Teste de RH: conheça os 7 principais e como se preparar para cada um

Escolher o candidato certo para ocupar um cargo na empresa é fundamental para o sucesso do negócio. Afinal, o que todo recrutador busca são colaboradores que farão a diferença dentro da organização.
Nesse contexto, o teste de RH é utilizado no processo seletivo para contratar profissionais alinhados à cultura da companhia, formar equipes de alto desempenho, melhorar o clima organizacional e reduzir a evasão de talentos.
Conhecer as diferentes etapas desse processo é essencial para quem quer se destacar e conseguir o emprego ou estágio. Isso permite que você chegue mais bem preparado e confiante, o que aumenta as suas chances de seleção. Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudá-lo a se preparar para os principais testes de RH. Boa leitura!
1. Teste de escrita
Ter conhecimento em ortografia e gramática para saber escrever corretamente é fundamental em qualquer profissão. Em muitas funções é preciso se comunicar de forma escrita, por meio de e-mail e relatórios, por exemplo.
Nesses casos, erros de português podem gerar situações desagradáveis entre colaboradores e supervisores, além de também reduzir a credibilidade da empresa. Por isso, testes de escrita têm como objetivo principal avaliar a capacidade de comunicação dos candidatos.
Em geral, são aplicadas provas de redação para que você fale sobre suas competências e habilidades, rotinas, conhecimentos na área etc. Para se dar bem no teste, a dica é ler muito para ampliar o seu vocabulário, estudar as regras básicas do português e treinar bastante a escrita de textos dissertativo-argumentativos.
2. Teste de lógica
Esse teste visa avaliar o desempenho dos candidatos na hora de interpretar textos, solucionar problemas, planejar ações e tomar decisões em um curto período. Esse tipo de seleção é muito comum em programas de estágio e trainee das empresas.
A matemática é um conhecimento muito cobrado nos testes de raciocínio lógico. Um bom resultado mostra que o candidato tem capacidade para pensar linearmente, interpretar enunciados e desenvolver questões com clareza e rapidez.
Você pode encontrar várias questões de lógica na internet. É importante praticar para se acostumar com os tipos de pergunta e depois acompanhar a resolução do problema. Dessa forma, terá menos dificuldades durante a prova.
3. Dinâmica em grupo
A dinâmica de grupo é um teste de RH muito comum e conhecido, que pode ser utilizado com o objetivo de analisar e desenvolver o comportamento de um grupo. Ela ajuda a identificar características do perfil comportamental dos participantes, como capacidade de lidar com pressão, de liderar ou ser liderado, de competir, de se frustrar, de lidar com o estresse e de resolver desafios.
Com essas informações, os recrutadores conseguem saber em que o indivíduo mostrará melhor desempenho e quais habilidades precisam ser aprimoradas. Para se preparar, estude bem a empresa e conheça os seus pontos fortes e fracos. No dia da dinâmica, não assuma um personagem, participe das atividades e não exagere.
4. Provas de conhecimentos específicos
O teste de conhecimento específico é elaborado de acordo com o perfil que a vaga exige. A prova é composta por questões que podem demandar respostas discursivas ou de múltipla escolha e geralmente é direcionada a um só tipo de conhecimento, como matemática financeira, português instrumental, linguagem de programação, conhecimentos em Excel etc.
O uso desse tipo de teste de RH ajuda a identificar quais são os candidatos que se enquadram ao cargo e, também, aqueles que não têm os conhecimentos exigidos. Por isso, pesquise os pré-requisitos da vaga pretendida e estude os assuntos específicos.
5. Conhecimentos técnicos
O teste de RH também é muito utilizado para confirmar se o candidato realmente tem as habilidades apresentadas no currículo e minimizar os erros durante o processo seletivo. Para isso, as provas de conhecimentos técnicos contribuem para a escolha do profissional ideal.
O objetivo desse teste é entender se o candidato está apto a executar com competência as tarefas da vaga em questão. Se a vaga exigir inglês fluente, por exemplo, será aplicada uma prova em que o conteúdo está nesse idioma e que exija que você use seu conhecimento.
A avaliação também pode ocorrer por meio de uma conversa em inglês. Aqui, também vale conhecer os pré-requisitos da vaga e estudar todo o conteúdo técnico que poderá ser cobrado durante a seleção.
6. AC
O teste de Atenção Concentrada (AC) é muito utilizado para medir o nível de concentração do candidato, especialmente em empresas que exigem muita atenção de seus colaboradores. O objetivo da avaliação é determinar a capacidade do profissional em manter o foco por um certo tempo.
Afinal, a concentração é uma aptidão fundamental no mercado de trabalho, especialmente diante do grande número de tarefas e dos prazos apertados para entrega de resultados. O teste consiste em uma folha composta por diversos símbolos e três modelos. Com isso, o candidato tem um tempo delimitado para localizar os modelos em meio às imagens.
Ao final, o recrutador faz a contagem quantitativa e qualitativa do total de acertos, medindo o nível de atenção e concentração do profissional. Aqui, a dica é manter a calma e focar completamente na sua atividade. Em casa, sempre que possível, tente realizar suas tarefas com o máximo de atenção possível.
7. QUATI
QUATI é a sigla para Questionário de Avaliação Tipológica. O teste permite que os recrutadores avaliem as principais inclinações comportamentais dos candidatos. Com isso, é possível analisar características como percepção (sensação e intuição), atitude (extrovertido e introvertido) e julgamento (pensamento e sentimento).
O teste QUATI é composto por 6 situações hipotéticas, com 15 pares de afirmações e o candidato deve escolher aquelas que mais se adéquam ao seu perfil. Após as respostas, o recrutador faz uma análise quantitativa e qualitativa das escolhas.
Nesse tipo de avaliação, o ideal é ser sincero nas suas respostas, de forma a demonstrar seu verdadeiro comportamento. Isso é importante para que você saiba se vai se encaixar na cultura interna da empresa.
Não existe fórmula mágica para fazer um bom teste de RH, mas conhecer as opções permite que você seja analisado da melhor forma pelos recrutadores. Ao saber como funciona o processo seletivo, você estará mais bem preparado e poderá fazer desse momento uma experiência incrível para o seu aprendizado.
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