Recolocação profissional: 8 dicas para conquistar a recolocação!
Seja por insatisfação com o trabalho atual, por perder o emprego ou por buscar novos desafios na carreira, a recolocação profissional é um processo que exige planejamento e dedicação. Afinal, o mercado é muito competitivo, mesmo para quem já tem uma larga experiência profissional.
É por isso que preparamos este artigo! Nele, abordamos algumas informações sobre o cenário atual de empregabilidade no Brasil e preparamos 8 dicas valiosas para você conquistar uma nova oportunidade no mercado. Confira!
Conheça as oportunidades de recolocação profissional no mercado atual
Em primeiro lugar, vamos definir o que é recolocação profissional?
Como a própria expressão indica, é o processo para que uma pessoa consiga uma nova posição no mercado de trabalho. Em geral, é ela mesma quem conduz esse caminho, ou seja, trata-se de uma estratégia individual em busca de um novo posto profissional.
Muitos são os motivos que levam as pessoas a tentar a recolocação profissional, incluindo:
- Desemprego: essa talvez seja a principal causa de busca por recolocação. Em especial após a pandemia de Covid-19 e os impactos econômicos acarretados por ela, as empresas realizaram cortes no quadro de colaboradores e muita gente ficou desempregada;
- Insatisfação profissional: ter um salário abaixo da média para a área, ter conflitos no ambiente de trabalho ou a impossibilidade de crescimento na carreira são motivos que geram insatisfação e desejo de se ausentar e recolocar no mercado;
- Mudança de cidade: quem precisa se mudar para acompanhar um cônjuge ou familiar nem sempre pode permanecer no mesmo emprego, por isso, esse também é um dos motivos que levam à busca por se realocar no mercado;
- Busca por novos desafios: por fim, há pessoas que simplesmente saem de sua zona de conforto e decidem encarar os desafios da recolocação profissional para se reinventar e conquistar oportunidades que levam ao seu desenvolvimento de carreira.
- Período sabático: meses e anos sabáticos têm se tornado comuns entre profissionais das gerações Y, que buscam a satisfação pessoal e programam períodos de desligamento total de rotinas de trabalho regulares.
Se você se encontra em uma dessas situações, saiba que a recolocação profissional não é nada impossível. Ainda mais considerando que há sinais de recuperação na empregabilidade brasileira pós-pandemia.
Estatísticas de emprego e ocupação no Brasil
É o que mostram as Estatísticas Mensais do Emprego Formal de Junho de 2022, documento elaborado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged): houve um saldo positivo de mais de 1,4 milhão de postos de trabalho no ano.
Ainda, dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicam um aumento de 9,5% no número de pessoas ocupadas nos primeiros meses de 2022, em comparação ao segundo semestre de 2021. Boas notícias, não é?
Confira 8 dicas para conquistar a recolocação profissional
Tanto para entrar no mercado de trabalho como para buscar uma nova colocação, as dicas abaixo são muito úteis. Veja!
1. Revise seu currículo
Logo no início do processo de recolocação profissional, é fundamental revisar o seu currículo de acordo com os seus novos objetivos. Confira as informações, adicione novos dados e deixe a formatação mais atrativa. Lembre-se de que o currículo é o seu cartão de visitas e deve estar sempre impecável e atualizado.
2. Fique de olho em áreas promissoras
Caso você esteja buscando não apenas a recolocação profissional, mas também uma transição de carreira — ou seja, encontrar oportunidades em uma área diferente da atual —, faça uma pesquisa de mercado e priorize os empregos do futuro.
Algumas das profissões mais promissoras são relacionadas às tecnologias digitais. Além disso, há muitas oportunidades na área da Saúde, Finanças, Vendas e Marketing.
3. Invista ainda mais em capacitação
A capacitação é um pré-requisito para conquistar as melhores vagas no mercado. Então, não deixe de investir ainda mais na sua formação para tornar o seu perfil mais competitivo.
Se você ainda não tem um diploma, matricule-se o quanto antes em uma graduação — hoje em dia, há inúmeras facilidades para tornar o ensino superior mais acessível. Se já fez uma faculdade, não deixe de realizar uma pós-graduação.
E, se o que você deseja é a transição de carreira, uma segunda graduação pode ser a melhor pedida. Além de tudo isso, os cursos livres e de extensão são excelentes para o desenvolvimento de habilidades e de conhecimentos complementares que fazem toda a diferença no seu currículo.
4. Torne o Linkedin a sua principal rede social
Hoje em dia, as empresas utilizam muitos meios para encontrar os candidatos perfeitos às suas vagas. Um dos principais é o Linkedin, a maior rede social profissional do mundo. Então, faça um perfil atrativo e aproveite os recursos que ela oferece, como os alertas de vagas e os cursos do Linkedin Learning.
5. Treine para processos seletivos
Mesmo com um currículo incrível, você também precisa se preparar para outras etapas dos processos seletivos. As empresas estão avaliando os candidatos de forma mais ampla e indo muito além de registros em carteira ou certificados.
Por isso, capriche no treinamento para se dar bem em entrevistas e dinâmicas de grupo. Além disso, é sempre bom lembrar da importância de vestir-se adequadamente, ser pontual e manter uma postura profissional em todo o processo.
6. Dê atenção às soft skills
Como dito, os recrutadores estão de olho em algo mais do que certificações e competências técnicas. Atualmente, as habilidades comportamentais (soft skills) são supervalorizadas e podem ser reconhecidas por olhos treinados nas etapas do processo seletivo.
Por isso, dê atenção a aspectos como a flexibilidade, a resiliência, a criatividade e a boa capacidade de trabalho em equipe. Essas habilidades podem ser desenvolvidas em cursos livres específicos ou em atividades extracurriculares como o trabalho voluntário e o intercâmbio, por exemplo.
7. Contrate uma consultoria ou coaching
Existem consultorias especializadas em recolocação profissional. Nesse tipo de serviço, você encontra apoio na busca por novos postos e no desenvolvimento do seu perfil. Então, é uma ótima pedida no direcionamento de carreira para os seus novos objetivos.
8. Faça networking
Cuidar da sua rede de relacionamentos é sempre importante. Afinal, o networking é uma rica fonte de aprendizados e trocas de experiência. Na hora de encontrar um novo posto no mercado, os contatos também são muito bem-vindos. As pessoas com quem você interage na sua área podem ajudar a construir pontes entre o seu perfil e as melhores oportunidades profissionais.
Diante desta leitura, você já tem boas dicas para conseguir a recolocação profissional. Então, comece estudando mais sobre o mercado, definindo seus novos objetivos e investindo na capacitação e nas habilidades necessárias para conquistá-los.
Esse artigo ajudou? Então, leia outros conteúdos do blog e veja os cursos online grátis da Estácio!