Confira quais são as tendências na área da Saúde para ficar por dentro

tendencias na area da saude
6 minutos para ler

A área da Saúde é muito sensível às inovações tecnológicas. Com a pandemia de Covid-19 e as medidas de isolamento social que o contexto exigiu, a tecnologia se tornou uma grande aliada, impulsionando ainda mais a digitalização do setor. Por isso, algumas tendências na área da Saúde se fortaleceram.

Receitas digitais, atendimentos virtuais (a chamada telemedicina) e até a aplicação de Inteligência Artificial e o uso estratégico de dados para antecipar riscos e personalizar intervenções médicas são soluções que vieram para ficar. Quer entender melhor sobre essas tendências? Então, continue a leitura!

As principais tendências na área da Saúde

O setor da Saúde tem passado por grandes mudanças nos últimos anos, inclusive na forma de encarar o atendimento médico. A perspectiva atual é muito mais voltada para a prevenção de doenças e a promoção de hábitos saudáveis do que para o uso de serviços médicos de forma emergencial.

E o novo paradigma da Saúde parte de uma visão integral do indivíduo, em que bem-estar físico, emocional e social andam juntos. Porém, além dessa mudança mais ampla na relação entre as pessoas e os serviços de saúde, destaca-se a transformação tecnológica do setor.

Veja abaixo as principais tendências na área da Saúde!

Atendimentos virtuais

Logo no início da pandemia de Covid-19, o Conselho Federal de Medicina (CFM) liberou o uso da telemedicina de forma excepcional, por meio da Lei nº 13.989/2020. As consultas virtuais tornaram possível a manutenção de atendimentos médicos, ao mesmo tempo em que evitavam a superlotação de clínicas e hospitais.

Mesmo com a redução dos casos de Covid-19, as vantagens da telemedicina permitiram que ela se tornasse uma prática definitiva. Além do aumento da capacidade de atendimento, as consultas virtuais tornam mais rápida a circulação de dados e resultados de exames, bem como a troca de informações entre profissionais, otimizando o tempo dos tratamentos.

Sem contar que, para pacientes com dificuldade de locomoção, a telemedicina favorece o acompanhamento médico de maneira mais cômoda. A prática dos atendimentos a distância também permite que sejam levadas especialidades diversas a populações que vivem em regiões afastadas.

Receitas digitais e prontuários eletrônicos

Além do atendimento médico virtual, a forte digitalização na área da Saúde fez com que as receitas digitais e os prontuários eletrônicos tomassem rapidamente o lugar dos documentos físicos. Esses arquivos ajudam a reduzir o uso de espaço físico em hospitais e clínicas, permitem o acesso remoto aos dados dos pacientes e melhoram o atendimento.

E tudo se dá com a maior segurança, já que existem tecnologias bastante avançadas de proteção de dados por trás dessas inovações. A receita digital, por exemplo, é emitida e validada eletronicamente por meio da assinatura digital de um profissional da Saúde.

Para tanto, ele precisa utilizar um certificado digital (CRM digital) emitido pela ICP-Brasil. O recurso conta com chaves criptográficas que comprovam a autenticidade da prescrição e tornam o documento tão ou mais confiável do que uma receita com assinatura feita à mão.

Impressão 3D

As possibilidades da impressão 3D surpreendem diversos setores da sociedade. Na Saúde, a fabricação de pequenos objetos em questão de minutos favorece o mercado de próteses médicas e odontológicas. Há até a possibilidade de produzir órgãos para transplante.

Banner do ebook manual de organização de rotina para quem estuda e trabalha

Essa tendência é chamada bioimpressão 3D e provavelmente será o futuro dos transplantes na área da Saúde. A tecnologia permite que sejam produzidos órgãos, tecidos, cartilagens, veias e artérias com células-tronco ou células artificiais que reproduzem as do próprio paciente, de forma a diminuir os riscos de rejeição.

Uso de Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial na Medicina é outra tendência forte. Hoje em dia, a maioria dos aplicativos e softwares lançados para o setor da Saúde são inteligentes e têm capacidade de aprendizado (Machine Learning).

O cruzamento de dados e as análises feitas pelos algoritmos permitem a realização de diagnósticos mais rápidos e precisos, a definição estratégica de prioridades no atendimento e o monitoramento de sintomas. Além disso, como tudo acontece em nuvem, há garantia de interoperabilidade, isto é, da troca de informações entre vários dispositivos em tempo real.

Assim, um equipamento de UTI pode receber programação para realizar ajustes automaticamente de acordo com os dados enviados por um monitor de batimentos cardíacos, por exemplo. As máquinas inteligentes fazem parte da hiperautomação da área de Saúde.

Os softwares inteligentes também possibilitam uma personalização crescente da Medicina, ajudando a identificar marcadores genéticos e a realizar análises comportamentais para a prevenção de riscos.

Desse modo, é possível utilizar Big Data e Machine Learning para criar modelagens preditivas e entender o perfil clínico de cada paciente. Assim, atendimentos e tratamentos são cada vez mais efetivos, totalmente adaptados caso a caso.

O mercado promissor na área da tecnologia para Saúde

Como você viu, o papel das inovações tecnológicas no setor da Saúde é central. Por esse motivo, investir em formações direcionadas para o mercado da tecnologia é uma decisão certeira, ainda mais devido ao grande déficit de profissionais especialistas.

Para você ter uma ideia, um estudo conduzido pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) evidencia que, até 2025, haverá uma demanda de quase 800 mil profissionais de tecnologia. No entanto, de acordo com a média anual de formados na área, haverá um déficit de 530 mil profissionais até lá.

Com esses dados, já dá para perceber que investir em uma formação na área é sinônimo de grandes oportunidades profissionais, ainda mais considerando o contexto de hiperautomação e digitalização na área da Saúde, não é?

Desse modo, seja para atuar em empresas e indústrias, seja para se lançar no empreendedorismo na Saúde, a carreira em tecnologia é uma excelente opção. Nesse sentido, fazer uma graduação ou mesmo uma especialização na área vale muito a pena.

Diante desta leitura, você já conhece as principais tendências na área da Saúde. Como você viu, as soluções digitais são inovações definitivas nesse setor, e não à toa: elas contribuem com a melhoria no desempenho, favorecem a atuação estratégica e promovem mais segurança e comodidade aos pacientes.

Gostou do post? Então, compartilhe o conteúdo para que seus amigos e colegas também conheçam essas tendências!

Você também pode gostar

Deixe um comentário