Aprenda a usar as redes sociais para impulsionar a sua carreira

rede social para profissionais
6 minutos para ler

Já se questionou sobre como ter rede social para profissionais? Essa é uma questão frequente entre as pessoas que estão ingressando no mercado de trabalho. Afinal, com a presença cada vez mais forte da internet na vida da população, mais brasileiros têm aproveitado o meio virtual para impulsionar a carreira.

Porém, como fazer isso da forma correta, trazendo autoridade para você e evitando problemas que possam comprometer a sua imagem profissional? Foi pensando nisso que reunimos algumas dicas fundamentais neste texto. Acompanhe e saiba mais!

Qual é a importância da rede social para profissionais?    

A rede social para profissionais é um mecanismo de divulgação e promoção da sua carreira, permitindo que você se torne mais conhecido no seu nicho de atuação, consiga aumentar a sua clientela e o principal: se destacar no mercado.

Elas podem ser usadas como um portfólio digital, disponível para as pessoas checarem a qualquer momento e conferirem não só o tipo de trabalho que você realiza, mas principalmente o padrão de serviço que presta.

O melhor é que não é preciso investir dinheiro nisso. Afinal, as mídias sociais permitem a criação de perfis e a publicação de conteúdos de forma gratuita.

Quais redes sociais usar profissionalmente?

Ao contrário do que muita gente pode acreditar, é possível, sim, usar qualquer rede social disponível na internet. Não há qualquer tipo de restrição apenas porque o seu intuito é focar no lado profissional, ok? Isso porque o segredo não está na plataforma em si, e sim no público que a utiliza no dia a dia.

Ao fazer um levantamento sobre o perfil das pessoas que você que alcançar, dá para traçar um panorama sobre em qual mídia encontrá-lo e, a partir daí, investir nelas. Há, inclusive, levantamentos globais que ajudam nisso, como o realizado pelo We Are Social.

Exemplos práticos de uso de rede social para profissionais

Vamos para alguns exemplos práticos para deixar isso mais claro? Imagine um professor de inglês que leciona aulas particulares para crianças e adolescentes. Para ele, o TikTok é uma ótima ferramenta, já que é uma plataforma que concentra usuários mais jovens e permite uma linguagem mais leve, divertida e acessível.

Por outro lado, um médico gastroenterologista pode fazer uso do YouTube. Com um canal próprio, ele pode apresentar novidades da área, sanar dúvidas sobe procedimentos e explicar curiosidades sobre doenças e outras condições do estômago.

Isso vai permitir que ele alcance um público mais maduro e que tenha a liberdade de usar alguns termos mais técnicos sem afobação — algo que, sem dúvidas, é uma vantagem dos vídeos mais longos. “Mas e quem tem um perfil no LinkedIn?”, você pode estar se perguntando.

Nesse caso, a rede social pode ser aproveitada por qualquer profissional para a criação de rede de contatos (se você ainda não sabe o que é networking, vale a pena se informar!), divulgação de trabalhos e produções científicas e pesquisa de vagas de emprego. Afinal, ela tem como foco a promoção de conexões entre pessoas e mercado de trabalho.

Como destacar o seu perfil profissional nas redes sociais?

Abaixo, trouxemos algumas dicas de como você pode aproveitar a mídia social profissional para se promover de forma contínua, ética, adequada e para o público certo.

Preste atenção para não perder nenhum detalhe!

Crie conteúdo sobre sua área de atuação

A primeira sugestão é criar conteúdos semanais sobre a sua área de atuação para deixar o seu perfil não só atualizado, mas informativo e acessível ao público. Você pode trazer exemplos práticos do seu trabalho, mostrar as situações em que as pessoas recorrem aos seus serviços e como você atua dentro de organizações.

Também pode aproveitar para abordar as principais dúvidas sobe a sua profissão, esclarecer questões técnicas para quem é leigo, o processo histórico do ramo na sociedade e até mesmo indicações de cursos que ajudam a capacitar quem quer entrar para a área.

Mostre os seus resultados na profissão

Em paralelo à primeira dica, é uma boa mostrar os resultados da sua atuação profissional. É importante ter em mente que isso não significa expor clientes, atacar concorrentes ou falar de valores de serviços. Até porque muitos códigos de éticas de diferentes categorias proíbem esse tipo de posicionamento!

O foco aqui é mostrar que você tem uma boa procura pelo seu trabalho, anda com a agenda a pleno vapor, está realizando atividades que geram satisfação para os consumidores, tem sido reconhecido no meio pelo empenho e qualidade do serviço etc.

Faça parcerias com outros profissionais

Tem amigos, colegas ou conhecidos que também são da sua área de atuação? Pois então, faça parcerias com eles. Juntos, promovam lives e produção de postagens, por exemplo, nas quais vocês possam discutir assuntos em alta no ramo, abordar os serviços que prestam e debater sobre a importância de contar com profissionais de excelência.

Ao se fazer presente em outros perfis profissionais, você consegue aumentar a sua autopromoção e atrair novos públicos que podem, futuramente, se tornar seguidores e até mesmo clientes. Portanto, não abra mão de boas parcerias!

Participe de eventos e cursos do ramo

Para encerrar, é uma boa ideia participar de eventos e cursos com foco no seu ramo. Além de você aproveitá-los para se atualizar e ficar cada vez mais capacitado, você pode gerar para as redes sociais diferentes conteúdos que validam o seu conhecimento, a sua expertise e a preparação para casos complexos.

Por exemplo, mostrando o investimento feito na sua educação continuada, estabelecendo conexão com os responsáveis por lecionar e gerir esses encontros e, inclusive, sendo referência para aqueles que estão se graduando para atuar na sua profissão.

Como você viu, ter rede social para profissionais é uma ótima estratégia para se destacar em relação à concorrência, atrair potenciais clientes, fechar parcerias, impulsionar o networking e, acima de tudo, crescer na carreira. Portanto, siga nossas dicas para fazer um bom uso das mídias e colher apenas os benefícios que elas oferecem!

Gostou de ler mais sobe o assunto? Pois aproveite para conferir algumas dicas essenciais para quem está desempregado e quer conquistar uma boa vaga no mercado!

Você também pode gostar

Deixe um comentário