doutorado sanduíche. 

Esse tipo de intercâmbio é muito valioso para o futuro profissional, pois, além de proporcionar o aperfeiçoamento de outro idioma, a experiência permite o contato com professores, metodologias de ensino e conteúdos diferentes. Portanto, a formação pode se tornar ainda mais rica com um intercâmbio na faculdade

Voluntariado

Outra forma de fazer intercâmbio é se inscrevendo em projetos de voluntariado. Existem muitas organizações internacionais que recrutam pessoas de diversos países para realizar atividades de cunho social ou ambiental. 

Mesmo que não haja remuneração, o intercâmbio voluntário tem um ótimo custo-benefício, pois normalmente a acomodação e a alimentação são inclusas no programa. Isso ajuda a reduzir as despesas do intercambista durante sua estadia no exterior.

Internship e trainee

Por fim, há os programas de internship ou trainee em outro país. Muitas empresas internacionais oferecem vagas para recém-formados, que podem colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica. Essa é uma experiência de intercâmbio de trabalho muito valiosa para sua carreira.

Infográfico sobre tipos de intercâmbio. A Estácio tem programas próprios.

Como é o Programa de Intercâmbio da Estácio?

A Estácio valoriza muito a internacionalização de seus alunos porque entende o grande desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional que essa experiência proporciona.

Por meio da parceria com instituições estrangeiras de diversos países, os alunos da graduação podem passar de 6 meses a 1 ano estudando fora, cumprindo disciplinas equivalentes àquelas do currículo do seu curso.

Além disso, temos programas de mobilidade internacional em que o estudante faz cursos de idioma de curta duração para complementar sua formação. 

Alguns dos pré-requisitos para se inscrever nos editais de intercâmbio da Estácio são:

  • Ter cursado entre 20% a 80% da graduação (ou seja, você pode fazer o intercâmbio entre o segundo e o penúltimo ano do curso);
  • Ter passaporte válido para o período da viagem, além de visto, caso seja necessário;
  • Ter o coeficiente de rendimento (CR) a partir de 7,5.

Em alguns editais são necessários certificados de proficiência no idioma do país de destino, de acordo com o nível exigido pela instituição estrangeira conveniada. Além de cumprir os pré-requisitos, o aluno precisa ter um bom desempenho acadêmico, pois a seleção se dá por ordem decrescente de CR, até que as vagas sejam ocupadas.

Para participar é preciso acompanhar a divulgação dos editais, que costuma ocorrer semestralmente. Durante o período do intercâmbio, você fica isento de taxas de mensalidade na universidade parceira, devendo arcar apenas com custos como as passagens, acomodação, documentação etc. 

E aí, gostou de conhecer os diferentes tipos de intercâmbio? Essa é uma experiência repleta de vantagens para o estudante, por isso vale a pena se preparar para o seu programa ideal.

Então, entre em contato com a Estácio e descubra as possibilidades de intercâmbio para nossos alunos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário