3 soft skills mais valorizadas atualmente
Certamente, você já ouviu falar (e muito) sobre a importância das hard skills, aquelas qualificações profissionais obtidas por meio graduações, pós-graduações e cursos de aperfeiçoamento, atualização, pesquisa etc. Porém, e quando se trata das soft skills mais valorizadas no mercado de trabalho?
Você é capaz de dizer o que elas representam e quais são as mais relevantes? Foi a partir dessa dúvida que preparamos este post. Continue lendo e saiba tudo sobre o tema!
Qual é a importância de desenvolver soft skills?
Para entender a importância de desenvolvê-las é preciso conhecer o significado de soft skills. Afinal de contas, elas não se tratam de competências profissionais, mas de características individuais que influenciam na postura da pessoa diante de situações-problemas no dia a dia.
Ou seja, é como cada profissional vai se posicionar e agir não só em casa e na faculdade, mas também no ambiente de trabalho. Isso envolve a relação com os colegas, a disciplina quanto às regras internas, o nível de produtividade, o comprometimento com as metas da instituição, entre outros pontos.
É por isso que as empresas esperam que os profissionais tenham um equilíbrio entre hard e soft skills, que estejam continuamente se especializando, desenvolvendo e aprimorando essas habilidades.
Quais são as 3 soft skills mais valorizadas no mercado?
Chegou a hora de você conferir nossa lista com soft skills mais valorizadas pelas empresas e entender o motivo delas estarem de olho nessas habilidades pessoais. Vamos nessa?
1. Comunicação eficiente
A comunicação eficiente é indispensável para que você consiga interagir, integrar-se e participar ativamente da delegação de tarefas na organização. Isso porque a falta de clareza pode gerar desde atritos com a equipe até falhas graves no cumprimento das suas atribuições.
2. Controle emocional
O controle emocional também é uma soft skill muito importante. Afinal, em qualquer carreira há momentos de pressão causados por dificuldade de alcançar metas, estabelecer parcerias e expansões comerciais, mudanças internas na empresa etc.
Portanto, saber lidar com essas situações de adversidade sem deixar que elas afetem a qualidade do seu trabalho faz toda a diferença.
3. Gerenciamento de tempo
Já o gerenciamento de tempo é fundamental aos profissionais que têm múltiplas demandas na rotina e, em alguns casos, atuam com diferentes objetivos para os setores deles. Essa habilidade contribui para que eles não falhem em assumir e manejar essas responsabilidades.
Como desenvolver tais competências?
Saiba que você pode recorrer a imersões, treinamentos e workshops. Uma boa instituição de ensino pode oferecer essas atividades como ações extracurriculares ou de extensão, por exemplo.
O motivo disso é simples: muitas delas trabalham com dinâmicas ministradas por facilitadores. Nelas, você passa por simulações de situações-problemas em que tem que praticar suas habilidades pessoais.
Essa é uma forma não só interativa e sem a pressão de cobranças por conta de falhas, mas principalmente avaliativa. Afinal, o facilitador dá um feedback constante sobre o seu desempenho e o que você pode fazer para melhorar — inclusive, com sugestão de técnicas.
Curtiu conhecer as soft skills mais valorizadas nos ambientes de trabalho? Então, não perca tempo e planeje o desenvolvimento delas ao longo da sua formação.
E se você quiser se aprofundar nesse assunto, aproveite para continuar sua leitura com o nosso artigo sobre as diferenças entre hard skills e soft skills!